Cantata Bandeira do Divino no Teatro Santa Isabel

07 dezembro 2017 | Postado por casinhadacys

A época do Natal é cheia de simbolismos de renovação, alegria, luz e amor. O espírito de confraternização é universal, independe de cor, fortuna ou classe social. Para comemorar a data cristã, o Conservatório Pernambucano de Música promoverá a cantata natalina “Bandeira do Divino”, nos dias 9 e 10 de dezembro, no Teatro de Santa Isabel.
Sob a regência do maestro José Renato Accioly, apresentam-se o premiado grupo SaGRAMA, a Orquestra de Câmara de Pernambuco, o Coro de Crianças do Conservatório Pernambucano de Música e a Cia. de Dança Perna de Palco. No total, 150 músicos, cantores e bailarinos estarão no palco. 
“No musical Bandeira do Divino, o Conservatório visita o universo dos folguedos brasileiros e apresenta a história do pastoril de maneira única, para lembrar que o Natal é uma festa de todos. Isso é bem representado na fusão do erudito com o popular, na participação de professores e alunos da escola e dos nossos projetos sociais. São diversas origens e o espírito de confraternização é a força motriz do nosso presente natalino”, destaca a gerente geral do CPM, Roseane Hazin.
José Renato Accioly destaca a importância do evento como propagador da cultura popular. “É uma oportunidade de realizar um espetáculo que tem como base as canções do pastoril e agregar a ele outras manifestações do Natal, como a folia de reis e o reisado, tornando a cantata uma vitrine para os folguedos populares. Além disso, promovemos a integração e educação das crianças que estudam no Conservatório, que são iniciantes na música, com grupos de alta performance musical”, explica.
Faz parte do repertório do concerto a música que dá nome ao espetáculo, Bandeira do Divino, de Ivan Lins e Vitor Martins, e também as composições Ave Maria Sertaneja, de Júlio Ricardo e Osvaldo Oliveira; Novena, de Dimas Sedícias; Carnavá na roça, de Lourival Oliveira; entre outras. A trilha conta com arranjos do diretor do SaGRAMA, Sérgio Campelo, explorando os instrumentos da música sinfônica e popular, mistura característica de Pernambuco.
A Cia. de Dança Perna de Palco, que acompanha o SaGRAMA em todas as apresentações desde a sua formação, engrandece ainda mais o evento com coreografias com movimentos dos ritmos populares específicos do ciclo natalino. Os figurinos utilizados são autênticos aos usados pelos brincantes, com apenas algumas adaptações para melhor efeito no palco. O grupo formado pelas bailarinas Anna Miranda e Nara Frej se apresenta em datas festivas como Carnaval, São João e Natal, além de representar nossa cultura popular em congressos e eventos.
A Bandeira do Divino conta ainda com direção cênica de Quiercles Santana e preparação vocal de Célia Oliveira. O espetáculo natalino narra a jornada do pastoril de maneira inovadora, apresentando, além das canções tradicionais de pastoril, novenas, boi de natal, cavalo marinho, galante, guerreiro, entre outras danças e músicas dos folguedos do ciclo natalino brasileiro, além de clássicos da música popular brasileira.

Serviço:
Cantata natalina Bandeira do Divino – Dias 9/12, 20h; e 10/12, 19h, no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n – Santo Antônio). 
A entrada é franca e o público deve retirar os ingressos na bilheteria do teatro até uma hora antes da apresentação. 


Fonte das imagens: Divulgação. 

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA