Super Mix 2018 dá oportunidade a deficientes físicos e visuais

30 julho 2018 | Postado por casinhadacys


Super Mix 2018 dá oportunidade a deficientes físicos e visuais
A inclusão e o apoio a projetos sociais marcam a Super Mix, feira de negócios considerada a maior do setor atacadista, supermercadista e de empresas de food service do Norte e Nordeste. O evento, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) e a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), de 21 a 23 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco, contará com deficientes físicos e visuais, idosos e tradutores de libras atuando na recepção, credenciamento e área gastronômica da feira.
Tradutores de Libras farão a tradução simultânea das palestras, permitindo que deficientes auditivos participem ativamente da programação. O investimento em inclusão se dá ainda por meio de placas em braile, presentes nos estandes, identificando os expositores para os deficientes visuais. Essas duas ações são realizadas em parceria com a Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho), que desenvolve projeto de atendimento a surdos já há 20 anos, por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (Naif). A instituição ainda oferece curso de Libras, especialização em educação inclusiva da pessoa surda e disponibiliza intérpretes nas salas de aula e em todos os eventos que promove. 
Para garantir que todos os espaços sejam acessíveis ao público, a Super Mix conta com o trabalho do consultor em acessibilidade Artur Mendonça. A ideia é evitar a presença de barreiras físicas, a exemplo de batentes, objetos soltos na ruas por onde o público passará, e de piso irregular ou obstáculos que possam causar acidentes e impedir que os deficientes aproveitem o evento.
“Vou fazer uma avalição da planta e acompanhar a montagem para quebrar as barreiras físicas e comunicacionais, tornando o espaço acessível para pessoas com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e obesos, e com deficiência física, como cadeirantes e pessoas que usam muletas”, explica o consultor.
Outro parceiro da Super Mix, o movimento Down+ disponibilizará dois recepcionistas e dois ajudantes de cozinha com Síndrome de Down, que trabalharão no workshop de panificação, confeitaria e pastelaria a ser realizado pela Bunge Alimentos, nos três dias de feira. Uma deficiente visual também atuará como auxiliar gastronômica no espaço.
O projeto, que acolhe meninos e meninas a partir dos 15 anos, oferece treinamento e insere pessoas com Down no mercado de trabalho há três anos. “A Super Mix será muito importante porque permitirá que eles tenham contato com diversos tipos de pessoas e profissionais, além de dar visibilidade ao trabalho que os meninos fazem. É nos eventos que eles podem mostrar que não há impedimento nenhum que os impossibilite de trabalhar, desde que sejam respeitados os limites cognitivos de cada um”, destaca a coordenadora do Down+, Elena Filinkoski.
Os profissionais com mais idade, e mais experientes, também foram lembrados:  idosos ficarão responsáveis pela organização da fila de entrada, para dar informações e auxiliar os visitantes. “Queremos que todas as pessoas possam participar da feira, sem dificuldades. É um compromisso que a Super Mix tem de incentivar para que essas pessoas tenham o direito de ir e vir garantido e que possam ocupar espaços no mercado de trabalho”, diz a coordenadora da Super Mix, Paula Valéria.
Serviço
13ª FEIRA SUPER MIX
De 21 a 23 de agosto, das 16 às 22h, no Centro de Convenções de Pernambuco 
Endereço: Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n - Salgadinho, Olinda. 




0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA