Escolha uma ceia mais saudável neste fim de ano

23 novembro 2016 | Postado por casinhadacys

Fim de ano é sempre uma época difícil para quem apresenta problemas cardíacos, hipertensos, diabéticos e quem tem colesterol alto, porque os pratos que compõem as ceias geralmente são proibidos no cardápio destas pessoas. Pensando nisso, o Hospital Jayme da Fonte pediu para que a nutricionista Stella Bezerra ensinasse como preparar uma ceia saudável e saborosa, substituindo alguns alimentos e mudando a forma de preparo. 
Para a nutricionista uma boa dica é começar substituindo o açúcar pelo adoçante, o leite integral pelo desnatado e não usar o leite coco nas receitas.
As comidas deste período, além de muito calóricas, são ricas em gorduras saturadas, caracterizadas pela sua difícil digestão. “Se o paciente tiver alguma restrição alimentícia por ordem médica, faz dieta para redução peso ou procura ter uma vida saudável, evitar os excessos é a melhor pedida”, alerta Stella. 
“Trocar o arroz convencional pelo integral e optar por peixes, chester ou peru ao invés de carnes gordurosas, ajudam a evitar o aumento das taxas de colesterol e triglicéride”, afirma a nutricionista. Fazer saladas e evitar molhos com maionese, podendo usar azeite, limão, cravo e alecrim. A calabresa e o bacon, muito utilizados na preparação da farofa, podem ser trocados por passas, banana ou o queijo de soja. Abusar das frutas, deixá-las descascadas estimula o consumo. Aposte em nozes, castanhas, amêndoas, ameixas, figos, uva, cereja, abóbora, nabo, aspargo, e cogumelo.
A dica para obesos, diabéticos ou hipertensos lidarem com esta época do ano é optar por comer pequenas quantidades e escolher os alimentos mais adequados à sua condição. É só buscar alimentos com baixas calorias, ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes para a produção dos pratos.  “É possível fazer uma ceia deliciosa sem abrir mão dos pratos típicos, é só manter o equilíbrio e respeitar as limitações de quem irá consumi-la”, explica a nutricionista. 
A nutricionista ainda nos indicou duas receitas para a ceia, para que você possa curtir o ano novo sem aquele peso extra no estômago e na consciência: 
Rabanada Light
Ingredientes
• 7 fatias de pão de fôrma light
• 1 xíc. (chá) de leite desnatado
• 3 col. (sopa) de adoçante culinário
• 1 col. (chá) de essência de baunilha
• 1 ovo inteiro
• 3 col. (sopa) de água
• 1 col. (sopa) de margarina light para polvilhar
• ½ xíc. (chá) de leite em pó desnatado
• 1 col. (sobremesa) de canela em pó
• 3 col. (sobremesa) de adoçante culinário

Modo de fazer
Corte as fatias do pão na diagonal, formando dois triângulos com cada fatia. Reserve. Misture o leite, o adoçante e a baunilha e reserve. Bata ligeiramente o ovo e misture a água. Reserve. Passe o pão no leite e, em seguida, no ovo batido. Arrume as fatias numa fôrma untada e leve ao forno preaquecido a 180° C por oito minutos. Vire as rabanadas na metade do tempo para dourar os dois lados. Misture o leite em pó, a canela e o adoçante até obter uma farofa homogênea e polvilhe as rabanadas.
Rendimento: 7 fatias
Calorias por fatia: 100

Canelone Light
Ingredientes
-400g de ricota fresca
-100g de queijo tipo mussarela ralado
-1/2 xícara (chá) de requeijão light
-1/2 xícara (chá) de uvas-passas brancas
-8 talos de cebolinha verde picados
-5 ramos de salsa picados
-250g de peito de peru defumado light fatiado (cerca de 18 fatias)
-1 kg de tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
-1 maço pequeno de folhas de manjericão lavado
- 1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo
Comece preparando o recheio: passe a ricota fresca por uma peneira fina e recolha numa tigela grande. Acrescente a mussarela (reserve 3 colheres de sopa para finalizar a receita), o requeijão, as passas, a cebolinha, a salsa e misture bem, até obter a textura de recheio.
Montagem dos canelones: distribua as fatias de peito de peru sobre uma tábua, coloque uma porção do recheio sobre cada uma e enrole-as em seguida, formando os canelones.

Prepare o molho
Coloque numa tigela o tomate, as folhas de manjericão, o sal e misture bem. Forre um refratário retangular com uma parte do molho, sobre ele acomode os canelones e espalhe o restante do molho. Polvilhe com a mussarela reservada, cubra com papel-alumínio e leve para aquecer em forno médio, por cerca de 20 minutos. Sirva em seguida. 
Calorias por porção: 164 kcal.



Imagem: Reprodução.

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA