Cais do Sertão comemora Semana dos Museus com tecnologia e acessibilidade

14 maio 2018 | Postado por casinhadacys


Entre os dias 14 a 20 de maio, o Centro Cais do Sertão estará com uma programação especial dentro da 16ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus – celebrado no dia 18 de maio. A semana será repleta de interação, tecnologia e informação para os visitantes.  A mediação ‘No Meu Bornal Tem’, ação educativa desenvolvida pelos educadores do espaço, entra na programação oferecendo ao público uma mediação totalmente acessível a todos. 
Na mediação “No meu Bornal tem” educadores e visitantes se aproximam, através da materialidade dos objetos presentes no museu. Criada originalmente como forma de permitir aos cegos e pessoas com baixa visão uma experiência sensorial tátil, uma aproximação concreta entre público e narrativa expográfica, no bornal do Cais do Sertão são armazenados objetos que fazem referência aos expostos no museu e que podem ser manuseados pelo público visitante, transformando a experiência em uma nova viagem ao Sertão.  
Além da mediação, o Cais do Sertão ainda oferecerá ao público experimentações com o uso da realidade aumentada para informações sobre o seu conteúdo, uma forma de integrar o público visitante com o acervo exposto. O museu, através do núcleo de gestão, explora o uso da tecnologia tridimensional para tornar o conteúdo exposto ainda mais acessível. 
“A interação dos visitantes será sempre o foco das nossas ações no Cais do Sertão. As atividades diferenciadas são o carro-chefe da nova proposta de lazer do Centro Cultural Cais do Sertão, que convida pernambucanos e turistas para uma imersão cultural interativa. O público precisa conhecer e estar cada vez mais próximo desse equipamento tão rico”, avalia a secretária de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Manuela Marinho.
16ª Semana dos Museus no Cais do Sertão
15 de maio de 2018
“Este Cais no Enem!”
O conteúdo do Cais do Sertão no Enem 2018
Horário: a partir das 14h
Evento Gratuito

16 a 18 de maio de 2018
Mediação No Meu Bornal Tem (mediação acessível)
Horário: a partir das 09h
Para grupos agendados*
Brincando com a realidade aumentada
Horário: a partir das 14h
Para os grupos agendados*
Dia 19 de maio de 2018
“Dois siris jogam bola e trocam figurinhas”
Troca de figurinhas da copa 2018 em parceria com a Banca Guararapes  
Horário: a partir das 13h
Local: Praça do Juazeiro (área externa do Cais)
Dia 20 de maio de 2018
Cais do Sertão nos Bairros
Destino: Linha do Tiro / Recife
A partir das 13h.



Fonte: Secretaria de Turismo de Pernambuco - Seturel-PE.



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA