Teatrando! recebe primeira turma de visitantes no Teatro de Santa Isabel

21 março 2018 | Postado por Casinha da Cys


O projeto de educação patrimonial e formação de público Teatrando! recebeu, na terça, 20 de março, sua primeira turma de inscritos, no Teatro de Santa Isabel. Um grupo de 33 jovens, com idades entre 15 e 18 anos, estudantes da Escola Técnica Porto Digital, participou do espetáculo-jogo-passeio Proscenium!, experiência imersiva e teatral pela história do teatro. 
Durante quase duas horas, os participantes viveram uma aventura pelas instalações do teatro, conduzidos por um enredo que mistura ficção, história e jogo. Além de contar importantes fatos que ocorreram no teatro, o elenco propõe desafios para os participantes, que são divididos em três grupos. 
O elenco é formado pelos atores Alexandre Sampaio, Bruna Luiza Barros, Douglas Duan, Ellis Regina, Kadydja Erlen, Luciana Lemos, Paulo de Pontes e Rafael Dyon. O roteiro é de Analice Croccia, Célio Pontes e Quiercles Santana e a direção geral leva as assinaturas dos dois últimos: Célio Pontes e Quiercles Santana. 
Idealizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a programação é executada pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, com patrocínio do Santander através da Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo à Cultura (nº 8.313/91). E prevê ainda a realização de várias outras ações, como saraus, oficinas e debates, até o mês de agosto. 
A primeira partida do Proscenium! foi aprovada pelo público. “Pensei que a gente ia só ficar sentado, vendo um espetáculo. Adorei. Já vim ao Santa Isabel várias vezes, mas só agora pude conhecer melhor a história do teatro”, disse a estudante Beatriz Cavalncati. “Sou acostumada a assistir e não a participar. Foi muito legal”, concordou a colega Rita de Kássia. 
Andreza Luiza, que frequenta o Santa Isabel e até já se apresentou no palco uma vez, num projeto da escola, disse que só agora pode dizer que conhece o equipamento. “Achei incrível! Gostei demais da dinâmica da visita.” 
A professora Sônia Torres, que acompanhou o grupo, reforçou a importância da vivência para a formação cultural e até política dos jovens. “Machado de Assis já dizia que o teatro é um importante marco civilizatório de uma nação. Conhecer, aliás, vivenciar a história de um teatro tão cheio de história é uma experiência fundamental.”

Para jogar e conhecer melhor as histórias e instalações do Teatro de Santa Isabel, basta se inscrever.
O Proscenium! será oferecido todas as terças, a partir das 15h, até agosto. Para participar, é preciso fazer inscrição prévia, pelos telefones 3355-3323 ou 3355-3324. 
Também às terças, a cada 15 dias, será realizado um sarau com 40 minutos de duração, cada vez numa locação diferente dentro do teatro, contemplando as mais diversas linguagens artísticas, como números circenses, canto coral, poesia e pequenos concertos musicais. Outra ação, batizada de Diálogos, promoverá encontros com especialistas para provocar reflexões sobre diversos aspectos da vida em sociedade.

Programação de março:
Todas as terças de março, às 15h - Proscenium! Teatro Jogo
27/03 - Diálogos, às 19h, no Salão Nobre, e Sarau, às 20h
Telefone para informações e inscrições: 3355-3323 ou 3355-3324.


Fonte: Prefeitura do Recife

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA