Pessoas felizes trabalham mais e melhor

23 maio 2017 | Postado por casinhadacys

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada no 4º trimestre de 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 14,4% da população nordestina está desempregada, ficando acima da média nacional, registrada em 12%. Mas e os outros 85,6%, será que estão satisfeitos com a atividade que desempenham diariamente? 
Apenas 24% dos brasileiros se dizem realizados com sua vida profissional, de acordo com uma pesquisa realizada pelo International Stress Management no Brasil (Isma). Para o consultor empresarial especializado em networking, Alexandre Dantas, as pessoas que se sentem úteis com a realização do seu trabalho são as que não se preocupam se hoje é quinta, sexta, domingo, qual é o dia da semana.  
“Elas vivem muito focadas no presente e entendem que contribuem para fazer a diferença na vida de outras pessoas, e eu acho que esse é um dos motivos que explicam por que há tantas pessoas que estão aposentadas e continuam trabalhando, por exemplo. A minha linha de pensamento vai naquela ideia de que o trabalho é algo que constrói, e não no trabalho como algo sacrificante”, avalia. 
Este é o caso da supervisora administrativa Irenilda Câmara. Ela trabalha há 21 anos no cemitério Parque da Passagem, empresa do Grupo Vila localizada na zona Norte de Natal – exatamente na mesma função. No início, era responsável pelas atividades relacionadas ao setor pessoal e às demandas de seis funcionários. Hoje são 39 ao todo. Aos 61 anos de idade, acabou se aposentando antes do esperado, mas revela que ficou muito feliz ao receber a notícia de que poderia continuar trabalhando na empresa normalmente. 
“Ao receber a confirmação da minha aposentadoria, tomei um susto e fui conversar com a diretoria para saber como iria ficar a minha situação na empresa. Fiquei surpresa ao ouvir a frase ‘do mesmo jeito’. Não contive a minha felicidade, porque eu adoro meu trabalho e espero seguir em atividade enquanto for possível, porque não me vejo fora daqui nem tão cedo. Sou daquelas pessoas que vestem a camisa e tenho os meus companheiros de trabalho como uma segunda família, que quero levar sempre comigo”, contou. 
Os sentimentos de orgulho e amor pelo trabalho são partilhados pelo encarregado de manutenção de transportes, Jorge Alberto Bezerra Câmara. Também aos 61 anos de idade, atua no Grupo Vila há 15 anos e é responsável pela manutenção e acompanhamento da frota da empresa. Também aposentado, comemora o fato de a empresa continuar precisando dos serviços dele. “Gosto muito do meu trabalho, acordo satisfeito todos os dias para realizar minhas atividades. Pretendo continuar à disposição enquanto a empresa me quiser por aqui. Não quero ficar parado tão cedo, não quero me acomodar”, planeja. 
Ao mesmo tempo em que é importante a escolha por uma profissão que traga satisfação e felicidade, trabalhar em uma empresa que valoriza o comprometimento dos trabalhadores e prima por um ambiente de trabalho favorável faz toda a diferença. É o que pensa o gerente de operações do Grupo Vila, Lúcio Telles. “Da mesma forma com que lidamos com o desafio diário de oferecer produtos e serviços funerários, também encontramos pessoas que se identificam com a causa da empresa, que é de fazer com que os enlutados se concentrem tão somente na despedida e na preservação da memória de seus entes queridos. Esse engajamento faz toda a diferença”, detalhou. Prova disso é que a empresa conta com diversos colaboradores que atuam em seus quadros há mais de 15 anos, assim como Irenilda e Jorge. 
Gostar de trabalhar e trabalhar com o que se gosta favorecem a construção da carreira da maioria dos profissionais que ficam por muito tempo nas empresas. Por isso, o investimento em um ambiente corporativo positivo e no crescimento das pessoas deve ser encarado como prioridade pelas organizações. A gerente administrativa da JMT Service, Shylana Medeiros, orienta que para construir uma carreira sólida, é importante que os colaboradores reconheçam seu potencial e possam desenvolvê-lo. 
“O que mantém uma empresa viva são as pessoas. Por isso, o ambiente de trabalho deve ser tranquilo, salutar, bom para todas as partes. O colaborador satisfeito trabalha bem e sempre estará motivado. Investimos muito em treinamentos e em melhorias para capacitar e motivar nossos colaboradores porque acreditamos que esta é a chave para o desempenho positivo da nossa equipe e para a satisfação dos nossos clientes”, finaliza. 


Fonte: Texto de 
Anderson Lima - Brava Comunicação.
Imagens: Reprodução. 
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA