Milho: tradição nos festejos juninos

14 junho 2018 | Postado por casinhadacys

A origem histórica das tradições juninas foi herdada da Europa, quando os agricultores realizavam festas para comemorar as colheitas do trigo, que acontece no verão europeu, entre os meses de junho e setembro. Com a colonização do Brasil, o costume foi introduzido aos poucos por aqui, só que adaptado na colheita do milho, que hoje já se tornou uma tradição, utilizando esse cereal como base para várias receitas: pamonha, canjica, mungunzá, bolo de milho, fubá, pipoca, milho cozido, milho assado, etc.  O  milho, é um alimento riquíssimo, boa fonte de carboidrato, rico em fibras (melhorando a saúde do intestino), Além disto, este cereal é fonte de vitaminas como a vitamina A, C, E, B3 e ácido fólico. O alimento não contém glúten, podendo ser consumido por pessoas que tem doença celíaca ou intolerância ao glúten, e ajuda a prevenir problemas do coração. 
É importante não exagerar nas preparações que levam muito açúcar, leite de coco e outros ingredientes bastante calóricos, pois em sua grande maioria são composições ricas em açúcar e gordura (leite de coco, manteiga margarina, leite condensado, creme de leite). A nutricionista dá a dica: prefira o milho na sua forma de espiga cozida ou assada, ou ainda suas versões light, que usam teor reduzido de açúcar ou adoçantes culinários em substituição do mesmo. Lembrando que, tudo consumido com moderação, não traz grandes consequências para o peso e bem estar, é possível aproveitar as comidas típicas da época, fazendo boas escolhas e ainda ponderando as calorias.
Cuidados com o alimento 
Falando em saúde, é importante se preocupar com a manipulação e conservação dos alimentos comercializados nessa época do ano, pois além de ser altamente perecíveis e não conseguir resistir muitas horas em temperatura ambiente, é importante também ter o cuidado com a matéria prima dos pratos. Lembrando que é importante observar o milho, a forma como ele é comercializado e disposto para venda nas feiras livres, pois muitas vezes ficam diretamente no chão em contato com sujidades, o que pode causar contaminação da espiga. Todos esses cuidados são importantes, pois alimentos com manipulação, armazenamento ou comercialização incorretos, podem causar problemas de saúde.


Texto: Denise Vilar/ Imagens: Reprodução.




0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA