Ubuntu - Sou quem sou porque somos todos nós

02 maio 2018 | Postado por casinhadacys


A jornalista e filósofa Lia Diskin, durante o Festival Mundial da Paz de 2006 que aconteceu em Florianópolis, comentou sobre o caso de uma tribo na África chamada Ubuntu. Ela disse que um antropólogo que estudou por um tempo os usos e costumes da tribo e, ao terminar seu trabalho, enquanto esperava pelo transporte até o aeroporto, propôs uma brincadeira para as crianças da região.
"O antropólogo colocou um cesto cheio de doces embaixo de uma árvore e propôs uma corrida e disse:olha, quem chegar primeiro leva o cesto.
As crianças se alinharam prontas pra correr, e quando elas estavam prontas pra correr ele disse ‘já’. Todas deram as mãos e correram juntas até a árvore, pegaram o cesto juntas, e comemoraram juntas. O antropólogo olhou curioso para aquela situação e uma das crianças olhou de volta pra ele e disse: ‘Ubuntu, Tio! Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras iriam ficar tristes?’ 
Ubuntu é uma palavra que representa uma filosofia e uma ética antiga africana, que significa: ‘Sou quem sou porque somos todos nós’.  
Uma pessoa com Ubuntu tem consciência de que ela é afetada quando um semelhante seu é afetado. Ela sabe que o mundo não é uma ilha, que ela precisa dos outros pra ser ela mesma. Ubuntu fala de respeito básico pelos outros. Ubuntu é compaixão, partilha, empatia. Ubuntu diz que ser humano é ser como os outros e que ser como os outros deve ser tudo. 
Deus é três. Mesmo sendo um só deus consegue ter comunhão plena. Deus é uma eterna comunhão de três pessoas divinas. Jesus orou um dia dizendo: Pai, eu oro pra que eles sejam um, assim como Eu e Tu somos um.
Esse conceito de unidade, de pluralidade única, de sermos indivíduos unitários,  mas plurais ao mesmo tempo, é algo que me chama muita a atenção em Jesus. As pessoas olham muito para o fato de Jesus andar sobre as águas, multiplicar pães e peixes assim como Ele demonstrava poder e autoridade nesses atos, chama mais atenção a compaixão. O fato de Jesus chorar a morte de um amigo como Lázaro, o fato de Jesus certamente lacrimejar ao ver mulheres sendo arrastadas pelas calçadas, prostitutas sendo arrastadas para serem apedrejadas, isso sim mostra compaixão, mostra esse espírito Ubuntu, esse espírito caridoso, misericordioso, da parte de Jesus para com as pessoas.
Eu acredito, inclusive, que Jesus se importa com as pessoas. Deus se importa, justamente por um único motivo, para nos ensinar que nós, seres humanos, devemos nos importar uns com os outros.
Segundo  os Hebreus: ‘fomos feitos um do outro’.  Foi do lado de Adão que Deus tirou a porção necessária para a construção do novo humano, Eva. E não de uma nova porção de terra. Deve vir de lá do Éden, ou de algum outro lugar muito antigo essa vontade necessária, nossa, de ser sempre nós, de ser sempre junto, de ser sempre pares.
Ninguém é feliz sozinho, ninguém brinca sozinho, ninguém joga bola sozinho, ninguém nasce sozinho, ninguém faz amor sozinho, ninguém é igreja sozinho, ninguém vai pro céu sozinho. A plena e mais completa realização humana reside, inclusive, num triângulo amoroso: Eu, Deus e o Outro.
Assim como Deus é unidade plural, nós seremos mais humanos se formos um com os nossos semelhantes. Em outras palavras, ‘Gente precisa de Gente pra ser Gente’.
Na verdade, quanto mais dedicado a outras gentes, mais gente você se tornará.
Minha oração, é que você faça a partir de hoje mais, ou alguma coisa por alguém, hoje, amanhã e sempre. Enxergue o outro. Conecte-se com Gente. Faça alguma coisa por alguém. Até porque ninguém é alguém sem um outro alguém. Somos seres únicos, mas fomos feitos pra viver coletivamente. Deve ser por isso que na oração que Jesus nos ensina, Ele diz que o Pai é nosso, ele diz que o pão é nosso, quando pede livramento, ele diz: "Livra-nos". E diz que: ‘Venha o Teu reino a nós’.
‘Nós’ é realmente uma mensagem que precisa não estar somente na nossa boca mas precisa estar dentro do nosso coração. Você precisa, pra ser gente, estar diretamente ligado com vínculos de amor, de amizade, de afeto com  outra gente. Vire-se para o outro ser humano e pratique sua fé nele.



___________________ 
Fonte do texto:  O texto Ubuntu  foi transcrito  do vídeo de  Thiago Rodrigo. Para conferir é só acessar AQUI.

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA