​Orquestra mais antiga do México inicia turnê no Brasil com show no Teatro Guararapes

29 setembro 2016 | Postado por Casinha da Cys

A Orquestra Sinfônica de Xalapa, capital do estado de Veracruz no México, se apresenta de forma inédita em Pernambuco, no palco do Teatro Guararapes, neste mês de outubro. O terceiro maior teatro do Brasil, com capacidade para 2.405 pessoas, recebe a performance de primeira qualidade de peças de compositores mexicanos. Com um regente pernambucano à frente, este grupo de 94 músicos e mais 12 pessoas da organização desembarca no próximo dia cinco de outubro, na capital pernambucana, para o início da turnê de 11 dias no Brasil. O ingresso para a apresentação da orquestra, no Teatro Guararapes, na sexta-feira (7), será trocado por um quilo de alimento não perecível destinado à Fundação Terra.        
Essa será a primeira vez da Orquestra Sinfônica de Xalapa (OSX) no Brasil. Sob a regência do maestro Lanfranco Marcelletti há quatro anos, este grupo funciona desde 1929 e é o mais antigo em atividade naquele país. No comando da orquestra desde 2012, o maestro Lanfranco Marcelletti é recifense e regeu a Orquestra Sinfônica do Recife, nos anos 90, antes de se mudar para os Estados Unidos onde viveu 17 anos.
Para as apresentações no Brasil, Lanfranco montou um programa em duas partes. A primeira traz uma peça do compositor brasileiro Marlos Nobre e outra do mexicano  Silvestre Revueltas. Já a segunda parte será dedicada à música de Claude Debussy e Richard Strauss. Lanfranco é reconhecido no cenário da música sinfônica como um dos diretores mais talentosos da nova geração. Busca, em cada apresentação, demonstrar a força de cada instrumento na construção da melodia. Seu estilo de regência é bastante emotivo e contagiante. Marcelletti já regeu orquestras no Brasil, Estados Unidos, Chile, Itália, Espanha e Suíça, entre outros.
“É uma honra para Pernambuco receber o primeiro concerto da Orquestra Xalapa, no Brasil. Ter o maestro Lanfranco à frente da sinfônica é motivo de orgulho para todos nós. Com essa apresentação Pernambuco abre espaço para receber muitos outros clássicos”, avalia o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. 
Além de concertos formais, em que será executado um repertório de música sinfônica brasileira, mexicana e universal, serão realizadas oficinas de instrumentos e música de câmara em instituições de ensino, como o Instituto Baccarelli, em São Paulo, e a Orquestra Criança Cidadã, no Recife.


Imagens: Divulgação.

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA