Festa para celebrar 480 anos do Recife será no Recife Antigo

10 março 2017 | Postado por casinhadacys


Festa para celebrar 480 anos do Recife será Recife Antigo
A festa vai tomar conta do entorno do Marco Zero, que contará com palco e várias opções de lazer e práticas esportivas para recifenses de todas as idades celebrarem a aniversariante, aproveitando algumas de suas mais belas paisagens. A festa contará ainda com a apresentação de grandes artistas, como Almir Rouche e Antônio Nóbrega.
A região portuária, que serviu de cenário para os primeiros capítulos da história recifense, recebe neste domingo (12) uma diversificada programação para comemorar o aniversário de 480 anos da capital pernambucana. Como já é tradição na cidade, a data será celebrada com corte de bolo, Parabéns pra você e shows de célebres artistas locais, como o homenageado do Carnaval deste ano, Almir Rouche, e o cantor, instrumentista e dançarino Antônio Nóbrega.
Encerrando as homenagens ao Dia Internacional da Mulher, a festa será dedicada também a elas, com informação e prestação de serviços. No palco, que este ano será montado em frente à Praça do Marco Zero, muitas vozes femininas farão coro para celebrar o Recife e as recifenses.   
A novidade deste ano é que a programação montada pela Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e das secretarias de Cultura e de Turismo, Esportes e Lazer e da Mulher, se estenderá por várias ruas do Recife Antigo, com muitas opções de lazer e prática esportiva a céu aberto durante todo o dia.
A partir das 9h, sobem ao palco a cantora Adriana B. e suas convidadas, Bia Marinho, Luiza Pérola e Risoflora. A partir das 10h, a Orquestra 100% Mulher irá desfilar pelas ruas do Recife Antigo, arregimentando as recifenses pelo caminho.
À tarde, desfilam o Afoxé Ará Ilê, o Maracatu Batucada Badia e o Bloco de Boneco Seu Malaquias. No Palco, Antônio Nóbrega comanda a festa, das 15h30 às 16h30, com seu repertório que promove uma conversa animada entre a cultura erudita e as tradições populares nordestinas. A partir das 17h, Almir Rouche se apresenta e, às 18h, puxa o coro do Parabéns para você, com corte de bolo e fogos.
Nas ruas do bairro, a programação começa bem cedo. A partir das 8h, as avenidas Marquês de Olinda e a Alfredo Lisboa estarão cheias de opções de lazer e práticas esportivas para todas as idades. Durante todo o dia, quem for ao bairro poderá praticar tênis, futebol de barrinha, voleibol, voleibol sentado, basquetebol adaptado, badminton, handebol e slackline. Poderá ainda alugar bicicletas para pedalar pelo bairro ou se dedicar a jogos de mesa. À tarde, entre as 15h e as 17h, haverá apresentações e até um mini campeonato de longboard na Avenida Alfredo Lisboa.
Também a partir das 8h, equipes da Academia da Cidade, da Secretaria de Saúde, oferecerão serviços, como aferição de pressão, altura e peso para cálculo do IMC, e prestarão esclarecimentos e orientações sobre estilo de vida saudável.
Para os pequenos recifenses, não faltarão atrações. Vai ter cama elástica e piscina de bolas na Avenida Marquês de Olinda. Além disso, duplas de artistas circenses circularão pelo bairro durante toda a programação fazendo brincadeiras com o público e praticando malabares.

PARA MULHERES
A Secretaria da Mulher oferecerá ainda um acolhimento especial às recifenses durante a festa no bairro. Será montado um ponto de escuta do Centro de Referência Clarice Lispector no Marco Zero para orientar as mulheres sobre prevenção e combate à violência de gênero.
Além disto, serão distribuídos materiais informativos com a rede de proteção à mulher e bandeirolas para bicicletas com o número do Liga, Mulher, o disque-orientação do Clarice. O Hospital da Mulher do Recife (HMR) também fará a divulgação do Centro Sony Santos, que realiza atendimentos a mulheres vítimas de agressão.

BOLO
A mais saborosa das tradições da festa, o bolo terá 400 kg e será distribuído ao público em 3.500 fatias individuais. Na preparação, serão usados 52 kg de margarina, 72 kg de açúcar, 704 ovos, 26 kg de chocolate, 79 kg de farinha de trigo, 2 kg de fermento. A produção do bolo demandará a mão de obra de sete pessoas, dividas em dois turnos de trabalho durante dois dias.

EXPOSIÇÃO
No próximo dia 12, o Museu da Cidade do Recife (MCR), em parceria com o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), comemora o aniversário da cidade, lembrando um capítulo importante de sua história. Na ocasião, entra em cartaz a exposição "1817 - Revolução Republicana". A exposição se desdobra em várias salas, tomando praticamente todos os espaços do museu, que fica localizado no Forte das Cinco Pontas, um dos locais emblemáticos da própria revolução. A abertura acontece às 16h.

Confira a programação: 
8h às 17h – Tênis, futebol de barrinha, voleibol, voleibol sentado, basquetebol adaptado, badminton, handebol e slackline nas avenidas Marquês de Olinda e a Alfredo Lisboa, além de aluguel de bicicleta e jogos de mesa; Ação de qualidade de vida da Academia da Cidade, com aferição de pressão, cálculo do IMC e outros serviços; Cama elástica e piscina de bolas na Avenida Marquês de Olinda, além de artistas circenses circulando pelo bairro; Orientações e serviços para mulheres
9h – Adriana B e convidadas no palco do Marco Zero
10h – Orquestra 100% Mulher pelas ruas do bairro
14h50 - Afoxé Ará Ilê, Maracatu Batucada Badia e Bloco de Boneco Seu Malaquias pelas ruas do bairro
15h às 17h - Apresentações e mini campeonato de longboard na Avenida Alfredo Lisboa
16h – Abertura da exposição "1817 - Revolução Republicana" no Museu da Cidade do Recife (MCR
Antônio Nóbrega – 15h30 às 16h30
17h – Almir Rouche
18h – Corte do bolo e fogos.



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA