Como incentivar a responsabilidade e independência das crianças

03 outubro 2016 | Postado por casinhadacys

como incentivar  a responsabilidade das crianças
Criar os filhos com responsabilidade e independentes é uma preocupação para muitos pais. Criar filhos com autonomia e responsáveis depende muito de como os pais estão gerenciando as atitudes dos filhos. A independência acontece aos poucos e é um exercício de paciência e dedicação dos responsáveis pela criança. As atividades diárias ajudam a desenvolver a responsabilidade e também a independência.  Confira um texto que encontramos que aborda o assunto. 
A formação de um adulto independente começa cedo. Com 3 ou 4 anos, seu filho já pode guardar os brinquedos que usa, por exemplo. Quando ele alcançar os 5 anos, já é a hora de motivá-lo a arrumar o próprio quarto. Aos poucos, a criança vai ganhando novas obrigações e entendendo os benefícios de não depender tanto dos adultos. Tudo, é claro, com o acompanhamento dos pais.
Que trabalhar o conceito de independência na educação dos filhos, mas é preciso lembrar que uma cobrança exagerada também é prejudicial.
Alguns pais costumam esquecer que os pequenos ainda estão em processo de aprendizado e exigem perfeição dos filhos na execução dessas tarefas.
Uma criança não vai arrumar o quarto como um adulto. Afinal, é criança. Há pais que não entendem que o filho não sabe porque ainda está aprendendo, brigam e querem fazer por ele, o que também pode torná-lo inseguro.

Abaixo, você confere dicas de como os pais podem ajudar os filhos a estarem prontos para o mundo.
Faixas etárias
3 a 5 anos
Um adulto independente começa com uma criança autônoma. Desde cedo, mostre para seu filho a importância de fazer pequenas tarefas. Nesta faixa etária, por exemplo, comece a incentivar se filho a arrumar os próprios brinquedos depois de usá-los.
5 e 6 anos
Estabeleça tarefas mais complexas na rotina da criança. Ela já pode lavar louça (desde que não seja de vidro ou um objeto cortante) com o acompanhamento dos pais e arrumar o quarto. Pegar a própria roupa e colocar no cesto de roupa suja e arrumar o quarto estão na lista dessas tarefas. Mas não exija perfeição.

7 anos
Aos poucos, seu filho vai ganhando mais independência nas tarefas rotineiras. Por volta desta idade e dependendo da localização da sua casa (se for dentro de um condomínio seguro), a criança pode carregar o lixo até o depósito e também retirar a roupa seca do varal e dobrar.

Pré-adolescência
Dos 10 aos 12 anos, a criança pode aprender a lavar o banheiro e varrer a casa. Se a escola do seu filho for próxima à sua casa e em uma rua com pouco movimento de carros, talvez seja a hora dele começar a ir sozinho para aula ou junto com um amigo.

Decisão
Deixe a criança opinar
Qual sabor de suco seu filho quer tomar? Com qual roupa ele quer sair? Dê chance a seu filho de opinar, mas lembre-se que ele não pode impor a escolha. Enquanto a criança for nova, a última palavra é do pai e da mãe.
Paciência

Criança é criança
Não exija do seu filho a habilidade de um adulto. Tenha paciência com o processo de aprendizado de tarefas. Se a criança arrumou o quarto de forma incompleta, explique, educadamente, o que ficou faltando. Brigas e discussões podem deixá-la insegura e não ajudam na educação.



Fonte: Gazeta Online. Confira o texto na íntegra acessando AQUI.

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA