Mito ou verdade: computadores e celulares prejudicam a visão de crianças e adolescentes?

07 abril 2017 | Postado por casinhadacys

Numa rotina que inclui muito tempo de exposição às telas de computadores, tablets e smartphones, a visão das crianças e adolescentes merece cuidado redobrado. Mas ao contrário do que muitos pais pensam, os meios eletrônicos não são os grandes vilões. Nesse caso, o modo de exposição é que pode ser prejudicial. “A visualização muito perto dos olhos é o que força a musculatura ocular, sobrecarregando o trabalho do olho para enxergar nitidamente", explica o oftalmologista Rafael Arruda, do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE).
A distância média recomendada, entre o equipamento eletrônico e os olhos, é de aproximadamente 35 cm. Esse cuidado pode evitar problemas visuais no futuro. “É provável que as luzes ou imagens dos eletrônicos seduzam mais e levem a criança ou adolescente a querer ver cada vez mais de perto”, avalia.          
De acordo com o médico, a aproximação excessiva tem aumentado os casos de miopia, distúrbio que impede a visão nítida de objetos situados a uma certa distância, além de pequenos desvios, conhecidos como insuficiência de convergência dos olhos. Mas apenas um profissional médico oftalmologista é capaz de avaliar se seu filho precisa usar óculos. “A fadiga visual provocada pela exposição incorreta pode ou não precisar ser corrigida com óculos de grau. É importante estar atento à forma como as crianças utilizam os aparelhos e também se elas têm alguma queixa na visão, sobretudo nas atividades escolares ou de leitura em geral”, indica o oftalmologista.
Outro cuidado importante é com a iluminação. O indicado é optar por áreas com luminosidade equilibrada para evitar a dilatação da pupila diante da escuridão e, com isso, exigir ainda mais esforço da visão. Também não se deve utilizar colírios sem recomendação médica. É importante, nesse caso,  a realização de consultas e exames regulares. O recomendado é que a primeira consulta com o médico oftalmologista, caso a criança não apresente nenhuma anormalidade, ocorra aos  três anos de idade. Caso contrário, se os pais perceberem algo incomum, não há idade determinada e a consulta deverá ser de imediato, principalmente se a família apresenta casos de doenças visuais pregressas.



Texto: Lidiane Dias.
Imagens: Internet/Reprodução.


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA