Como identificar e trabalhar com crianças superdotadas?

13 setembro 2017 | Postado por casinhadacys

Elevado nível de curiosidade, rapidez na aprendizagem, senso de humor diferenciado e perfeccionismo. Essas são algumas das principais características de uma criança superdotada, diagnóstico que apresenta habilidades especiais em atividades intelectuais e acadêmicas. Devido à dificuldade de reconhecer as aptidões, não há dados oficiais que indicam a quantidade de crianças identificadas, mas estima-se que 5% do público infanto-juvenil sejam superdotados no Brasil.  
Para a presidente da Associação Brasileira de Superdotação/Altas Habilidades, Susana Graciela Pérez, é necessário que hajam métodos mais adequados para identificar e atender esse público. “Essas pessoas são vistas como um bicho estranho, hiperativo, que não se encaixa na normalidade. Se for identificada e atendida adequadamente, o impacto será muito positivo, porque poderá desenvolver suas potencialidades de forma plena e, inclusive, contribuir com a sociedade”, comenta a especialista. 
No Brasil, a lei 9394/96 determina que os superdotados tenham atendimento educacional especializado, enriquecimento curricular e preparação para o mercado de trabalho. A lei 13.234/15 também prevê a identificação e atendimento especializado, mas nenhuma delas ainda foi regulamentada. De acordo com Susana Graciela, enquanto as leis não entram em prática, o primeiro passo seria formar os professores para lidar com esses casos. 
“Os professores são os que mais convivem com essas crianças, além da família. Então, eles estão na posição ideal para divulgar informações verdadeiras e acabar com os mitos sociais sobre essas pessoas. Precisamos compreender que esse público é tão vulnerável quanto as pessoas com deficiência”, afirma.

Palestra
A uruguaia Susana Graciela Pérez é uma das palestrantes confirmadas no XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, que será realizado entre os dias 20 e 22 de setembro, no Centro de Convenções, em Olinda. A convidada ministra a palestra “Entendendo e trabalhando com a superdotação/altas habilidades”, no dia 21, a partir das 10h40.
“Reunir professores e profissionais acadêmicos para debater um tema tão delicado e importante como este é um grande passo. É um assunto que requer extremo cuidado no trato e precisamos esclarecer que superdotados são considerados especiais, assim como os alunos que apresentam déficit de aprendizagem”, pontua a palestrante.



Fonte do texto: Ramon Andrade-Dupla Comunicação/Imagem: Reprodução.



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA