Rota do Cicloturismo e sinalização turística são os novos investimentos da Secretaria de Turismo no Agreste e Vale do São Francisco

27 janeiro 2017 | Postado por Casinha da Cys

O acesso aos pontos turísticos do Agreste e do Vale do São Francisco ficará mais fácil nos próximos meses. Mais de 150 placas de sinalização turística serão implantadas pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco nos municípios de Gravatá, Bezerros, Caruaru, Bonito, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina e Lagoa Grande para incentivar a visitação aos atrativos culturais e naturais dessas cidades. Além das indicações para os atrativos, será implantada a sinalização indicativa e interpretativa da nova rota do cicloturismo no Agreste. Serão 180 km de uma bicitrilha que ligará os quatro municípios do Polo Agreste. A ideia é que o ciclista percorra os municípios através da trilha fazendo paradas estratégicas orientadas pelas placas de sinalização e também por um site auxiliar que está sendo desenvolvido pela Secretaria.
O secretário Felipe Carreras já assinou a ordem de serviço e as obras começaram na segunda-feira (23). Os serviços serão concluídos no prazo de seis meses. O valor total da obra é R$ 2.956.685,02. 
Com a finalidade de incentivar o turismo na Região do Agreste, será implantada a primeira bicitrilha a cortar quatro municípios no Estado. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer realizou o mapeamento de uma trilha de 180km que passa pelas cidades de Gravatá, Caruaru, Bonito e Bezerros. O local será totalmente sinalizado, para que os ciclistas tenham condições de apreciar toda a paisagem com segurança e na direção correta. “A proposta é que o turista comece pedalando em Gravatá, passe por Serra Negra, Caruaru e Bonito, e retorne a Gravatá. Vamos indicar os atrativos próximos, como restaurantes, pontos de hidratação, pontos turísticos e alguns outros”, explica o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. 
Em cada município os viajantes terão o seu “passaporte carimbado”, indicando, ao final do percurso, os locais por onde passaram. Os turistas poderão também utilizar uma plataforma on-line como guia. “Com as melhorias em trechos importantes do Estado, ofereceremos uma infraestrutura mais adequada para apresentar opções diferenciadas de turismo. Pernambuco tem um grande potencial que merece e precisa ser explorado por todas as vias”, conclui Carreras. 
Ainda nos municípios do Polo Agreste, serão implantadas 112 placas de sinalização turística vertical. Em Bezerros, receberão nova sinalização o Polo Cultural Serra Negra, Parque Ecológico de Serra Negra, Centro de Artesanato de Pernambuco, Memorial J. Borges, Espaço Papangu e a Casa de Cultura Lula Vassoreiro. Em Bonito, serão sinalizadas a Sede de Associação de Bacamarteiros do Batalhão 15, Pedra do Rodeadouro e a Serra do Araticum. Em Caruaru, receberão nova sinalização os pontos turísticos Alto do Moura, Feira de Caruaru, Museu do Barro, Casa Museu Mestre Vitalino, Espaço Cultural Mestre Galdino, Casa de Cultura José Condé e o Museu Fábrica Caroá. Já em Gravatá, serão sinalizados o Polo Moveleiro, Estação do Artesão, Mercado Cultural, Memorial de Gravatá, Mirante do Cruzeiro, Parque da Cidade e a Serra do Contente. 
Na região do Vale do São Francisco, serão sinalizadas 45 localidades. Em Petrolina, serão implantadas novas placas no de Bairro de Petrolina Antiga, Bodódromo, Catedral Sagrado Coração de Jesus, Centro Cultural Ana das Carrancas, Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Museu do Sertão, Oficina Mestre Quincas, Ilha do Massangano, Ilha do Rodeadouro, Rio São Francisco/orla e no Parque Zoobotânico da Caatinga. Em Lagoa Grande, a Ilha Grande do Pontal e as Vinícolas receberão novas placas. Já em Santa Maria da Boa Vista receberão nova sinalização o Casario histórico, Mirante do Carmelo, a Orla e o Rio São Francisco.



Fonte da Imagem: Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

0 Comentários | Compartilhe este post |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA