Os benefícios e cuidados da drenagem linfática e da limpeza de pele na gravidez

05 setembro 2017 | Postado por casinhadacys

Durante a gestação, mudanças graduais vão acontecendo no corpo da mulher. Entre as alterações mais frequentes estão alterações na pigmentação, na fisiologia vascular, na pele. Muitas vezes surgem varizes, edemas, manchas. Para garantir a saúde e o bem estar, procedimentos podem ser realizados com o cuidado na escolha de profissionais capacitados. De acordo com a fisioterapia dermato funcional Andréa Maciel, é preciso cuidado e conhecimento para garantir a segurança para mãe e bebê. A especialidade, reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), garante a utilização de técnicas específicas para assegurar e potencializar resultados efetivos de tratamento sem causar danos à saúde, resultando em uma melhor qualidade de vida. 
Na gravidez, algumas mulheres notam um aumento da oleosidade da pele e surgimento de acne, principalmente no primeiro trimestre. Neste caso, a limpeza de pele é indicada, com o cuidado para evitar o uso de alguns ácidos e cosméticos. Além de combater o excesso de oleosidade, a limpeza de pele atua na remoção de células mortas, impurezas e na extração de cravos. Mas, sua aplicação requer cuidados posteriores. Para Lenise Ribas, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a limpeza de pele exige medidas indispensáveis no pós-tratamento. Uma delas é a aplicação do protetor solar, pois o procedimento deixa a pele mais fina e sensível. Sem essa proteção, o aparecimento de manchas é mais suscetível, principalmente nas peles morenas.
A drenagem linfática também é  muito bem-vinda durante a gestação porque ajuda a relaxar, alivia inchaços típicos, reduz o acúmulo de retenção de líquido, estimula a lactação e prepara as mamas para a amamentação, previne e combate varizes, celulite e estrias. Mas todo cuidado é pouco. Para alcançar os efeitos desejados é fundamental que o procedimento seja executado somente por fisioterapeuta especializado. Uma drenagem linfática realizada de maneira inadequada pode comprometer a circulação, causar hematomas, dores intensas, eritema (vermelhidão), deslocamentos de trombos, micro-varizes, além de piorar o fibro edema geloide, ou seja, a celulite.
Na gestação, as consequências de um procedimento mal executado são ainda mais graves para a futura mamãe e o bebê.Quando realizada por um profissional não habilitado, a drenagem linfática manual também pode estimular contrações uterinas e causar a precipitação do parto a partir do sexto mês de gestação. Grávidas com hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda, infecções de pele e erupções cutâneas não são aconselhadas a realizar este procedimento. 
No período pós-parto, a drenagem linfática trabalha como um auxiliar para o retorno da forma física, atuando na diminuição da retenção de líquidos, prevenção de celulite e na estimulação do metabolismo.  


CONTATOS:
Fisioterapeuta Andréa Maciel
Fisioterapia Dermato Funcional, Osteopatia e Gerontologia.
Praça de Casa Forte, Empresarial Alcides Fernandes, número 381, sala 503.
Recife-PE e Atendimento domiciliar  (81)99708-1343.
ComTexto Assessoria de Comunicação Cláudia Carina Bettini - 99592375 Patrícia Fonseca – 99453796.


Imagem: Divulgação. 
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA