Filmes que abordam o relacionamento entre pai e filho

07 agosto 2017 | Postado por casinhadacys

dia dos pais
Como a gente gosta muito de um bom filme, mesmo se for desenho animado (risos), preparamos para vocês uma listinha com alguns filmes que fazem referência à relação pai e filho. Tem alguns filmes muito antigos e outros mais recentes, incluímos filmes de animação também. Na lista você vai encontrar filmes que podem ser assistidos com seus filhos, mas outros já têm uma abordagem mais complexa e a classificação de censura deles não é para criança de todas as idades, ou seja, não podem ser assistidos em família, mas o papai, mamãe, avô, avó, tios e quem se interessar por um bom filme poderá assistir e conferir grandes emoções, divertimento e, quem sabe, absorver alguma boa lição dos filmes. 
Então, prepare sua pipoca e refrigerante para grandes emoções. Vamos  lá! 

Meu malvado favorito
Gru (Steve Carell) sempre foi o considerado o vilão mais temido, até que o novato Vetor (Jason Segel) rouba a pirâmide de Gizé e a substitui por uma réplica. Para retomar o posto e diminuir a repercussão do feito, o vilão ambicioso planeja roubar “apenas” a Lua. Se o plano já é bastante ambicioso, a situação fica mais difícil ao encontrar três meninas órfãs, que passam a considerá-lo como pai.


Procurando Nemo
É para contar a história de Marlin, um peixe-palhaço que perde quase toda a família durante o ataque de um predador (uma barracuda ), e assim, torna-se um pai super protetor de seu único filho, Nemo. O problema é que tanta proteção acaba envergonhando o peixinho na frente dos colegas, e para provar ao pai que pode se virar sozinho, resolve nadar em mar aberto, quando é capturado por um mergulhador, e levado para Sydney. Decidido a encontrá-lo, Marlin nada por todo o oceano, enfrentando todo tipo de perigo ao lado de Dory, um peixinho-fêmea muito simpático, mas com um grave problema de perda de memória recente.

Doze é Demais (Cheaper By The Dozen)
Tom (Steve Martin) e Kate (Bonnie Hunt) são os chefes da família Baker  e são pais de   12 filhos. O casal precisa  lidar com todos os problemas de se ter uma família tão grande.


O Pai da Noiva (Father of the Bride, 1991) 
Um pai de família (Steve Martin) acometido de uma crise de ciúmes quando descobre que sua filha e o namorado irão se casar. Da festa de noivado ao grande dia, o homem cria mil confusões para não perder a única filha.

O Garoto (The Kid)
Charles Chaplin conta a história de como seu vagabundo transforma-se no pai adotivo de um menino abandonado.

O tiro que não saiu pela culatra (Parenthood, 1989)
Conta à história de vários conflitos familiares que se cruzam. O filme  inclui bons momentos dramáticos com o  conflito entre o pai e o filho-problema.
                                           

Em nome do pai (In the Name of the Father, 1993)
Baseado em fatos reais, conta a história de uma família irlandesa injustamente acusada de terrorismo na Inglaterra. O eixo da narrativa é o conflito entre o filho imaturo interpretador por Daniel Day-Lewis e seu pai tradicional, Pete Postlethwaite. Paradoxalmente, é o horror da prisão injusta que finalmente levará ambos a se aproximarem.

Querido Frankie (Dear Frankie, 2004)
Gerard Butler (300, 2006) interpreta um estranho contratado para se fingir de pai para um menino (Jack McElhone). Até então, a mãe do garoto (Emily Mortimer) havia sustentado a ilusão de que o pai que o garoto nunca conheceu (mas com o qual se corresponde constantemente) seria um marinheiro em uma viagem interminável pelos mares do mundo. É claro que o pai de aluguel termina se saindo melhor que a encomenda.
  
C.R.A.Z.Y. (2005)
Conta a história dos conflitos familiares vividos por um jovem (Marc-André Grondin) que se percebe excluído da família por sua homossexualidade, apesar de ser na prática o filho predileto. Há cenas tensas, mas no geral o filme é deliciosamente leve. A trilha sonora repleta de músicas de várias épocas é marcante, em especial pelos rocks clássicos dos anos 70.

Invasões Bárbaras
Rémy (Remy Girard) é um professor universitário que tem uma doença terminal, e está praticamente morrendo aos poucos. Não tem um bom  relacionamento com o seu filho Sébastien (Stéphane Rosseau), que é um profissional bem sucedido e trabalha em Londres. O conflito ideológico entre os dois é evidente e forte, o que causa inúmeros desentendimentos ao longo da trama.

Uma Questão de Honra. Só Resta a Esperança (After the Promise)
Elmer Jackson (Mark Hermon) é um trabalhador sem instruções que precisa cuidar de seus quatro filhos depois da morte prematura da sua esposa. Quando uma insensível assistente social interpreta mal a simplicidade de Elmer, faz o Estado intervir e levar seus filhos para instituições de adoção. Elmer perde a custódia de seus próprios filhos. Desesperado, ele luta contra tudo e todos, ele os procura nos orfanatos, hospitais, em todos os lugares. 

O Pai, o filho e o Trem Uma escolha muito difícil  -The Father and the Boy Train
É um fique que mostra a  história de um pai que optou em sacrificar o filho para salvar a vida de muitas pessoas que estavam no trem que ele conduzia. É um filme que nos sugere uma escolha muito complicada de fazer.  

Lua de Papel (Paper Moon, 1973)
A história se passa em 1935, durante a Grande Depressão. Conta a história de uma menina que perde a mãe, deixando-a aos cuidados da tia. Um vendedor viajante que trabalha vendendo bíblia é encarregado pelos locais para levar a garotinha para a tia na cidade de St. Joseph. O  golpista disfarçado de vendedor de Bíblias, Moses Pray (Ryan O'Neal), de repente se vê responsável pelo destino de uma menina de 9 anos, Addie (Tatum O'Neal, filha de Ryan), que pode ou não ser sua filha com uma prostituta recém-falecida. Antes de conseguir se livrar dela, entregando para uma tia, Moses descobre que está diante de uma parceira de golpes às vezes mais esperta do que ele.
O Paizão (Big Daddy)
Um sujeito irresponsável passa a tomar conta do filho de um amigo que saiu em viagem. Sem jeito para ser pai, ele aos poucos vai aprendendo a lidar e gostar da criança, e vê a chance de reconquistar sua namorada, agora que está se tornando alguém mais correto.


Treinando o Papai  (The Game Plan)
Joe Kingman (Dwayne Johnson) é um famoso quaterback da equipe de Boston, que está em plena disputa do campeonato. Joe é um solteiro convicto, que gosta de usufruir da fama e da riqueza que possui.  Até que conhece Peyton (Madison Pettis), sua filha de 7 anos que até então não sabia que existia.

Imagine Só - Salaylm Things
Evan (Eddie Murphy) é um executivo de finanças que já não consegue mais controlar o declínio vertiginoso de sua carreira. Desesperado e sem saber o que fazer, decide ouvir sua filha pequena, que o convida a penetrar em seu mundo imaginário. É quando Evan vai começar a encontrar vários caminhos para resolver seus problemas.

Acertando as Contas com Papai (Getting Even With Dad)
No filme um ex-condenado e viúvo, decide roubar moedas avaliadas em um milhão e meio de dólares justamente quando Timmy (Macaulay Culkin), seu filho que morava com Kitty (Kathleen Wilhoite), sua tia, volta para casa, pois ela está em lua-de-mel.

Menina dos Olhos
Ollie Trinke (Ben Affleck) é um homem casado e bem-sucedido no emprego, que parece ter tudo o que sempre quis na vida. Porém sua vida de sonho desmora após sua esposa, Gertrude (Jennifer Lopez), morrer, deixando uma filha  para criar.

Um Homem de Família (The Family Man)
Jack Campbell (Nicolas Cage) um investidor entediado com sua longa vida de solteiro. Um belo dia, ele acorda e começa a imaginar como teria sido sua vida se tivesse se casado com Kate (Téa Leoni), sua namorada nos tempos de colégio. Até que, repentinamente, Jack acorda e se vê um feliz marido, casado com Kate, pai de duas crianças e levando uma tranquila vida no subúrbio.

Ensinando a Viver
David Gordon (John Cusack) é um escritor de ficção científica que ficou viúvo recentemente. Ele então decide adotar Dennis (Bobby Coleman), um menino órfão que acredita ser um marciano em missão de exploração na Terra. Liz (Joan Cusack) tenta dissuadir David da ideia, alegando os perigos da paternidade. mas ele está decidido e adota o garoto. A partir de então passa a contar com ajuda da amiga Harlee (Amanda Peet), já que se vê completamente perdido.

O Dia Depois do Amanhã  (The Day After Tomorrow)
O filme é sobre os problemas que o Planeta vem sofrendo como o aquecimento global. Entretanto, no filme é mostrado o esforço do pai, um cientista envolvido com pesquisas sobre o tema das mudanças climáticas no mundo,  que atravessa o país inteiro para salvar o filho. É um filme que nos levam a fazer uma reflexão sobre o amor de um  pai e o que ele é capaz de fazer para ajudar seu filho. 

Meu Pai, Meu Filho (Aime Ton Père)
A tensa história sobre um pai que desesperadamente sequestra o próprio filho para tentar solucionar os conflitos entre os dois.

Uma babá quase perfeita (Mrs. Doubtfire)
Uma comédia bem divertida para reforçar os sentimentos de amor e respeito pelo pai.  Um pai que enganaria todo mundo se passando por uma velhinha só para ficar perto dos filhos.

Palavras de Amor ( Bee Season)
Eliza (Flora Cross) é uma jovem que tem grande facilidade em soletrar. Ela é a filha caçula de Saul (Richard Gere) e Miriam (Juliette Binoche), sendo que no momento se prepara para participar do Campeonato Nacional de Soletrar a ser realizado em Washington. Entretanto à medida que Eliza melhora sua capacidade de soletrar a comunicação entre seus pais e seu irmão (Max Minghella) piora, cabendo a ela reunir os fragmentos de sua família.
                                        

Meu Pai, Uma Lição de Vida Dad (1989)
O filme é um drama que conta a história da emocionante relação entre pai e filho. Quando a mãe  é repentinamente hostilizada, ele retorna para o seu lar a fim de cuidar de seu velho pai.  À medida que John vai ensinando seu pai a conquistar novamente sua independência, o relacionamento entre ambos melhora.



Gonzaga, de Pai pra Filho(2012)  
O filme mostra a trajetória de dois ícones da música brasileira, um dos pontos tratados no filme é sobre paternidade, um dos assuntos fundamentais na vida desses dois cantores e compositores. Eles tinham uma relação muito conturbada.  O filme tem uma história que provavelmente vai emocionar muita gente, principalmente por tocar em um tema tão delicado que é a relação familiar, independente  dos protagonista serem pessoas conhecidas em todo Brasil, vale a pena conferir porque é o reflexo de muitas famílias em qualquer parte do mundo: os  encontros e desencontros de um relacionamento familiar.





Nota: Esse post é uma homenagem ao meu pai que faleceu em março de 2017.  




0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA