Ferramentas para facilitar a comunicação entre escolas e famílias

18 outubro 2016 | Postado por casinhadacys

A agenda escolar está longe de ser uma das estratégias mais eficientes para facilitar a comunicação entre escolas e famílias. Pensando nisso, cada vez mais surgem ferramentas que utilizam a tecnologia para engajar os pais ou responsáveis na educação dos filhos. Com foco na comunicação escolar ou até mesmo na sugestão de atividades para aumentar o envolvimento das famílias, esses recursos tornam a interação mais rápida e segura.
Confira uma lista de ferramentas:

Pertoo
Para reduzir a impressão de bilhetes, o aplicativo aposta na comunicação móvel como estratégia de aproximação entre famílias e escolas. Além de permitir o compartilhamento de informações em tempo real, por mensagens de texto ou arquivos multimídia, o aplicativo oferece canais de interação com diferentes públicos: professores, coordenadores e secretarias. O Pertoo pode ser integrado com o sistema de gestão escolar e também permite adaptações personalizadas no design da ferramenta.

Remind
Além de concentrar a comunicação escolar em um único lugar, o Remind permite que os usuários escolham como gostariam de receber notificações no seu telefone, e-mail ou computador. Também existem recursos que permitem a criação de grupos para facilitar a comunicação entre equipes participantes da associação de pais. Com a ferramenta, escolas e famílias podem programar lembretes e traduzir as mensagens para outros idiomas.
 
ClassApp
O aplicativo valoriza a privacidade das mensagens enviadas e organiza o fluxo de comunicação entre famílias e escolas. Além de transmitir mensagens aos familiares, também permite que os pais possam se conectar diretamente com diferentes departamentos da escola. As escolas configuram a ferramenta para permitir que as mensagens sejam enviadas diretamente para os professores ou encaminhadas para o coordenador ou equipe específica.

EduqMais
Como alternativa para ter amplo alcance e oferecer um recurso totalmente gratuito para as famílias, a ferramenta EduqMais trabalha com o envio de mensagens de celular (SMS) para os pais ou responsáveis participarem da formação escolar dos filhos. Os recados trazem sugestões de atividades cotidianas que eles podem fazer juntos para apoiar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Na tentativa de aposentar a agenda escolar, o aplicativo oferece um calendário digital que ajuda lembrar a data de reuniões, provas e entregas de trabalhos ou lições de casa. Além das ferramentas de comunicação instantânea, o Connect Escolas tem recursos para fazer pesquisas, solicitações de autorizações e confirmações de presença em reuniões. Outro recurso também permite as famílias avisarem quando estão chegando perto da escola para buscar os alunos.

SmartBaby
A ferramenta é voltada para aproximar os pais da rotina escolar de crianças. Ela permite compartilhar uma série de informações que ajudam as famílias acompanharem a alimentação dos bebês, o seu desenvolvimento cognitivo, motor e social, a hora do sono e tantas outras atividades diárias. Também possibilita enviar fotos, recados e pedidos de materiais.

Na Agenda Kids, as famílias podem ter controle sobre as atividades escolares dos filhos e ainda conseguem manter o contato com os professores. Os pais ou responsáveis conseguem receber fotos das crianças, informações sobre o seu desempenho e até mesmo uma programação com o cardápio semanal da escola. Os professores também conseguem organizar planos de aula com previsão dos conteúdos e objetivos a serem alcançados.

A ferramenta funciona como uma agenda eletrônica para dispositivos móveis ou web. Entre as funcionalidades oferecidas pelo Diário Escola, os educadores podem compartilhar atividades realizadas pelas crianças durante o dia e enviar mensagens para os pais.



Fonte: O texto foi publicado no site Porvir. Confira o texto na íntegra acessando AQUI.
Imagem: Reprodução/Internet.

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA