Bárbara Borges posta foto amamentando o filho usando técnica de relactação

05 outubro 2016 | Postado por casinhadacys

relactação relactação e translactação
A atriz Bárbara Borges publicou na terça-feira, 04 de outubro, uma foto sua amamentando o filho caçula, Theo. Ela usou sua página no Instagram para comentar sobre a relactação, técnica utilizada por mães que não têm muito leite e desejam amamenta o bebê para ajudar na estimulação da produção do leite materno. Em sua rede social, a atriz postou imagem mostrando como ela faz e falou também sobre os benefícios da técnica. 
Bárbara explicou:
“Relactação. Conhece? Já ouviu falar? São muitos os benefícios da relactação para as mulheres que enfrentam dificuldades na amamentação e que querem continuar amamentando. Eu fiz com o Martin e agora estou repetindo com o Theo”, publicou a atriz.      
Ela também escreveu:
“É uma técnica de amamentação em que a mãe oferece para o bebê o leite que ela tirou, ou o artificial, que fica armazenado em um recipiente, através de uma sonda colocada estrategicamente ao lado do bico do peito para que o neném faça a complementação necessária sem deixar de mamar no peito e ingerir o leite materno”. 

Confira as informações que encontramos sobre relactação com nossas pesquisas na internet em vários sites que abordam o assunto.
 translactação  relactação e translactação
Como funciona
A relactação é uma técnica que consiste em colocar o bebê no peito para mamar com a ajuda de uma sonda nos casos em que as mães não têm leite ou produzem em pouca quantidade ou quando o bebê é prematuro e necessita de complementar a amamentação com leite artificial.
Além disso, a relactação também pode ser feita em bebês que pararam de mamar no peito há muito tempo e nos casos de mães adotivas porque a sucção do bebê ao mamar estimula a produção de leite.
A relactação funciona, no entanto, este processo não é imediato, pois é necessário no mínimo duas semanas para que a produção de leite aumente. É também fundamental que durante a relactação a mãe não dê a mamadeira ao bebê e que, à medida que vai produzindo leite, vá restringindo o leite pela sonda.

Relactação passo a passo
Para fazer a relactação caseira com sonda deve-se:
Comprar uma sonda nasogástrica pediátrica número 4 ou 5, de acordo com a indicação do pediatra, em farmácias ou drogarias;
Colocar o leite em pó na mamadeira, no copinho ou na seringa, segundo a preferência da mãe;
Colocar uma ponta da sonda no recipiente escolhido e a outra ponta da sonda perto do mamilo, presa com fita adesiva, por exemplo.
Desta forma, o bebê, ao colocar a boca na mama, abocanha o mamilo e a sonda simultaneamente e ao sugar, apesar de beber o leite em pó, tem a sensação de estar mamando no seio da mãe.
É importante fazer a técnica corretamente para tornar este processo o mais natural e agradável possível para a mãe e para o bebê.
Outra solução mais prática para fazer a relactação é comprar um kit de relactação em que a mulher só tem de colocar o leite em pó no recipiente e fixar a ponta da sonda perto do mamilo.
Antes de cada relactação, a mãe deve esterilizar o material, fervendo-o durante 15 minutos e após cada uso deve lavá-lo com água e sabão. A sonda nasogástrica ou do kit também deve ser trocada a cada 2 a 3 semanas ou quando o bebê tiver dificuldade em mamar.

Translactação 
A relactação e translactação são semelhantes, porém, a translactação, apesar de utilizar a mesma técnica da relactação, usa o leite materno que é ordenhado e armazenado antes, em vez do leite em pó.

Como fazer a translactação
​A translactação pode ser feita de forma caseira com a ajuda de mamadeira, copinho ou seringa ou através de um kit de translactação que se compra em algumas farmácias e lojas de produtos para bebês.

Translactação caseira
Comprar uma sonda nasogástrica pediátrica número 4 ou 5, de acordo com a indicação do pediatra, em farmácias ou drogarias;
Tirar o leite manualmente ou com a ajuda de aparelhos manuais ou elétricos que podem ser comprados;
Colocar o leite materno na mamadeira, no copinho ou na seringa;
Colocar uma ponta da sonda no recipiente escolhido e a outra ponta da sonda perto do mamilo, presa com fita crepe;
Colocar o bebê ao peito para mamar através da sonda.

Translactação com kit
Tirar o leite manualmente ou com a ajuda de aparelhos manuais ou elétricos que podem ser comprados;
Colocar o leite materno no recipiente e, se necessário, fixar a sonda do kit no seio.
Qualquer que seja o método de translactação escolhido, a mãe deve ter alguns cuidados como colocar o recipiente com o leite mais alto do que a mama para o leite fluir melhor, ferver o material 15 minutos antes todas as vezes que o for usar, lavar o material com água e sabão após cada uso e trocar a sonda após 2 a 3 semanas de uso.
Além disso, a mãe pode retirar o leite e conservá-lo para dar ao bebê mais tarde, porém, deve estar atenta ao local e o tempo de conservação do leite.
Os bebês não costumam apresentar resistência ao uso desta técnica e após algumas semanas é possível fazê-lo mamar no peito, sendo, por isso, muito importante não dar a mamadeira ao bebê durante este processo.

Confira o vídeo com o passo a passo




Crédito das imagens:
Foto com Bárbara Borges: Reprodução/Instagram
Foto com mamãe amamentando/relactação: Reprodução internet.

Fontes de informações e indicações para pesquisas: 



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA