Abril pro Corte: mutirão neste domingo arrecada cabelos para pacientes com câncer no Parque Dona Lindu

26 abril 2017 | Postado por casinhadacys

Um momento para aumentar a autoestima de pacientes com câncer que perderam seus cabelos por causa dos efeitos colaterais da quimioterapia. Este é um dos objetivos do Abril pro Corte, um mutirão de solidariedade que acontecerá próximo domingo (30), no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A iniciativa, que este ano chega à 2ª edição, reunirá 30 profissionais de beleza, além de 25 voluntários do projeto Pequenas Tesouras, Grandes Tesouros, com o objetivo de arrecadar cabelos humanos para a fabricação de perucas em prol das pacientes. Não é necessário fazer inscrição para participar do evento, basta levar 2 kg de alimentos não perecíveis.  
As participantes contarão com cortes gratuitos de cabelos, além de serviços de maquiagem, sobrancelhas e unhas. A meta é receber em doações mais de 200 metros de cabelos. "Assim como fizemos na edição passada, vamos estimular as doações e chamar a atenção da população para essa iniciativa que ajuda a elevar a autoestima desses pacientes que já passam por um tratamento tão doloroso com a quimioterapia", ressalta o cabeleireiro e visagista Walber Marinho, coordenador e idealizador do evento. O atendimento será feito na hora e por ordem de chegada.  
Durante o evento, haverá ainda apresentação de um astoril formado por voluntárias do Hospital do Câncer (HCP) e distribuição de lanches. A expectativa é atender um público superior a 200 pessoas.

Iniciativas
Para Marinho, o Abril pro Corte é uma oportunidade de multiplicar a solidariedade de outras iniciativas. "Eu estou levando para o Abril pro Corte cerca de 25 alunos do Projeto Pequenas Tesouras, Grandes Tesouros, que eu coordeno no Ibura. Os jovens que aprendem uma profissão através  desse trabalho social tem agora uma oportunidade de compartilhar, na prática, os seus conhecimentos e ajudar outras pessoas carentes. O corte de cabelo personalizado, por apenas 2kg de alimentos não perecíveis, além de elevar a autoestima de quem recebeu esse cuidado com a aparência, irá beneficiar outras pessoas que necessitam do alimento" defende. 
O Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) mantém uma campanha permanente para receber cabelos, próteses mamárias, lenços, chapéus, fraldas e outros tipos de doações a exemplo das toquinhas que são utilizadas para a confecção das perucas. Segundo a presidente da rede feminina de combate ao Câncer em Pernambuco, Maria da Paz que também atua como voluntária no HCP o ideal é que as pessoas doem, no mínimo de 15 a 17 cm de  cabelos. "Essa quantidade de cabelos é necessária para o processo de confecção das perucas, já que alguns centímetros são perdidos quando os fios são inseridos na tela. E quanto mais seguros eles e estiverem, mais prolongado será o tempo de uso da peruca", explica. A doação de alimentos, como leite em pó, arroz e feijão também ajudam na campanha. 
Maria da Paz adiante que todas às quartas-feiras o HCP realiza oficinas de confecção de perucas realizadas pelas voluntárias do Hospital do Câncer, com apoio da professora Cylene Dahmen. Todo material recebido no Abril pro Corte será pesado e registrado no HCP. As doações de cabelos com química e mechas também serão aceitas. "No caso destas, as perucas depois de prontas ganharão um novo processo de pintura para que a tonalidade dos fios fique uniforme", explica. 
São necessários uma média de 12 metros de cabelos para se formar uma peruca completa ou cerca de 400 a 450 gramas de fios capilares para garantir a perfeição e a boa qualidade do material. "Um dos fatos que nos surpreendidos é a quantidade de homens que estão cortando e doando seus cabelos para as nossas campanhas", ressalta a voluntária. 
Quem quiser participar das ações solidárias ou fazer doações a qualquer tempo pode entrar em contato com as voluntárias do HCP pelo fone: (81) 3217.8236 ou através da fanpage da entidade no Facebook.

2ª edição do Abril pro Corte
Data: domingo, 30 de abril
Horário: das 10h às 16h
Local: Parque Dona Lindu | Avenida Boa Viagem, s/n - Boa Viagem, Recife
Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis 
Informações: (81) 3217.8236. 



Fonte: Parque Dona Lindu
Imagem: Marina Gargantini / Divulgação.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA