O exame rotineiro da próstata é fundamental para uma vida saudável

09 novembro 2016 | Postado por casinhadacys

Todo ano, milhares de novos casos de câncer de próstata são diagnosticados em todo o mundo. Só para ter uma idéia da gravidade desta doença, cerca de 13 mil homens morrem ao ano, sendo um caso de morte a cada 40 minutos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente no ano de 2016, serão mais de 61 mil novos casos diagnosticados de câncer de próstata no Brasil.  Assim sendo, entidades médicas dão início este mês à campanha Novembro Azul. O foco desta campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente a partir dos 50 anos, e mais ainda para aqueles que pertencem aos grupos de risco, que envolvem história familiar para câncer de próstata e homens afrodescendentes. Além disso, a campanha também destaca a importância do exame rotineiro do homem de um forma geral. A enfermidade não apresenta sintomas na fase inicial. Quando o câncer de próstata começa a dar sintomas, a doença já está avançada. “O tabu produzido por uma moral cruel aos homens é por pura falta de informação e a melhor forma de combater o machismo é através de campanhas educativas como o "Novembro Azul”, afirma o Dr. Tibério Moreno Jr., chefe de urologia do Hospital Memorial São José, que integra a rede D'Or.  
Infelizmente muitos homens ainda deixam para procurar assistência médica, quando o câncer já está em estado avançado. A orientação de que, quanto mais rápido for feito o diagnóstico, mais preciso, rápido e eficiente será o tratamento, ainda é muito ignorada. Dr. Tibério ressalta que os homens poderiam se beneficiar muito mais se fizessem seus exames anuais rotineiramente. “Mas quando se trata de agendar consultas médicas, os homens são notórios pelos atrasos. Na verdade, alguns homens nunca iriam ao médico se não fosse pelas suas parceiras, que desempenham um papel fundamental nesse quesito”, diz.  A doença, que não costuma apresentar sintomas em sua fase inicial, por outro lado, na fase avançada pode evoluir para dor óssea, complicações no sistema urinário e até insuficiência renal.  Os exames de ultrassom da próstata, PSA (dosagem do Antígeno Prostático Específico) e toque retal ainda são os melhores para diagnosticar a doença. “O toque retal é um exame simples, rápido e indolor, além de ser fundamental para detectar o estágio da doença e definir o tratamento. Ele dura em torno de 8 a 10 segundos e é um exame importantíssimo que pode salvar vidas e diagnosticar precocemente a doença , esclarece o médico.
Segundo Dr. Tibério, o câncer de próstata tem uma alta chance de cura quando diagnosticado no estado inicial, pois mais de 90% dos cânceres de próstata são curáveis.  Vale ressaltar que o tratamento vai depender do estágio da doença. Para os casos de doença no estágio inicial, o tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia, e algumas vezes, apenas acompanhamento médico. Ao descobrir o câncer de próstata, é importante avaliar sua agressividade, individualizar a doença e determinar a melhor forma de tratamento. Infelizmente, para os casos diagnosticados em estágio avançado, é indicado apenas tratamentos paliativos, baseados no bloqueio hormonal da testosterona para evitar que o tumor cresça. "Em relação ao tratamento da doença no estágio inicial, atualmente o tratamento mais realizado no mundo é a prostatectomia radical robótica, na qual os braços do robô seguram as pinças do cirurgião. Essa técnica aumenta a chance preservação do nervos erigentes e, consequentemente, aumenta a chance de recuperação ou mesmo de manutenção  da ereção do paciente”, comemora Tibério.
Próstata – Dr. Tibério Moreno Jr. explica que a próstata é uma glândula que está situada logo abaixo da bexiga, envolvendo o canal uretral. Devido a esta relação, patologias que acometem a próstata podem levar a manifestações urinárias e problemas de micção. A próstata tem uma importante função na fase reprodutiva. Nesse período, ela produz parte do líquido seminal que serve para nutrir e transportar os espermatozoides provenientes dos testículos.




0 Comentários | Compartilhe este post |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA