Programação especial marca o aniversário do paisagista Roberto Burle Marx

31 julho 2017 | Postado por casinhadacys

A partir da terça-feira, 1º de agosto, uma série de eventos vai marcar o aniversário do arquiteto, paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx, reconhecido internacionalmente, e responsável pelos projetos de diversas praças e jardins na capital pernambucana. A Semana Burle Marx 2017 é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, instituída pela Lei Municipal nº 17.571/2009, de autoria do então vereador e hoje vice-prefeito, Luciano Siqueira. Em 2015, o prefeito Geraldo Julio transformou 15 áreas verdes projetadas pelo paisagista em patrimônio histórico e ambiental do Recife, por meio de decreto que instituiu os espaços como os primeiros Jardins Históricos da cidade. 
A programação do evento, que chega a sua 9ª edição, vai até o dia 14 de agosto, incluindo curso, palestras, lançamento de aplicativos, passeio turístico e ação educativa. Na abertura, que acontece na terça (1), a partir das 9h, no Jardim Botânico do Recife, bairro do Curado, será anunciado o Curso Profissionalizante em Técnicas de Jardinagem, que oferece 30 vagas, sendo 12 reservadas, pela primeira vez, para as equipes da PCR responsáveis pela manutenção dos jardins de Burle Marx. As inscrições poderão ser feitas até o dia 4, pelo site www.jardimbotanico.recife.pe.gov.br.
Na noite da segunda (7), será lançado o Aplicativo de Educação Patrimonial – Patrimônio PE em evento realizado no Salão Paroquial da Igreja de Casa Forte. O aplicativo incluirá informações sobre o paisagista e detalhes dos espaços públicos projetados por ele. No lançamento haverá palestra com a professora doutora Ana Rita Sá Carneiro, do Laboratório da Paisagem da UFPE, especialista na obra de Burle Marx. O aplicativo foi desenvolvido pelo produtor cultural Sandro Lins, com verbas do Funcultura.
No sábado (12), o passeio Olha Recife, da Secretaria de Turismo do Recife, vai percorrer o Circuito Burle Marx. E haverá também a ação educativa “Os Jardins de Burle Marx – oficina de aquarela botânica para crianças”, uma parceria do Museu da Cidade do Recife com o projeto Histórias para Aprender e Contar. Voltada para o público infantil (a partir dos 7 anos), a atividade é gratuita e oferece 20 vagas. Interessados podem se inscrever pelo telefone 3355-9558 ou pelo e-mail educativomcr@gmail.com. A programação inclui ainda palestras, ações educativas, entre outras iniciativas. Confira a programação completa abaixo.

COMITÊ
O Comitê Burle Marx surgiu inicialmente com a missão de construir a Semana Burle Marx, instituída pela Lei nº 17.571/2009, de iniciativa do atual vice-prefeito Luciano Siqueira, em seu mandato de vereador. Atualmente o Comitê, além de elaborar iniciativas para a comemoração do aniversário de Burle Marx, atua na linha da educação patrimonial.
Coordenado pelo Gabinete do vice-prefeito, o Comitê é formado por CAU-PE, Emlurb, Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Fundarpe, IAB, Laboratório da Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Museu da Cidade do Recife, Mamam, Oráculo Consultoria e pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente; Educação; Mobilidade e Controle Urbano; e Turismo.

JARDINS HISTÓRICOS
A cidade do Recife, de forma inédita no Brasil, adotou, em 2015, o conceito da Carta de Florença, editada pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, e pelo Comitê Internacional de Jardins e Sítios Históricos, em 1981. A iniciativa significou a transformação de 15 áreas verdes projetadas por Roberto Burle Marx em patrimônio histórico e ambiental do Recife. O prefeito Geraldo Julio assinou o decreto que instituiu os espaços como os primeiros Jardins Históricos da cidade, uma das novas categorias previstas no Sistema Municipal de Unidades Protegidas (Smup).
Os jardins contemplados foram projetados pelo paisagista entre 1934 e 1937, ao trabalhar na capital pernambucana. São eles: praças de Casa Forte, Euclides da Cunha, República e Jardim do Campo das Princesas, Derby, Salgado Filho, Faria Neves, Pinto Damaso, Entroncamento, Chora Menino, Maciel Pinheiro, Dezessete, Artur Oscar, Jardim da Capela da Jaqueira e os largos da Paz e das Cinco Pontas. 

Programação da Semana Burle Marx 2017
Terça-feira (1 de agosto) - 9h
- Abertura do evento, com anúncio do Curso de Jardineiro com especialização nos jardins de Burle Marx.
Local: Jardim Botânico do Recife

Quarta-feira (2) - 19h
Palestra: “Produção artística de Burle Marx”, com a arquiteta curadora Beth Araruna.
Local: IAB-PE - Rua Jener de Souza, 130 - Derby

Sexta-feira (4) - 20h
Aniversário de Burle Marx: O IAB-PE convida o chef Rafael Chamir para servir uma receita criada por Burle Marx, que consta no livro de cozinha por ele assinado.
Local: Restaurante Capitão Lima - Rua Capitão Lima, 102 - Santo Amaro

Segunda-feira (7) - 20h
- Palestra: “O legado de Burle Marx e os desafios da Educação Patrimonial”, com a professora doutora Ana Rita Sá Carneiro, do Laboratório da Paisagem da UFPE. Evento realizado pelo Rotary de Casa Amarela.
- Lançamento do Aplicativo de Educação Patrimonial – Patrimônio PE
Local: Salão Paroquial da Igreja de Casa Forte

Terça-feira (8) - 10h
Lançamento do Aplicativo Patrimônio PE
Local: Centro de Artes e Comunicação - UFPE

Sábado (12) - 14h
Programa Olha Recife da Secretaria de Turismo - Circuito Burle Marx –
Local: Praça do Arsenal

Sábado (12) – 15h
Ação educativa: “Os Jardins de Burle Marx – oficina de aquarela botânica para crianças”
Local: Museu da Cidade do Recife

Segunda (14) - 14h
A Fundarpe promove o lançamento do Projeto do Funcultura Jardins de Burle Marx
Local: Teatro Arraial Ariano Suassuna - Rua da Aurora, 457, Boa Vista



Fonte: Prefeitura do Recife/Imagem: Reprodução.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA