Avenida Rio Branco, no Recife, será transformada em passeio público

11 outubro 2016 | Postado por casinhadacys

Os frequentadores do Bairro do Recife vão ganhar um motivo a mais para explorar o lazer na rua. Isso porque, a principal via de acesso do Bairro de Santo Antônio ao Marco Zero da cidade, a Avenida Rio Branco, será requalificada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). A ordem de serviço de execução da obra será assinada nesta terça-feira (11), às 11h, no Centro de Artesanato de Pernambuco, pelo secretário, Felipe Carreras. As obras serão iniciadas até a próxima semana. O prazo de execução dos serviços é de nove meses. O valor total do investimento é de R$ 4.500.301,59, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 
O projeto prevê a restauração das calçadas, mantendo a característica original dos desenhos de pedra mineira, o embutimento da fiação elétrica e a transformação do passeio público em um espaço destinado à circulação de pedestres e modais não motorizados. Ao final da execução, a Rio Branco contará com postes de iluminação, quiosques padronizados, bancos públicos, espaços de convivência com a vegetação e nova arborização.     
Toda a avenida será elevada à altura das calçadas, se estendendo até a Praça do Marco Zero, promovendo a integração desses ambientes. O principal revestimento escolhido para a obra foi granito em tom de cinza. O material é o mesmo utilizado no Marco Zero, já que a nova avenida ficará conectada ao espaço. O material é resistente, homogêneo, regular e de fácil manutenção, permitindo a circulação de pedestres, portadores de deficiência e esportistas.
O mobiliário urbano será construído principalmente em concreto armado aparente, um material resistente e de fácil manutenção. Os bancos terão assento e encosto em madeira ecológica reciclada, dando maior conforto aos usuários e priorizando o meio ambiente. Os quiosques serão equipados com móveis e passíveis de remoção com facilidade. Serão estruturados em metal remetendo à ideia de container, em referência à atividade portuária característica do bairro. Os quiosques ainda servirão de suporte para a exposição de fotos antigas da avenida desde sua abertura até os dias atuais.
Segundo o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, a obra vem em um momento oportuno de incentivo à exploração dos espaços públicos. "A transformação da avenida em um espaço exclusivo para os pedestres é fundamental para o resgate da cultura de rua. Além disso, consolida o Recife Antigo como destino turístico por sua beleza arquitetônica e importância histórica. A movimentação do público vai garantir o fortalecimento do comércio local e, sem dúvida, contribuir com a conscientização da população sobre a preservação de espaços públicos históricos”, comenta Carreras.
O tráfego de veículos, consolidado nas ruas Apolo, Guia, Bom Jesus, e Alfredo Lisboa será mantido, mas com diferenciação de material e nível de rua, forçando a diminuição da velocidade. Os veículos poderão circular apenas em sentido transversal para cruzá-la, dando prioridade na circulação sempre ao pedestre. O espaço central da via será utilizado, em horários definidos, para circulação de veículos de carga e descarga dos comércios e serviços já instalados e os futuros estabelecimentos, assim como veículos de atendimento prioritários, como ambulâncias e caminhões de bombeiro.


Imagem: Divulgação. 



0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA