Alimentação funcional para bebês e crianças

14 abril 2017 | Postado por casinhadacys

Muito se fala sobre os benefícios dos alimentos funcionais para a  saúde. Grãos, frutas, verduras, peixes, são muitas as opções e  propriedades. Alimentos funcionais são aqueles que além das  propriedades nutricionais ajudam a regular o organismo e podem  prevenir diversas doenças. Esses benefícios podem ser estendidos para  as crianças. No entanto, ha dúvidas sobre qual a idade certa para  incluí-los na alimentação dos bebês. 
A nutricionista Bárbara Duque, do Greenmix Mercado Saudável, reforça  que até os seis meses a alimentação deve ser exclusiva de leite  materno. “Ele é o primeiro alimento funcional e importantíssimo nessa  fase, mas também pode ser feita a administração de probióticos – que  melhoram a saúde do intestino e facilitam a absorção dos nutrientes –  desde que orientados por um nutricionista”, informa.

A partir dessa idade, começa a introdução alimentar propriamente dita,  que deve começar pelos tubérculos (batata doce, inhame mandioca),  sempre amassados, nunca batidos. “Eles devem ser inseridos um de cada  vez e só depois misturar, pois dessa forma poderá ser avaliada a  inexistência de hipersensibilidades e/ou alergias”, orienta. Depois  vêm às frutas e arroz, sempre intercalando com as mamadas.

Nessa fase, a gema do ovo também pode ser introduzida, mas a clara  deverá demorar um pouco mais, com introdução preferencialmente após um  ano de idade. Carne e frango podem ser introduzidos a partir dos dez  meses, com recomendação de utilizar somente frango Korin orgânico. Já  as gorduras azeite de oliva e óleo de coco irão ajudar o bebê a ganhar  peso. “Pode ser adicionado óleo de coco na papinha doce e azeite na  papinha salgada”, diz a nutricionista. A partir de um ano, além da  clara de ovo também podem ser introduzidos peixes, frutos do mar e  oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas). Já amendoim e mel só podem  ser consumidos a partir dos dois anos, quando a microbiota intestinal já está bem formada.
A introdução dos alimentos funcionais ajuda a reduzir os riscos de  problemas como diabetes, obesidade,  dislipidemias, distúrbios  emocionais e cognitivos, além de melhorar a aprendizagem e  concentração. “Os alimentos funcionais têm desempenho terapêutico  específico à saúde pela sua fonte rica em micronutrientes que irão  modular respostas metabólicas que favorecerão o desenvolvimento motor,  físico e cognitivo da criança, além de contribuir para a formação de  um mecanismo imunológico eficaz”, explica.


Fonte do texto: Lidiane Dias.
Imagens: Internet/ Reprodução.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA