Workshop com Arman Saribekyan ator do Théâtre du Soleil

03 julho 2018 | Postado por Casinha da Cys


Workshop TEATRO – uma caminhada coletiva (MUAFRO) no Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro com Arman Saribekyan, ator do Théâtre du Soleil (França) há nove anos. Nascido na Armênia, deu seus primeiros passos em cena na pura tradição do teatro russo, onde os pilares do ensino e da prática teatrais eram e continuam sendo Stanislavski, Meyerhold, Vakhtangov, todos, mestres do teatro mundial. 
Partindo do princípio de que o ‘Teatro é a Arte do Encontro’, o workshop pretende articular duas bases da formação do facilitador, por um lado o Sistema de Stanilasvsky e por outro, a metodologia de trabalho de sua própria casa, o Théâtre du Soleil. No primeiro, serão trabalhados alguns dos aspectos do referido sistema, em especial a Atuação em conjunto e o Método das ações físicas. No que toca ao Soleil, Arman irá exercitar com os participantes, técnicas de atuação e de improvisação do referido grupo.   
O intuito é trabalhar o jogo do ator, seu corpo em cena, suas ações e sua fisicalidade, estimulando a consciência corporal e espacial, a presença e, sobretudo a relação com o outro, a exemplo do "concoctage" um exercício onde o grupo deve encontrar a motivação interna de situações que permitirá o bom andamento da improvisação.
Em tempos de resistência, onde o teatro – e tudo mais ao redor -  se estreita e atores  optam  por monólogos no intuito de resistir com sua arte, Arman propõe esta vivência de atuação em coletividade, onde os participantes possam criar, improvisar e sobre tudo, contar histórias, juntos, no palco. O workshop é uma realização independente da Cia Maravilhas, em parceria com o Sobrado 423 e destina-se a atores, estudantes e interessados em geral. É aconselhável roupas leves. Ao final da formação os participantes receberão certificados.
Arman Saribekyan (Théâtre du Soleil) 
Ingressou como ator no Théâtre du Soleil em 2009 e desde então participa das várias montagens do grupo e suas turnês internacionais. Formou-se no Atelier-studio do Teatro Nacional da Juventude (TNJ) de Zaporojié, na Ucrânia e mais tarde na Escola Internacional de Teatro Béatrice Brout em Paris. Trabalhou com diretores como Vitaly Denissenko, Dmittro Lazorko e Guenady Fortous. Saribekyan é um pesquisdor do teatro físico e investiga as múltiplas possibilidades expressivas dos atores em seu maior território,  o corpo. Nessa perspectiva vem atualizando sua formação de ator nas mais variadas abordagens étnicas: Workshop de Kyogen, dirigido por Tadashi Ogasawara (Japon); Treinamento com Mickael Coridge, do Royal Shakespeare Company (Reino Unido); Workshop Terrukhuthu, com Purisai Sambandam (Inde du Sud); Vivência de Clown, com  Hélène Cinque  (Paris); Treinamento Kathakhali , na Escola Kalamandalam (Inde du Sud),Workshop com Eugenio Barba, do Odin Teatret (Danemark). Em julho 2018, Saribekyan estará em São Paulo com a oficina Tchékov de carne e osso (Centro Oswald de Andrade) e em Recife  com o workshop TEATRO – uma caminhada coletiva (MUAFRO).

SERVIÇO
Local: Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro | MUAFRO
Rua Mariz e Barros, nº 328, Bairro do Recife
Datas: 24, 25 e 26/julho
Horário: 9h às 12 | 13h às 17h
Carga horária total: 21horas
Investimento: R$240 (2 parcelas)
Inscrições: @CiaMaravilhas (FunPage)

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA