Programação infantil em Recife e Região Metropolitana

20 setembro 2017 | Postado por casinhadacys

passeios em recife para criança
Preparamos um roteiro com sugestões para a garotada aproveitar o final de semana em Recife e Região Metropolitana. Tem várias atividades, passeios e atrações para toda família curtir. Tem atrações com vários preços e até gratuitas. Confira nossas dicas e aproveite com muita alegria o fim de semana com toda família. Bora lá! 
Casinha da Cys
Mostra de Circo do Recife

Entre os próximos dias 21 e 24, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, orgulhosamente apresenta ao respeitável público recifense a 8ª Mostra de Circo do Recife. Serão quatro dias de programação gratuita, com espetáculos e vivências circenses, comandadas por grupos familiares de circos itinerantes, trupes, escolas, companhias de circo-teatro e artistas independentes que mantêm viva essa arte de resistência em Pernambuco. 
A programação será prioritariamente realizada na lona montada no Sítio Trindade, mas tem novidade este ano: na sexta e no sábado, a partir das 10h, serão oferecidas atrações descentralizadas nos dois Compaz, do Cordeiro e do Alto de Santa Terezinha, respectivamente. Além disso, o Recife Antigo de Coração, evento realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer no último domingo de cada mês, também será palco para um dos números da mostra.
Programação
Quinta-feira (21)
14h às 17h – Vivências circenses (acrobacia, minitramp, perna de pau, lira e slackline). No Sítio Trindade
19h – Noite Mágica: uma homenagem a Mister Denis (Mágico Alakazam, Erissom Correia, Lugom, Mr. Sales, Mágico Tony, Palhaço Moleza, Mister Cilo). No Sítio Trindade 
Sexta-feira (22)
10h – Circuito (Jaqueson Santana). No Compaz Ariano Suassuna
14h às 17h ­– Vivências circenses (malabares, trapézio, tecido e mágica). No Sítio Trindade
18h – Noite de autógrafos do livro “Dramas Circenses”, de Índia Morena. No Sítio Trindade
19h – Sonho e Fantasia (Circo D’Mônaco). No Sítio Trindade
Sábado (23)
10h – Chá Comigo (Caravana Tapioca). No Compaz Governador Eduardo Campos
16h – Mambembe: Arte do Povo (Circo Alves). No Sítio Trindade
19h – Tradição no Picadeiro (Disney Circo). No Sítio Trindade
Domingo (24)
10h – Do Vestido ao Nariz (Cia. 2 em Cena). No Sítio Trindade
16h – Roda (Rapha Santacruz). No Recife Antigo de Coração
          O Sonho do Palhaço Preguinho (American Circo). No Sítio Trindade
19h – Encerramento: Mostra de Números Circenses (Los Macachos, Palhaça Suca, Rhayan Gomes, Natália lua, Du Yãndi, Laércio de Assis e Ana Karoline, Circo do Palhaço Mentirinha, Circo Nawellington, Circo Millenium e Colômbia Circo). No Sítio Trindade.
Casinha da Cys
Cais do Sertão
Setembro é o mês da primavera e o Cais do Sertão preparou uma programação especial para que você aproveite tudo durante a 11ª Primavera dos Museus que acontecerá de 18 a 24 de setembro em vários museus do país. 
Casinha da Cys
Primavera dos Museus em Recife 
Para celebrar a arte e seu constante florescer, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, mais uma vez se engaja na Primavera dos Museus, ação promovida, em todo o país, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Entre os dias 18 e 24, equipamentos culturais da cidade irão oferecer uma programação especial.   
Confira o que estará em cartaz nos museus da Prefeitura do Recife: 
Museu da Cidade do Recife  
Dia 23 - Oficina de Pintura Soprada: Para crianças a partir dos 8 anos. Das 10h às 12h 
De 19 a 24 - Exposição 1817: Revolução Republicana: Estará aberta à visitação a exposição que marca o bicentenário da Revolução de 1817, retratando os acontecimentos da época e sua relação com o presente. Com opção de oficina de confecção de bandeiras. Para todas as idades. Das 9h às 17h
Serviço:
O Museu da Cidade do Recife fica no Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José. Informações: (81) 3355-9540 (81) 3355-9558 ou museucidaderecife@gmail.com
Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM)
Dias 19 e 23 - Contação de história: Para pequenos recifenses conhecerem mais sobre a história do museu e da cidade. Para crianças. Das 14h às 15h no dia 19 e das 15h às 16h, no dia 23. 
Dia 20 - Stencil, destacando a concepção dos Ladrilhos do Mamam: Oficina será dedicada a estudantes e interessados em técnicas artísticas. Das 14h às 17h 
Dia 22 - Visita ao acervo permanente: Com mais de 1,1 mil trabalhos de artistas como João Câmara, Vicente do Rego Monteiro, Aloísio Magalhães, Gil Vicente, Lula Cardoso Ayres, Abelardo da Hora, Gilvan Samico e Vik Muniz, o acervo do museu estará disponível. A visita deve ser agendada pelo e-mail: educmamam@gmail.com. Das 14h às 15h 
Dia 23 - Carimbo e memória: Uma oficina para brincar e testar materiais e fontes diversas para carimbos. Para crianças de 6 a 12 anos. Das 14h às 15h. Na mesma data e horário, será oferecida a oficinaAloisio Magalhaes e os Cartemas. Para crianças de 6 a 12 anos
Dias 19 a 24 - Exposição Carimbos, de José Claudio, e 30 Capas do Suplemento Pernambuco: Abertas à visitação de terça a sexta, das 12h às 18h e sábado e domingo, das 13h às 17h
Serviço: O Mamam fica na Rua da Aurora, nº 265. Entrada também pela Rua da União, nº 88, Boa Vista. Informações:  3355-6871ou educmamam@gmail.com 
 Casinha da Cys
Paço do Frevo
Dica massa para o fim de semana em Recife é visitar o Paço do Frevo.  Na Sexta (22), às 12h, é dia de frevo instrumental. O  Malakoff Café recebe o baixista Hélio Silva, integrante da premiada Spokfrevo Orquestra, para um show imperdível na Hora do Frevo.
No sábado (23) é a vez do frevo de bloco brilhar. Às 16h, o Bloco Lírico Inocentes do Rosarinho se apresenta na Praça do Frevo (3º andar), trazendo toda a riqueza e alegria dos seus 91 anos de desfile. O acesso está incluso no valor do ingresso.
Já no domingo (24), às 16h, o frevo canção toma espaço na entrada do museu com o show Frevália! O cantor Romero Ferro recebe recebe Lia Sophia, Silvério Pessoa, Priscila Senna e Matheus VK em uma apresentação repleta de novas leituras e interpretações do frevo.  A dança também está garantida nas “Vivências de Frevo”, todas as terças, sábados e domingos.
O Paço do Frevo fica na Praça do Arsenal da Marinha s/n -  Recife.  
Informações: (81) 3355-9500.
 Casinha da Cys
Centro de Artesanato de Pernambuco

Quem visita ou mora Recife não pode deixar de conferir, no Marco Zero, O Centro de Artesanato que funciona normalmente das 8h às 18h. O Centro conta mais de 300 peças como produtos em cerâmica, couro, madeira e outros tipos de artigos artesanais.
Casinha da Cys  
Museu da Cidade do Recife
Aproveite para conferir a exposição “1817 – Revolução Pernambucana”, organizada pelo próprio MCR em parceria com o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP). A mostra marca os 200 anos da revolta ocorrida em Pernambuco. O MCR funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
Museu da Cidade do Recife
Praça Das Cinco Pontas - Recife
Informações: (81) 3355-3106.
Casinha da Cys   
Livraria da Praça
Neste Sábado tem Caixinha de Música com brincadeiras cantadas e contação de estória na Livraria da Praça. Entrada gratuita,  As inscrições são prévias e podem ser feitas no e-mail:
eventos@livrariapracadecasaforte.com.br.  
A Livraria fica na Praça de Casa Forte, 454 - Casa Forte. Informações: (81) 3019-0259.
 Casinha da Cys
Fim de semana na Livraria Jaqueira

Programação do Dia do Conto para o final de semana na Livraria Jaqueira. O ingresso tem o valor de 5,00. A Livraria fica na  Rua Antenor Navarro, 138 – Jaqueira – Recife. Informações:  (81) 3265-9455.
Casinha da Cys
Exposição Carimbos no Mamam
Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam)
O Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), equipamento cultural da Prefeitura do Recife, apresenta a exposição Carimbos, do pintor, desenhista, gravador, escultor, crítico de arte e escritor José Cláudio, um dos mais ilustres e produtivos representantes da arte pernambucana. Com curadoria de Clarissa Diniz, Carimbos será realizada com recursos do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e fica em cartaz até 29 de outubro, revelando uma faceta pouco conhecida da vigorosa e célebre obra de José Cláudio, resultado do encontro quase casual do artista com os carimbos. 
Exposição Carimbos, de José Cláudio
Visitação: Até 29 de outubro, de terça a sexta, das 12h às 18h, e sábados e domingos, das 13h às 17h
Local: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães
Entrada gratuita
Exposição Uma capa é uma capa é uma capa é uma capa
Visitação: Até 19 de novembro, de terça a sexta, das 12h às 18h, e sábados e domingos, das 13h às 17h
Local - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam que fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista. 
Informações: (81) 3355-6871.
Fonte: Prefeitura do Recife/Foto: Aurélio Velho/Divulgação
Casinha da Cys
Exposição na Galeria Janete Costa - Parque Dona Lindu
A Galeria Janete Costa, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, recebe a exposição internacional "As Meninas do Quarto 28". A mostra relata o dia a dia de cerca de 50 meninas que viveram por dois anos no campo de concentração de Theresienstadt, na República Tcheca, durante a Segunda Guerra Mundial. 
Exposição "As Meninas do Quarto 28"
Visitação: Com entrada franca, a exposição fica em cartaz até 29 de outubro. 
Galeria Janete Costa (Parque Dona Lindu) que fica na  Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem
Entrada gratuita.
Casinha da Cys
Exposição “Santos Dumont – Herói Brasileiro” no RioMar
Pertences e preciosidades originais, como o berço da família e o motor do balão nº 9 criado por ele, além de seu chapéu e colarinho – suas marcas registradas – poderão ser vistos, pela primeira vez, fora do Museu. Réplica do 14 Bis em tamanho reduzido e do Demoseille em tamanho original também estarão em cartaz. Recife será a cidade de estreia da exposição “Santos Dumont – Herói Brasileiro”.
Serviço
Exposição “Santos Dumont – Herói Brasileiro”
RioMar Shopping - Av. República do Líbano, 251, Pina, Recife | Piso L3
Classificação: Livre
Informações: (81) 98614.4183
Horários: De segunda a sexta, das 14h às 22h - Sábado, das 9h às 22h - Domingo e feriado, das 12h às 21h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) - à venda no local, a partir do dia 12 de agosto
* Agendamento para grupos a partir de 15 pessoas, com visita guiada, através do telefone (81) 98614.4183 ou pelo e-mail grupos@exhibitionclub.com.br.
Casinha da Cys

Concertos da Primavera no RioMar
Com a Orquestra Matéria Prima, a partir das 18h, com acesso gratuito, na Praça de Eventos 1. Confira clássicos, como "Primavera", de Vivaldi, e "Ave Maria", de Schubert. Gratuito. 
Casinha da Cys

Espetáculo A Cigarra e a Formiga no RioMar Recife
Divertilândia RioMar será neste domingo, 24, com o musical A Cigarra e a Formiga! Durante a peça, as crianças vão conhecer a lição de vida presente por trás da fábula, que valoriza o trabalho e a conquista através do seu esforço. Os ingressos para assistir ao musical custam R$30,00 e R$15,00 (meia) e podem ser adquiridos no site: www.ingressorapido.com.br.

Casinha da Cys

Feira de Artesanato de Pernambuco no Shopping Guararapes  

Na feira, além dos artesãos de Jaboatão dos Guararapes e Recife, há também expositores de Caruaru e Bezerros expondo seu trabalho. Você vai encontrar roupas, quadros, bonecos de Vitalino e muito mais. Os produtos são a partir de R$ 5,00.
 Casinha da Cys
Mar de Bolinhas no Shopping Guararapes
O Mar de Bolinhas chegou no mall e vai garantir a diversão de toda família. São três atrações: o farol com escorregador, um escorregador para crianças menores e o labirinto vertical. O Mar de Bolinhas está localizado no corredor da Riachuelo. A atração custará R$ 18 para quinze minutos e um real para cada minuto excedente. 
Casinha da Cys
Manhãs Lúdicas The Garden Open Mall
Sábado (23) tem apresentação do Mágico Rodrigo Lima na manhã lúdica com  show imperdível. A entrada é gratuita. The Garden Open Mall  fica na Avenida  Bernardo Vieira de Melo, 209 – Piedade. 
Casinha da Cys
Recife Antigo de Coração
Coleta seletiva, preservação ambiental, conhecimento sobre a fauna e flora e tantos outros temas que envolvem o conceito de sustentabilidade serão o mote do Recife Antigo de Coração deste domingo (24). Além disso, o evento abre a Semana Comemorativa ao Dia Mundial do Turismo e os Jogos Escolares do Recife, iniciativas que também são da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Será um dia inteiro de opções gratuitas para toda a população das 7h às 18h.
Serviço:
Recife Antigo de Coração
Dia: 24/09
Dia: 7h - 19h
Local: Recife Antigo - Marco Zero. 
Confira a programação completa:
Espaço Teatro de Rua
Para não ficar só na memória (jogo) - 16h
Esquete teatral “No clima da Coleta Seletiva” - 15h
Polo da Sustentabilidade, Turístico, Cultural e de Lazer
Ecoponto da Associação Gargamel - 8h às 15h
Oficinas de Educação Ambiental e mini-horta em garrafas pets - 14h às 18h
Editora Massangana "Um Livro de Coração" - 8h às 18h
Espaço Mulher - Das 8h às 17h
Cat Móvel - Das 8h às 17h
Feira do Bem (Instituto Artur Vinícius, Mãos de princesa, Creche Santa Clara e a ONG Visão Mundial) - Das 8h às 17h
15h – Oficina de estamparia com o grupo Mãos de Princesa
Polo Infantil
1010 Maneiras de Comprar um Livro sem Dinheiro - 8h às 18h
Equipamentos de recreação na rua - 8h às 18h
Jogos gigantes - 8h às 17h
Polo Saúde e Bem Estar
Tenda Quântica - 8h às 12h
Saúde em Todo Lugar (exames, avaliação física e orientações de saúde) e enfretamento ao mosquito Aedes Aegypti - 8h às 17h
Polo Praça do Arsenal
Abertura dos jogos escolares  - 13h às 16h
Projeto "Frevália" - 16h às 18h
Polo Inclusivo de Esportes e da Pessoa Idosa
Caminhada da Pessoa Idosa -  8h às 10h
Polo esportivo, aluguel de bike e equipamentos de skates - 8h às 17h
Polo Musical
Banda Alipe Root - 8h30 às 9h30  
Show do Bem - 9h30 às 12h
Solidariedade Pró-Criança 2017 - 14h30 às 18h30
15h às 16h30 - Show de Nonô Germano com a participação de Hugo Esteves, Cinderela, Gustavo Travassos
17h às 18:30 - Show de Liv Moraes com a participação de Almir Rouche, Cristina Amaral, Alcymar Monteiro e Rogério Rangel.
Casinha da Cys
Domingo na Arena Sustentável – Arena Pernambuco
No próximo dia 24, a sustentabilidade entra em campo no Domingo na Arena. Além da caminhada ecológica, vai ter economia: através da Unidade Móvel Educativa, a Celpe  promoverá oficina interativa de eficiência energética. As crianças também poderão assistir aos 10 episódios da web série Paxuá e Paramim e ganharão o kit da web série!
Outra atração será desenvolvida pela BRK Ambiental: um jogo de tabuleiro gigante, com dicas de preservação ambiental. Também tem oficinas de produção de mudas e de reciclagem. É dia 24/09, das 9h às 17h, gratuito. 
Casinha da Cys

Semana do Turismo em Recife  
Começa no domingo (24) a programação da semana comemorativa ao Dia Mundial do Turismo que vai contar com atividades por toda a cidade em oito dias de programação gratuita.
Domingo - 24/09
4º Bobociclismo - A partir das 8h30, o evento promovido pela associação Doutores da Alegria realizará um divertido passeio de bike pelas pontes da cidade e abrirá as atividades comemorativas. O passeio que comemora os 14 anos de atuação da ONG no Recife e o Dia Estadual dos Doutores da Alegria, sairá às 9h30, do Parque da Jaqueira, em frente ao Econúcleo. Antes da saída, as crianças e adultos vão participar de um “Alongamento de palhaços”, às 8h30. O roteiro intitulado Circuito das Pontes passará pela Ponte de Santa Isabel, Ponte Velha, Ponte de Ferro, Ponte do Limoeiro, Ponte Maurício de Nassau, Ponte Buarque de Macedo e culmina no Recife Antigo de Coração.
Recife Que Cuida - Das 10h às 17h, pacientes do GAC irão realizar um passeio pela Arena de Pernambuco e vivenciar atividades do Domingo na Arena. As crianças poderão ter um dia diferente, fora da rotina de tratamentos e participar de  shows, passeios de balão, karaokê ao vivo e brincar em todos os equipamentos infantis disponíveis.
Recife Antigo de Coração - Das 8h às 18h, neste último domingo do mês, o Bairro do Recife transforma-se em um parque a céu aberto para receber o Recife Antigo de Coração. Desta vez, o tema é sustentabilidade. Além disso, não vão faltar as tradicionais opções de lazer, shows, brincadeiras para a criançada, práticas esportivas sobre o asfalto e a Ciclofaixa de Turismo e Lazer.
A programação completa da semana você pode conferir acessando AQUI.

Casinha da Cys

Histórias, Bolhas Gigantes e Orquestrando no Jardim Secreto - Poço da Panela 
Uma programação especial para que você possa conhecer e desfrutar desse lugar tão precioso - e pouco conhecido - junto com a família e os amigos. Ah, isso inclui os peludinhos também, tá? Só não vale deixar que eles pisem na hortinha que estamos construindo. Traga sua cestinha de piquenique e água para garantir sua animação durante todo o evento. Cangas, esteiras e almofadas também são bem-vindas!
Local: No fim da Rua Marquês de Tamandaré, às margens do Rio Capibaribe, no bairro do Poço da Panela - Recife/PE
Programação
14h Explicação sobre o projeto Jardim Secreto
14h30 Cortejo e Contação de Histórias
15h30 Oficina de Bolhas Gigantes
16h30 Projeto Orquestrando Pernambuco 
Às 14h, explicação sobre o que é Jardim Secreto e como os moradores e amigos do Poço da Panela estão se unindo e se articulando para transformar um terreno abandonado em um espaço de convivência e contemplação da natureza; jardins comestíveis, medicinais e ornamentais; e um núcleo de educação ambiental para troca de conhecimento e prática dos princípios da agroecologia e permacultura.
Às 14h30, sairá um cortejo para saudar a rua, as árvores e o rio que culminará na contação de histórias, por Ana Carla Ferraz, embaixo de uma linda paquira.
Às 15h30, vai ter a oficina com o Bolhas Gigantes.
Funciona assim: Será disponibilizado uma cesta com alguns materiais básicos para a confecção das varinhas que darão formas as bolhas. Mas atenção, é uma cesta COLABORATIVA, portanto toda contribuição depositada na cesta será bem-vinda! Quem puder trazer um ou mais dos seguintes itens, poderá ser muito útil (para você ou para outra pessoa):
-água (pode ser filtrada, destilada, da chuva ou da torneira)
-detergente ou sabonete líquido (preferencialmente biodegradável e SEM atenuador de espuma)
-baldes/bacias/tigelas/vasilhas (preferencialmente recicladas)
-espetinhos de churrasco, gravetos e palitos de sushi (limpos e
sem pontas, farpas ou espinhos)
-lã/barbante grosso (fio acima de 6) ou retalhos de roupas velhas (algodão) cortados em tiras finas
-tesoura (preferencialmente sem ponta)
Às 16h30, haverá a apresentação do Projeto Orquestrando Pernambuco, formado por crianças da comunidade do Poço da Panela, que aprenderam a tocar música clássica com aulas de violino, viola e violoncelo ministradas por professores do Conservatório de Música. 

Casinha da Cys

Bike PE é opção para o fim de semana no Recife
As novas ‘laranjinhas’ já chegaram no Recife. A capital pernambucana foi a primeira cidade do Brasil a receber os novos modelos de bicicletas compartilhadas mais robustos e com tecnologia inovadora. Neste primeiro final de semana de funcionamento do novo Bike PE no Recife, opções não vão faltar para os ciclistas. Serão 13 estações, já em funcionamento no Recife Antigo e centro da cidade, com a possibilidade de utilização do serviço inclusive sem a necessidade de cadastro no site. Até o final de setembro, outras sete estações de um total de 20 serão instaladas no Recife. Com isso, a cidade ganhará 200 bicicletas para uso compartilhado ainda neste mês.   
Para se cadastrar no novo Bike PE será necessário realizar a inscrição no site www.bikeitau.com.br. Os cadastrados pelo site receberão um cartão de usuário em casa. Apenas passes mensais e anuais dão direito ao cartão do usuário. É possível adquirir passe Mensal e Anual pelo aplicativo Bike Itaú (disponível para sistemas Android e IOS), no site www.bikeitau.com.br e na sede do Bike PE (Rua Artur Moura, 88F - Imbiribeira – Recife). 
Os passes diários e para três dias podem ser comprados pelo aplicativo Bike Itaú, site e também diretamente nas estações. Estes não serão vendidos na sede física. O usuário poderá fazer quantas viagens quiser gratuitamente, durante todo o dia, que podem ser tarifadas ou não, dependendo do tempo de uso: são gratuitas as viagens por até 60 minutos de segunda a sábado e até 120 minutos aos domingos e feriados, respeitando o intervalo de 15 minutos entre as viagens.  
Os valores dos passes do novo Bike PE são: R$ 8 passe diário, R$ 15 passe para 3 dias, R$ 20 passe mensal e R$ 160 passe anual. As formas de pagamento são pelo App Bike Itaú, no site Bike PE e nos quiosques de autoatendimento somente com cartão de crédito. Na sede do Bike PE.: dinheiro - Rua Artur Moura, 88F - Imbiribeira – Recife. 
Uma das novidades apresentadas pelo novo bike-sharing é a possibilidade do usuário não cadastrado no sistema comprar o passe diretamente nos quiosques de auto-atendimento, ou seja, sem necessidade de cadastro prévio no site do Bike PE. Para utilizar o Bike PE sem precisar fazer cadastro prévio no sistema, basta que o usuário vá até o quiosque de autoatendimento, siga as instruções que aparecem na tela e realize a operação com seu cartão de crédito. Por enquanto, apenas o totem de autoatendimento na estação 12 (Camilo Simões), a primeira a receber o serviço, está em fucionamento, mas o projeto vai disponibilizar quiosques em 30% das estações, até o final do ano. Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade como pontos turísticos.  

 Foto: Luiz Fabiano/seturel-pe.


Casinha da Cys

Dicas de passeios para toda família  


Ciclofaixas
A Ciclofaixa de Turismo e Lazer funcionará aos domingo (10), das 7h às 16h.
Casinha da Cys
Lazer na Rua - Segundo Jardim de Boa Viagem

Dica boa para toda família aproveitar no domingo é espaço destinado para diversão na Avenida Boa Viagem. Uma parte via que fica em frente ao Segundo Jardim do bairro de Boa Viagem contempla o projeto Lazer na Rua para ser usado pela população como área de lazer para atividades como patins, skate e bicicletas para crianças além da liberação da via que acontece aos domingos. 
Casinha da Cys
Parque Dona Lindu 

Uma boa sugestão para o fim de semana é levar a garotada para brincar no Parque Dona Lindu. Lá tem espaço para andar de patins, skate, bicicleta e vários brinquedos para a garotada curtir. 
Casinha da Cys
Passeio no Parque da Lagoa na Reserva do Paiva
O Parque da Lagoa conta com 4,6 hectares, espelho d´água de 24 mil metros quadrados de sua lagoa, estrutura de lazer, como boardwalking e pista de cooper de 1km, e ciclovia. O equipamento inclui ainda parques infantis com brinquedos, espaço exclusivo para cachorros e áreas de contemplação com bancos. Lembrando que não é permitida a prática de esportes aquáticos devido à existência de peixes na lagoa.
Casinha da Cys
Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)
Além disso, o MEPE inaugurou recentemente o Palacete Estácio Coimbra, espaço que irá retratar como era um casario pernambucano durante o século XIX. Por meio de textos, fotografias e mobiliário de época, os visitantes poderão entender a história do casarão. Ao todo, sete núcleos conceituais em 12 ambientes compõem o palacete, que foi remodelado com o intuito de mostrar como funcionava uma residência urbana da aristocrática há duzentos séculos.
Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)
Av. Rui Barbosa, 960, Graças, Recife – PE
Visitação: Terça a sexta | 9h às 17h; Sábado e domingo | 14h às 17h
Informações:  (81) 3184 3170

Museu do Trem - Estação Central Capiba
Museu do Trem em RecifeCom uma média de visitação de 800 pessoas por dia, a Estação Central Capiba, no Bairro de São José, tornou-se o novo xodó dos recifenses. O mais novo equipamento cultural do Governo do Estado abriga o requalificado Museu do Trem, que é considerado o primeiro do Brasil e o segundo do gênero da América Latina. Tendo Gilberto Freyre como patrono, o Museu do Trem foi inaugurado em 25 de outubro 1972 e desativado em outubro de 1983.
O espaço conta com a exposição Chegada e Partida – A Memória do Trem em Pernambuco, com curadoria do museólogo Aluízio Câmara. A exposição conta com  mais de 500 peças sobre a história ferroviária de Pernambuco, através de documentos e antigos objetos, como bilheterias e relógios a locomotivas a vapor e até um vagão.
Estação Central Capiba/ Museu do Trem
Rua Floriano Peixoto, s/n, São José (Centro do Recife)
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados e domingos, das 10h às 17h
Entrada: Gratuito
Telefone para agendamento: (81) 3184 3097


Museu Cais do Sertão

Museu em Recife Um dos equipamentos culturais da cidade mais interessantes para ser visitado com espaço interativo e multicolorido que faz uma bela homenagem a um dos mais conhecidos pernambucanos: Luiz Gonzaga. No local o visitante tem,  através dos recursos tecnológicos multimídia,  uma ideia de como é o Sertão pernambucano.  Na sala de música é possível, com ajuda dos instrutores que estão no local, tocar um dos instrumentos típicos da Região Nordestina. O passeio é uma imersão na cultura pernambucana com os acessórios disponíveis no lugar como totens de áudio, telas touchscreen  e salas de vídeo.
Museu Cais do Sertão
Endereço: Av. Alfredo Lisboa, s/n. Bairro do Recife.Informações:  (81) 3089-2974.

 

Sinagoga Kahal Zur Israel
A Sinagoga foi a primeira construída no continente Americano, no século XVII, que hoje abriga o Museu Judaico de Pernambuco.
A ocupação holandesa no Recife trouxe grande número de judeus portugueses de Amsterdã. Com eles, inúmeros cristãos-novos e descendentes que já viviam no Recife retornaram ao judaísmo, formando algumas congregações.
Em dezembro de 2001, o prédio original reconstituído foi aberto ao público, sendo hoje um dos mais importantes sítios turísticos da região. A edificação é a parte visível do que foi uma comunidade que atingiu 50% do total de habitantes de origem europeia da época, deixando marcos da sua presença em muitos lugares.
Sinagoga Kahal Zur Israel
Endereço: Rua do Bom Jesus, 197/203. Recife Antigo.
Informações:  (81) 3224.2128

 
 Paço do Frevo

Um espaço dedicado ao Frevo para contar sua trajetória as futuras gerações e promover  à difusão, ser um local de pesquisa, entretenimento e proporcionar formação nas áreas da dança e música do frevo. É  um ótimo local para um passeio em família e com amigos para conhecer um pouco mais sobre toda história do Frevo. 
Paço do Frevo
Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, S/N. Bairro do Recife.
Informações:   (81) 3355-9527




Torre Malakoff
Foi construído no século XIX (com materiais provenientes da demolição do Forte do Bom Jesus) para servir como observatório astronômico e portão monumental do Arsenal da Marinha, o equipamento cultural mais antigo do Bairro do Recife.
Torre Malakoff
Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife – Recife – PE
Gratuito
Informações:  (81) 3184 3185






Museu da Cidade do Recife
Um passeio interessante para se fazer em Recife é conhecer o Forte das Cinco Pontas, localizado no bairro de São José. O Forte foi construído pelos holandeses em 1630, considerado um dos símbolo da resistência holandesa em Pernambuco, erguido  em um ponto estratégico perto de engenhos que abrigavam mananciais de água potável e próximo ao encontro do Rio Capibaribe com o mar. Era de grande relevância para a cidade para o abastecimento de água e na defesa da região por sua localização. 
Museu da Cidade do Recife 
Endereço: Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José - Recife
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado das 9h às 17h.
Entrada gratuita  
Informações: (81) 3355-3106. 

 

Casa da Cultura
Artesanato em Recife
Localizada às margens do Rio Capibaribe, a Casa da Cultura é um dos maiores polos de comercialização de artesanato do Recife e um dos cartões postais do estado. O imponente prédio onde está instalada foi construído para abrigar a antiga Casa de Detenção do Recife, que permaneceu por mais de um século como a mais importante penitenciária de Pernambuco. Hoje, as antigas celas são ocupadas por lojas, associações culturais e lanchonetes. A Casa conta ainda com teatro e anfiteatro que acolhem ações formativas e espetáculos de dança,  música e teatro promovidos ou apoiados pelo Governo do Estado através da Fundarpe.
Casa da Cultura
Rua Floriano Peixoto, s/n, Santo Antônio, Recife. 
Entrada: Gratuito
Informações:  (81) 3184 3151 / 
3224-0557.



Instituto Ricardo Brennand

O espaço cultural é um local belíssimo e um passeio que toda família vai gostar. Fica localizado a 14 quilômetros do centro da cidade do Recife. O  Instituto Ricardo Brennand é considerado um dos mais importantes centros culturais brasileiros. É um local que tem como missão promover  a cultura através da história, da arte e da educação (arte-educação).
Instituto Ricardo Brennand
Endereço: Alameda Antônio Brennand, S/N - Várzea 
Fone: (81) 2121-0352 / 2121-0365



Museu Militar do Forte do Brum 

O Forte foi transformado em Museu Militar a partir de 1987 e conta com um importante acervo, além de ser um lugar muito bonito. É um local que deve ser visitado tanto por turistas, como também pelos moradores da cidade. É um ótimo passeio para toda família aproveitar e ter acesso à história do Brasil.
Confira nossa postagem sobre o Forte do Brum acessando AQUI.
Forte do Brum
Endereço: Praça Comunidade Luso-Brasileira s/n.
Cais do Apolo  –  Recife-PE.
Contato: (81) 3224-4620 e 3224-7559.




CAIXA  Cultural Recife 

A CAIXA Cultural Recife é um lugar super bacana para um passeio com toda família. O lugar é muito bonito e ainda tem sempre alguma programação especial para quem visita o local.  A visitação é gratuita. 
CAIXA Cultural Recife
Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Praça do Marco Zero – Bairro do Recife Antigo.
Informações: (81) 3425-1908.




Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam)
MamamO MAMAM foi, da sua criação até junho de 2001 tem o objetivo de se tornar um centro de referência da produção moderna e contemporânea das artes visuais, o MAMAM, por meio da divulgação, registro e reflexão sobre a arte do presente e suas referências históricas, tem contribuído para a formação cultural do público e para o adensamento do meio institucional e artístico do Recife.
Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM)
Ingresso: Não paga para entrar.
Endereço: Rua da Aurora, 265, Boa Vista, Recife.
Telefone: (81) 3355-6870/3355-6871/3355-6872.




Museu Murillo La Greca
Endereço: Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366 - Parnamirim.
Entrada Franca
Telefone: (81) 3355-3126 | (81) 3355-3127 




Espaço Ciência 

O Espaço Ciência, o maior museu a céu aberto do Brasil, localizado entre os municípios de Recife e Olinda, programou atividades para as férias escolares. No mês de janeiro, toda a área verde de 120 mil m² estará disponível com atividades gratuitas para o público visitante. Além das áreas do Parque (Trilha Ecológica e Trilha da Descoberta) a programação ainda conta com exposições, oficinas e passeio no barco solar.
Endereço: Complexo de Salgadinho - Parque 2 s/n - Olinda
Ingresso: Gratuito 
Informações: (81) 3241-3226 / (81) 3183-5531.



                                                        
Parque Dois Irmãos

Nossa sugestão para aproveitar um passeio super bacana em Recife é vistar o Parque Estadual Dois Irmãos. A garotada vai gostar muito de passear pelo Parque e poder conferir o Zoológico. É um ótimo passeio em família.                          
Parque Dois Irmãos
Endereço:  Praça Farias Neves, s/n, Dois Irmãos, Recife - PE.
Informações:  (81) 3184.7750 / 3184.7754






Jardim Botânico do Recife
Recife conta com um Jardim Botânico repaginado e com novos atrativos. O local possui um espaço ambiental que agrega lazer, ciência e educação, totalmente estruturado para receber turistas e moradores. 
Jardim Botânico do Recife
Endereço: BR-232, Km 7,5 – Curado, Recife – PE
Telefones: 3355.0002 / 3355.0003



Oficina de Cerâmica Brennand
Ingresso: R$ 10, com direito a meia-entrada.
Endereço: Propriedade Santo Cosme e Damião, s/n, Várzea, Recife. 
Telefone: (81) 3271-2466.

Centro de Artesanato
Ingresso: Gratuito.
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife, Recife. 
Telefone: (81) 3181-3451.

Casa do Carnaval
Ingresso: Gratuito.
Endereço: Pátio de São Pedro, 52, São José, Recife.
Telefone: (81) 3355-4311.
  
Fundação Gilberto Freyre
Endereço: Rua Dois Irmãos, 320, Apipucos, Recife. 
Telefones: (81) 3441-1733/2883.

Museu do Estado de Pernambuco
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 960, Graças, Recife. 
Telefone: (81) 3184-3174.

Centro Cultural Benfica
Sede do Teatro Joaquim Cardozo, do Instituto de Arte Contemporânea.
Funcionamento:   8h às 12h e 14h às 17h.
Ingresso:  Gratuito.
Endereço: Rua Benfica, 157, Madalena, Recife. 
Telefone: (81) 3227-0657.

Museu do Homem do Nordeste
Endereço: Avenida 17 de agosto, 2187, Casa Forte, Recife. 
Telefone: (81) 3073-6340/3073–6332.

Galeria Janete Costa
Ingresso: Gratuito.
Endereço: Avenida Boa Viagem, s/n, Boa Viagem, Recife. 
Telefone: (81) 3355-9832.




Informação importante: 
Não nos responsabilizamos por mudanças de horários e valores cobrados. As informações postadas aqui foram divulgadas pelos organizadores dos eventos e através da mídia.  


Crédito das Imagens da nossa postagem: Divulgação dos eventos e  fotos do Arquivo pessoal Casinha da Cys.
#Recife #Pernambuco #euamorecife  #eucurtorecife  #crianças  #diversãoparacriançaRecife  #programaçãoparacriançaemrecife #dicasparacriançarecife #CasinhadaCys #ProgramacaoparacriancaRecife

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA