Museu da Cidade do Recife abriga lançamento de livro sobre período colonial em Pernambuco

18 outubro 2016 | Postado por casinhadacys

Na próxima quarta-feira (19), às 19, o Museu da Cidade do Recife abriga o lançamento de Essa parte tão nobre do corpo da monarquia - poderes, negócios e sociabilidade em Pernambuco colonial. O livro é uma compilação de textos organizados por Breno Almeida Vaz Lisboa, Bruno Romero Ferreira Miranda, George Cabral de Souza e Henrique Nelson da Silva, que também assinaram alguns dos 13 ensaios. 
A publicação, lançada pela Editora UFPE, com incentivo da Facepe, CNPq e Capes, reúne estudos de doutorandos e docentes de diversas universidades do país sobre o período colonial em Pernambuco. Os textos abordam aspectos distintos da vida pernambucana dos tempos coloniais, inclusive abrangendo o período holandês, atravessando sua história política, social, econômica e cultural.  
Segundo o professor da UFPA, Rafael Chambouleyron, autor do prefácio, além do aprofundamento da história da capitania de Pernambuco, o livro tem outro mérito: "A obra objetiva também reivindicar um lugar apagado nas explicações sobre o funcionamento do mundo colonial. As chamadas capitanias do Norte têm em grande medida sido deixadas de lado em obras coletivas ou monográficas que buscam compor uma análise global das dinâmicas coloniais na América portuguesa."
Ao abordar também a açucarocracia em Pernambuco, o livro dialoga com a exposição em cartaz no Museu da Cidade, Doc(e) Recife, que faz um passeio pelo período colonial, resgatando o histórico da exploração da cana-de-açúcar e suas consequências políticas, sociais, econômicas e culturais, como a estruturação da sociedade a partir do cultivo do produto.

SERVIÇO
Lançamento do livro Essa parte tão nobre do corpo da monarquia 
Onde: Museu da Cidade do Recife - Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José
Quando: Quarta-feira (19/10), às 19h
Informações: (81) 3355-9540 / 98861-2707 (George Cabral).


Imagem: Divulgação.



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA