Lançamento do Projeto Teatrando! no Teatro Santa Isabel

13 março 2018 | Postado por casinhadacys


O Teatro de Santa Isabel, um dos ícones da cultura pernambucana, inicia o calendário 2018 chamando o público para uma visita. Para receber recifenses e turistas de todas as idades, gêneros e classes sociais, o teatro inaugurado em 1850, que testemunhou e até protagonizou importantes capítulos da história da capital pernambucana, foi lançado, nesta terça-feira (13), um extenso calendário de novidades, como atividades educativas, jogos e saraus, todos gratuitos e abertos ao público.
Idealizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a programação será executada pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, com patrocínio do Santander através da Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo à Cultura (nº 8.313/91). 
O Projeto Teatrando! Programa Cultural e Educativo no Teatro do Santa Isabel, terá cinco meses de vigência, encerrando apenas em agosto, e integrará à agenda regular de espetáculos e atividades do Santa Isabel, uma programação especialmente desenvolvida para democratizar e ampliar o acesso de diferentes perfis de público ao teatro. 
Já na estreia do cronograma preparado para o mês de março, o projeto convidou os presentes para uma jogo teatralizado, que teve as suntuosas instalações do Santa Isabel como cenário, conduzindo os convidados numa imersão gameficada pelos cômodos e pelos séculos de histórias que cada um deles conta. A mesma experiência será oferecida todas as terças do mês de março, sempre às 15h, com inscrições franqueadas ao público. 
Também às terças, a cada 15 dias, será realizado um sarau com 40 minutos de duração, cada vez numa locação diferente dentro do teatro, contemplando as mais diversas linguagens artísticas, como números circenses, canto coral, poesia e pequenos concertos musicais. Outra ação, batizada de Diálogos, promoverá encontros com especialistas para provocar reflexões sobre diversos aspectos da vida em sociedade. 
“O Santa Isabel pertence ao povo do Recife. Ao longo de sua existência, acolheu e incorporou-se às mais autênticas manifestações artísticas e libertadoras, que libertário é o seu povo. Nada, pois, é mais revolucionário para sua gente que conhecer suas próprias raízes culturais, que a definem como povo. É isso que queremos, é o que cultuamos”, celebra Leda Alves, secretária de Cultura, que faz questão de lembrar que as visitas oferecidas ao domingo para o público em geral, sem agendamento, serão mantidas, em três possibilidades de horário: 14h, 15h e 16h, para grupos de, no máximo, 25 pessoas. 
“É com imenso orgulho e senso de responsabilidade que o Instituto de Desenvolvimento e Gestão abraça mais este desafio alinhado à missão de desenvolver o potencial de pessoas e organizações por meio da arte e da cultura. Como proponente junto ao Ministério da Cultura, com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura do Recife e tendo o Santander como patrocinador, queremos dialogar cada vez mais com a sociedade impulsionando uma nova era de desenvolvimento do Brasil, conectando atores e plateia numa simbiose entre o trabalho e a fé no povo brasileiro", afirma Ricardo Piquet, diretor-presidente do IDG.

Conheça mais sobre cada ação do projeto Teatrando!: 
Saraus - Apresentações curtas, que possibilitam encontros entre o público e artistas de diversas linguagens, como circo, pequenos concertos, espetáculos de dança e coreografia, corais e recitais, entre outros. As sessões ocuparão espaços diversos do Teatro, não apenas o palco principal.  
Proscenium! Teatro Jogo – Uma experiência imersiva e sensorial, semelhante aos jogos de RPG. A ideia é que a gameficação do teatro provoque uma percepção nova da arte e do equipamento. A visita consiste num espetáculo-jogo-passeio pelas dependências do Teatro de Santa Isabel, enfatizando, para revelar a importância do teatro, bem como detalhes da arquitetura e história. 
Oficinas - Oficinas de teatro e dança com instrutores locais e nacionais. Ações formativas em teatro, dança e mediação cultural, que visam despertar e/ou aprofundar conhecimentos que visam aproximar o público e o bem cultural.   
Diálogos – Encontros com convidados especiais que visam provocar reflexões sobre diversos aspectos da vida em sociedade, proporcionando debates sobre arte e cultura, ética e política, direitos humanos, entre outros temas. 

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO
Todas as terças de março, às 15h - Proscenium! Teatro Jogo
27/03 - Diálogos, às 19h, no Salão Nobre, e Sarau, às 20h
Telefone para informações e inscrições: 3355-3323 ou 33553324


Fonte: Prefeitura do Recife/Imagem: Andréa Rêgo Barros / Arquivo PCR.

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA