Teatro de Santa Isabel de portas abertas para visitantes

20 abril 2017 | Postado por Casinha da Cys

Eleito pela segunda vez o melhor teatro do Brasil, pelo Cenym 2016, o Teatro de Santa Isabel, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, está iniciando o calendário 2017 de atividades educativas. De portas abertas para recifenses e turistas, o equipamento oferece dois tipos de visitas regulares para os interessados em conhecer suas instalações e histórias. 
O primeiro e mais expressivo exemplar de Arquitetura Neoclássica em Pernambuco pode ser explorado por meio de visitas espontâneas ou agendadas. As Visitas Guiadas são oferecidas aos domingos e não exigem agendamento prévio. São três os horários disponibilizados pela administração do teatro, para grupos de, no máximo, 25 pessoas: 14h, 15h e 16h.  
O outro modelo de visita é chamado Educação Patrimonial e destina-se a estudantes, grupos artísticos, centros comunitários e ONGs. Disponível nas terças-feiras à tarde, precisa de agendamento prévio pelo e-mailteatrodesantaisabel.educativo@gmail.com. 
Os dois formatos de visitas contemplam todos os espaços do teatro, desde o saguão de entrada ao salão nobre, cômodos que receberam importantes nomes da política e das artes do Brasil, tais como o imperador Dom Pedro II, Castro Alves e Tobias Barreto. 
O Teatro de Santa Isabel, cujo nome é uma homenagem à Princesa Isabel, foi inaugurado em 18 de maio de 1850, inserindo a então província de Pernambuco numa nova fase cultural. Idealizado pelo Barão da Boa Vista, teve o projeto dirigido pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier, que inovou na época, não utilizando o trabalho escravo na construção de arquitetura neoclássica. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 31 de outubro de 1949, o equipamento foi mais tarde eleito um dos 14 teatros-monumentos do país. Com as visitas guiadas, toda essa história pode ser conferida de perto pelos recifenses e turistas. 

Serviço: 
Educação Patrimonial: Terças-feiras (programação sujeita a alteração quando houver espetáculos). Agendamento para grupos de até 40 pessoas pelo e-mail:
  
Visita Guiada: Domingos (programação sujeita a alteração quando houver espetáculos)
Horários: 14h, 15h e 16h
Grupos de até 25 pessoas
A entrada é gratuita e não precisa agendar.


Fotos: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA