Inscrições abertas para a oficina gratuita "Fortebrincar" no Museu da Cidade do Recife

03 outubro 2017 | Postado por casinhadacys

Inscrições abertas  para a oficina gratuita "Fortebrincar" no Museu da Cidade do Recife
O próximo dia 12 de outubro, o Museu da Cidade do Recife convida a garotada para descobrir, com muita brincadeira e diversão, como foi construído o Forte das Cinco Pontas, onde hoje funciona o museu, e qual a sua importância para o Recife. Na oficina gratuita "Fortebrincar", os pequenos também serão convidados a construir o seu próprio forte, usando papelão, papel colorido e tinta guache. A oficina, voltada para crianças a partir dos 7 anos, acontece das 14h às 16h.  
Não é à toa que o forte foi escolhido como mote para a oficina no mês das crianças. No dia 25 de outubro, a construção faz "aniversário". Foi nesta data, no ano de 1630, que o Príncipe de Orange, o Forte Frederik Hendrik, autorizou o início das obras do Forte, projetado pelo comandante Diederik van Waerdemburgh e construído pelo engenheiro Commeresteyn. A construção de taipa e em formato pentagonal foi localizada estrategicamente para proteger as cacimbas de água doce e impedir que os navios inimigos circulassem pelas águas do braço direito do rio Capibaribe e chegassem até a Barreta dos Afogados, falha existente na mur6alha natural de arrecifes que protegia o porto, por onde poderiam se evadir com os barcos carregados de açúcar.
No final do século XVIII, com a expansão da cidade, o forte perdeu sua função militar e passou a ser utilizado como quartel e prisão. Esse uso permaneceu durante todo o século XIX. Em 1904, após uma grande reforma, o edifício passou a funcionar como Quartel General do Exército, sendo tombado pelo IPHAN em 24 de maio de 1938. Em seu assentamento constam ainda os nomes de Fortaleza de São Tiago das Cinco Pontas; Fortaleza das Cinco Pontas; Forte das Cacimbas e Forte Frederico Henrique. É propriedade federal e está cedido para a Prefeitura do Recife desde a década de 1980 para o funcionamento do Museu da Cidade do Recife.
Oficina ForteBrincar
Quando: 12/10
Onde: Museu da Cidade do Recife
Horário: 14 às 16h
Vagas: 25
Gratuito
Inscrição e informações:
São oferecidas 25 vagas e os interessados devem se inscrever pelo e-mail educativomcr@gmail.com.




0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA