Sugestões para incentivar uma criança a fazer tarefas domésticas

27 abril 2017 | Postado por Casinha da Cys

Encontramos um texto publicado na Gazeta do Povo que tem dicas interessantes para quem tem criança pequena em casa (como é o meu caso!) e passa por isso. Confira as dicas que vale a pena. 
Incentivar uma criança de cinco anos de idade a ajudar em algumas tarefas domésticas, como regar as plantas e organizar os próprios brinquedos pode parecer cedo demais, certo? Pelo contrário. É nessa fase que as crianças começam a desenvolver noções de responsabilidade e, assim, o momento se torna ideal para que os pais mostrem aos filhos a importância de certos hábitos.
A atribuição de algumas tarefas diárias desperta na criança o sentimento de autoconfiança e o senso de colaboração, explica a psicanalista Juliane Kravetz. Ao guardar seus materiais escolares e brinquedos, por exemplo, os pequenos aprendem a cuidar dos próprios pertences enquanto fortalecem o vínculo de convivência com os pais.
Ao mesmo tempo, é importante garantir que tudo seja feito com diversão, já que nessa fase as crianças precisam brincar diariamente para estimular o desenvolvimento e a criatividade. “Essas responsabilidades são, antes de tudo, atividades e não devem ser encaradas como uma obrigação excessiva. Para incentivar a criança, os pais podem incluir os filhos em tarefas do dia a dia, como ajudar a organizar e dobrar as roupas e regar as plantas”, diz Juliane.
Outras atividades, como dar ração aos pets e ajudar a por a mesa para as refeições – sempre certificando-se de que a criança não manuseie objetos pesados e perigosos, como pratos de porcelana e talheres – são algumas das tarefas que os pequenos têm capacidade de realizar, mas sempre acompanhados dos pais ou responsáveis.

Sem forçar o aprendizado
A especialista lembra que o incentivo à criança jamais deve ser posto como uma ordem. Em vez de forçar seu filho a guardar os materiais escolares na mochila, por exemplo, realize a tarefa junto com ele, explicando carinhosamente porque é preciso manter a organização dos seus pertences. Além disso, faça com que a criança se sinta importante na realização da tarefa; assim, ela associará a ação a algo positivo.
O mesmo vale caso a criança se recuse a colaborar. Juliane reforça que a participação dos pais é essencial, assim como a rotina. “Ao longo do tempo, a criança se adapta às tarefas no cotidiano e de repente isso se torna automático. É um processo e cada criança responde de um jeito.”
Confira as tarefas específicas para cada faixa etária sugeridas pela Escola Montessori:




Fonte: Gazeta do Povo. Para acessar o conteúdo na integra é só acessar AQUI.
Infográfico: Gazeta do Povo-Reprodução
Fotos: Internet/Reprodução.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA