Clicoturista Antônio Olinto lança documentário em Recife

02 maio 2018 | Postado por Casinha da Cys

O casal de cicloturistas Antônio Olinto e Rafaela Asprino chega a Recife nesta quinta-feira (03/05) para um breve temporada de divulgação do documentário Os Filhos da Estrada, que relata a viagem deles pela Turquia e o Irã, de bicicleta.  A exibição do documentário em Recife acontece dia 07 de maio, as 19h, no Cinema da Fundação (Museu do Homem do Nordeste), que fica na Av. 17 de agosto, no bairro de Casa Forte. 
"Dos 34 países que visitei na volta ao mundo, a Turquia sempre esteve entre os lugares que sonhava em voltar um dia. Além de conviver novamente com seu povo amável, a aventura de seguir de bicicleta para o Irã por terra me atraía como um imã"
Em quatro meses de viagem, percorreram mais de cinco mil quilômetros entre Turquia e Irã, enfrentando temperaturas extremas, desertos e montanhas. Entretanto, o maior desafio foi enfrentar o medo causado pela ignorância e pelo preconceito que ronda toda a região do Oriente Médio.  
Pedalar em um dos berços da humanidade os levou a tesouros pouco conhecidos, desvendando ruínas milenares e detalhes arquitetônicos muito além do seu tempo. Mais do que o patrimônio histórico e cultural, a bicicleta os trouxe próximos ao povo mais acolhedor que já conheceram.
Em 1997, Olinto escreveu um livro falando sobre a volta ao mundo, intitulado “No Guidão da Liberdade”. Uma viagem onde percorreu 13 países da Europa, um da África, nove da Ásia e onze da América. Três anos e meio de aventura, 46.620 km pedalados por quatro continentes, 81 Parques Nacionais visitados por todo o mundo.  Em 1998, passou a morar em um motor-home e por dois anos dedicou-se ao ensino das novas normas de trânsito referentes à bicicleta em escolas de ensino fundamental. Olinto falou com quase 60.000 crianças de vários estados brasileiros. Juntamente com este trabalho, o cicloturista pesquisou e mapeou roteiros, produzindo diversos artigos para revistas especializadas, além de videoreportagens para TV, sempre com o intuito de incentivar as pessoas a viajarem de bicicleta. 
Os trabalhos ganharam reconhecimento internacional, proferiu palestras em congressos internacionais como o “Velocity” – Áustria, a “Jornadas de Betanzos” – Espanha , a “V Jornadas – El Mundo en Bicicleta” em Burgos – Espanha, além de outras palestras no País Basco.  Em 2007 lançou seu primeiro Guia de Cicloturismo – “Mantiqueira”, inaugurando o início de um projeto ainda maior, o Projeto de Cicloturismo no Brasil.


Fonte das imagens: Divulgação
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA