Exposição "Meu Pai, Meu Herói" retrata os "superpoderes" de pais comuns

04 agosto 2018 | Postado por casinhadacys

Meu Pai, Meu Herói  exposição em recife
Nesta sexta-feira (10/08), às vésperas do Dia dos Pais, tem início uma exposição fotográfica gratuita que retrata histórias de paternidade emocionantes. O objetivo da mostra Meu Pai, Meu Herói, da fotógrafa Andréa Leal, é estimular a presença dos pais na vida dos filhos e mostrar que todo homem comum ganha superpoderes quando decide assumir este papel tão importante de maneira afetiva e verdadeira. Com interação e acessibilidade, por meio de um aplicativo de realidade aumentada, diante de casa retrato é exibido o depoimento em vídeo de cada um dos 14 personagens. A abertura da exposição está marcada para ás 16h desta sexta-feira (10/10), na Livraria da Praça de Casa Forte, com um chá da tarde para convidados e as famílias dos personagens. Em seguida, às 18h, uma apresentação de chorinho, com Beto Bandolim, vai abrir a mostra ao público em geral. A exposição ficará em cartaz no casarão da Praça de Casa Forte, até o dia 31 de agosto.  
Para Andréa Leal, idealizadora do projeto, existe um momento na vida do filho que ele vê o pai como um verdadeiro herói. Uma figura que protege dos perigos, encoraja a desafiar seus medos, atende aos seus chamados de emergência, salva o seu mundo. Superpoderes especiais que o homem comum ganha não quando veste uma capa, mas quando entende o real sentido, o propósito da paternidade e não foge à responsabilidade. Pensando em homenagear esses heróis anônimos e estimular essa presença efetiva dos pais na vida dos filhos, a fotógrafa realiza a mostra, que é pano de fundo para a aparição desses homens comuns que se transformaram em verdadeiros heróis para estar mais tempo ao lado de seus filhos, para formar cidadãos do bem, para lutar em defesa de sua vida, de seu bem-estar, de sua felicidade. 
Com a curadoria do jornalista Fernando Alvarenga, pai e criador do blog "Pai de Verdade", Andréa fotografou 14 pais para mostrar os poderes que adquiriram com a paternidade assumida e vivenciada no dia a dia. A ideia é estimular outros homens a repensarem sua participação da criação dos filhos, a amorosidade, o cuidado, a quantidade e a qualidade do tempo dedicado, os limites que pode ultrapassar em nome deste sentimento. "Aos olhos dos filhos eles são fortes, invencíveis, capazes de salvá-lo dos perigos... Mas na verdade, são homens comuns, cheio de medos, incertezas, que se enchem de força para fazer o seu papel da melhor maneira possível. Com o projeto Meu Pai, Meu Herói, quero retratar esse amor que transforma esse homem igual a todos os outros em um verdadeiro herói, que lhe dá "superpoderes" como paciência, fé, onipresença, que faz com que queira ser sempre melhor para ser exemplo, que  faz esquecer o egoísmo para olhar primeiro para o filho, que o faz reorganizar a agenda, as prioridades,  a vida, para priorizar sua função de pai, a presença ao lado dos filhos nos momentos bons e ruins. Espero homenagear esses pais de verdade e estimular outros homens a viverem esta experiência transformadora e cheia de amor", convida a fotógrafa Andréa Leal. 
Os personagens, cada um a sua maneira,  têm uma história para contar de como conseguiram reinventar seu papel de pai e de que maneira encontraram o seu modo de viver a paternidade de forma plena e feliz. São relatos emocionantes, cheios de revelações, superação, quebra de tabus e preconceitos em nome de um sentimento indestrutível que, este sim, confere superpoderes a qualquer um. Entre os relatos, muitas histórias marcantes como a de um pai fez o parto do filho em casa, orientado pelo telefone por outro pai, um bombeiro militar, outro que luta para que seu filho com microcefalia vença o preconceito, enquanto a maioria dos bebês que nasceram com a síndrome foram abandonados pelos pais e um pai que encabeçou uma campanha pelo tratamento do filho, acometido por uma doença genética grave.







0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA