Contação de Histórias para crianças e “Um São João Danado de Bom”

21 junho 2017 | Postado por Casinha da Cys

O Tapete Voador
O grupo O Tapete Voador realiza, desde 2012, projetos de contação de histórias e espetáculos narrativos em diferentes locais: livrarias, escolas, bibliotecas, teatros e espaços culturais. Este ano, resolveu reunir músicas e contos da tradição junina, voltadas para o público infantil, mexendo com imaginário de crianças e adultos e levando a tradição da cultura nordestina desde cedo para os pequenos. O grupo é formado pela dupla Camila Puntel e Bruna Peixoto, que apresenta o espetáculo “Um São João Danado de Bom” no Hotel Village Porto de Galinhas (24/06) e no São João de Caruaru (25/06) . A ideia é que o projeto percorra todo o Estado levando o encanto das festas juninas cantadas e contadas de forma divertida e educativa.  
"Existe uma discussão muito grande sobre levar adiante a cultura, as histórias e as músicas desse período tão rico, como o período junino. Nós acreditamos que é na infância onde ajudamos a construir as lembranças afetivas e o caráter das nossas crianças. É justamente nesse momento que precisamos passar o bastão das nossas tradições, e nada melhor que música e boas histórias para manterem vivos o nosso São João", explica Camila Puntel, atriz e idealizadora do projeto. O Tapete Voador já apresentou “Um São João Danado de Bom” no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) e Livraria Saraiva.  
O Tapete Voador tem projetos voltados ao fomento da leitura e da escrita e também ao prazer de ouvir boas histórias. O repertório é repleto de temas e autores diversos. 
Alguns projetos de contação realizados ao longo do tempo: “Um contador em minha escola” (para escolas); “Cardápio Cultural” (apresentado em datas comemorativas de diferentes espaços culturais da cidade); “Volta ao mundo nas histórias” (Hora do conto- Livraria Saraiva, Festivais de Literatura, etc). O grupo produziu o II e III ENCANTAR, evento realizado pela Biblioteca Central da UFPE (2013 e 2014). Realizou o espetáculo narrativo “A Pérola Fosforescente”, no teatro do Imip, durante o festival “Conte Outra Vez”, em 2012. Levou para o Teatro Eva Herz o espetáculo narrativo“ Contos Daqui e Dacolá”. Participou do FIG 2013 -2016 com espetáculos narrativos na Praça da Palavra. É o criador e realizador do maior festival de contação de histórias de Recife, o festival “Conte Outra Vez”, projeto incentivado inicialmente pelo FUNCULTURA. O Tapete Voador também produziu o espetáculo “Alice Underground”, da Incantare Cia de Teatro (2012 a 2014), uma adaptação dos clássicos de Lewis Carroll, “Alice no País das Maravilhas e Através do espelho”.



Fotos: Micaella Pereira


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA