Dia Mundial da Saúde

07 abril 2017 | Postado por casinhadacys

No Dia Mundial da Saúde (7/04), OMS alerta sobre depressão. A doença, segundo a entidade, afeta pessoas de todas as idades e estilos de vida, causa angústia e interfere na capacidade de o paciente fazer até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia. 
Depressão em criança e adolescentes:
Está demonstrado que os programas de prevenção reduzem a incidência da depressão. Entre as estratégias comunitárias eficazes para prevenir essa condição estão os programas escolares que promovem um modelo de pensamento positivo entre crianças e adolescentes. Intervenções direcionadas aos pais de crianças com problemas comportamentais podem reduzir os sintomas depressivos dos pais e melhorar os resultados dos filhos. 
“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo.”
(Carlos Drummond de Andrade)

A depressão resulta de uma complexa interação de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Pessoas que passaram por eventos adversos durante a vida (desemprego, luto, trauma psicológico) são mais propensas a desenvolver depressão. A depressão pode, por sua vez, levar a mais estresse e disfunção e piorar a situação de vida da pessoa afetada e o transtorno em si. 
O número de pessoas que vivem com depressão, segundo a OMS, está aumentando – 18% entre 2005 e 2015. A estimativa é que, atualmente, mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofram com a doença em todo o mundo.

Dica importante para os pais:
“Café Filosófico”, do Instituto CPFL Cultura, as psicanalistas Julieta Jerusalinsky e Maria Rita Kehl discutiram a epidemia diagnóstica de quadros como déficit de atenção e hiperatividade, autismo e transtorno bipolar em crianças. Inicialmente, as especialistas apontam que não necessariamente essas patologias tenham aumentando sua incidência na contemporaneidade, mas sim que seus sintomas têm sido descritos de forma mais genérica pela psiquiatra. Por conta disso, manifestações que antes eram tomadas como estados transitórios ou aceitas como características individuais são agora consideradas doenças.
(Via: todacriancapodeaprender.org.br)

Confira o vídeo assistindo AQUI




Fontes: agenciabrasil e nacoesunidas.org /Imagem: Reprodução
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA