Exposição “Infinito Particular” segue até dia 25 no River Shopping

17 outubro 2016 | Postado por casinhadacys

O River Shopping escolheu um público bastante especial para ilustrar o mês das crianças. A exposição “Infinito Particular” mostra a vivência de crianças autistas e é composta por 14 grandes painéis, com fotos e textos. A visitação, gratuita, pode ser feita até o dia 25 de outubro. 
A iniciativa é inédita na região e busca desmistificar o autismo e sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão. “A exposição tem atraído bastante o público, que pode aproveitar a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o autismo e perceber que essas crianças são iguais a todas as outras, cheias de energia e alegria. O que as difere são as terapias que elas precisam para desenvolver algumas habilidades”, relata a gerente de Marketing do River Shopping, Eliária Reis.
Sete crianças participam da mostra fotográfica, sendo cinco autistas e duas neurotípicas – como são denominadas pessoas que não apresentam nenhum tipo de psicopatologia. Alice e Artur, que são gêmeos, Eydson, João Gabriel, Luiz Henrique, Sofia e Rafael, cujas idades variam entre dois e sete anos, têm rotinas e gostos parecidos com a maioria das crianças. Todos são muito inteligentes, carismáticos e verdadeiramente adoráveis, o que o público poderá facilmente comprovar observando as fotos. 

A exposição tem o apoio da Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (Aamavasf) e da fotógrafa Rosângela Sá, responsável pelos belos registros. Além disso, o espaço conta com um estande da AMAR – Aliança de Mães e Famílias Raras. A instituição foi criada em 2013, no Recife, para auxiliar famílias com crianças raras. No quiosque são comercializadas camisas com a frase “Amar é para todos”. Elas custam R$ 25. Toda a renda será revertida para ajudar o importante trabalho desenvolvido pela AMAR e pela Aamavasf. 
Autismo 
O autismo é um transtorno do desenvolvimento que modifica especialmente a capacidade de comunicação e de socialização, de forma mais ou menos intensa, dependendo da gravidade com que se apresenta. Ainda que não tenha cura, existem muitos tratamentos, terapias e atividades que, aliadas ao cuidado da família, promovem uma profunda evolução e qualidade de vida para o autista. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e começarem as intervenções, melhores serão os resultados obtidos pela criança.
Na busca por informações, as famílias de Petrolina e região contam com a Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (Aamavasf). Fundada há quatro anos, a instituição atua de forma voluntária e conta com o apoio de parceiros, como o River Shopping. A Aamavasf desenvolve ações permanentes, como palestras com informações sobre cuidados com as crianças autistas, orientação jurídica e educacional, reuniões com pais de crianças autistas de Petrolina e Juazeiro, além de participar de seminários sobre educação inclusiva em Petrolina e Casa Nova, na Bahia. Eventos comemorativos, como o de Dia das Crianças e o Piquenique Azul, também são promovidos anualmente. Recentemente, em agosto, a Aamavasf realizou em parceria com o River Shopping e a Orient Cinemas o “Cine Autismo”, sessão especial do filme “Procurando Dory” para crianças autistas e seus familiares.
“Nos últimos anos, a sociedade de Petrolina e região passou a ter mais conhecimento sobre o autismo, mas a luta pela inclusão dessas crianças e o acesso à educação e saúde deve ser constante. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) traz algumas dificuldades, mas as crianças são capazes de superar com muito amor e atenção. Basta que recebam o estímulo no momento certo e que as famílias persistam no tratamento e no cuidado”, relata Janille Nobre, diretora presidente da Aamavasf. Para receber as orientações, as famílias podem entrar em contato com a associação por meio das redes sociais ou do site:  http://aamavasf.jimdo.com/.  Atualmente, há cerca de 60 famílias assistidas.




0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA