Arte de Rua também toma conta do Galo gigante da ponte

13 fevereiro 2017 | Postado por casinhadacys

Arte de Rua também toma conta do Galo gigante da ponte

A majestade do Carnaval, gigante da ponte, o Galo da Madrugada, está em fase final de acabamento. A alegoria que estampa o cenário carnavalesco do Recife chegará à Ponte Duarte Coelho com muitas novidades. Neste ano, assim como a decoração do Carnaval do Recife, o tema é o grafite e a assinatura é do escritório de Carlos Augusto Lira. A estrutura tem 30 metros de altura e 15 toneladas, mesma proporção dos anos anteriores. A novidade de 2017 é a participação do jornalista, artista plástico e grafiteiro Flávio Barra, do projeto Santo Forte nas Ruas. O corpo do Galo será completamente grafitado pelo artista e sua equipe.
A identidade visual traz uma paleta de cores quentes como amarelo, vermelho e laranja. As asas e a cauda serão em cetim e a cabeça será em lamê, com muito brilho, com a crista em vermelho e a cabeça em amarelo. No corpo, junto ao grafite, haverá pontos de luz feitos com CDs e grandes flores em alto relevo produzidas em espuma, que também serão grafitadas. Esta será a única obra diretamente grafitada da decoração, pois o restante da ambientação será feita com impressão de grafites previamente feitos por seis artistas em janeiro e que serão transpostas para estruturas móveis e tecidos.

Arte de Rua também toma conta do Galo gigante da ponte
No total,  a estrutura  está sendo feita em 10 módulos distintos, que serão montados na Ponte Duarte Coelho a partir da noite da quarta-feira da semana pré-Carnaval,  devendo mostrar sua imponência ao folião já na quinta, dia 23 de fevereiro. Segundo o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, a proposta de reinvenção do Galo vem acompanhada de muita segurança. “Além das licenças necessárias junto a órgãos como CREA e Corpo de Bombeiros, a própria EMLURB foi acionada para orientar em relação ao peso suportado pela estrutura da ponte”, revela. Engenheiros e técnicos assinam toda a estrutura da alegoria.
O grafite que irá ‘vestir’ o Galo está sendo realizado desde a última quinta-feira (9) por Barra e uma equipe de cinco assistentes. No peito surge a “meia face” de uma boneca de cílios gigantes com cabelos coloridos e compridos que se entrelaçam. Flávio já assinou trabalhos em Fernando de Noronha, Rio de Janeiro e países como Portugal, Espanha,  França e Argentina. Este é o 40º desfile da agremiação que reúne mais de dois milhões de foliões no sábado de Zé Pereira. Este ano, o maior bloco carnavalesco do mundo vai homenagear o cantor Alceu Valença e o compositor Jota Michiles.
Curiosidades do Galo
Para montar o galo, 40 homens têm trabalhado na estrutura, em 10 módulos distintos.
No total, a estrutura, que pesa 15 toneladas, terá 12 toneladas apenas de ferro
Apenas em tintas, serão utilizadas 245kg de material, divididas nas cores amarelo, laranja, preto, branco e vermelho
A pintura vem sendo realizado por Flávio Barra, que possui cinco assistentes
O projeto agregou uma equipe multidisciplinar que envolve engenheiros calculista, civil e eletricista, arquiteto, técnico de segurança, decorador, serralheiro, caldeireiro, soldador e eletricista, entre outros.







Fonte: Prefeitura do Recife.
Foto Daniel Tavares
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA