O momento do desfralde

29 outubro 2016 | Postado por casinhadacys

Entre as muitas dúvidas que mamães e papais de primeira viagem possuem, uma das mais comuns e aparentemente simples de se resolver é quando iniciar o desfralde. É sempre importante, tanto nessa quanto em outras questões, respeitar o ritmo da criança. É necessário que ela tenha as condições de entender o processo para que possa ser desfraldada sem que isso cause transtornos emocionais, psicológicos e até clínicos. Quem tem intestino preso ou infecção urinária, por exemplo, sabe o quanto essas situações são incômodas. E elas podem ter tido seu início com a ansiedade dos pais, cuidadores e da escola na retirada das fraldas.  
Opediatra do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Marcio Nehab, dá dicas para a hora do desfralde.
Quando tirar
Quando a criança começa a dar sinais de que está preparada para o desfralde. Entre 1 ano e meio e 2 anos, ela começa a falar: “xixi”, “cocô”. Ela ainda não tem muita noção, pode estar falando xixi quando, na verdade, quer fazer cocô, e vice-versa, mas começa a avisar, mesmo depois de já ter feito, pois não quer mais ficar com a fralda suja.
O que observar
Outro sinal é quando a fralda começa a ficar seca por mais tempo, o que indica que a criança já começou a ter o controle dos esfíncteres, que são os músculos responsáveis por segurar ou liberar a saída da urina e das fezes. Esse é o momento de os pais começarem a pensar na possibilidade de iniciar o desfralde.
Sem ansiedade
Forçar a criança a fazer o desfralde quando ela ainda não está pronta, seja do ponto de vista neurofisiológico ou emocional, pode gerar nela uma frustração por não corresponder às expectativas dos pais. Além disso, a criança pode começar a prender as fezes por muito tempo, causando prisão de ventre e até quadros mais graves de constipação intestinal.
Quando pedir ajuda
Se a criança tem alguma doença que dificulta sua capacidade de controle dos esfíncteres, o desfralde, muitas vezes, precisa ser adiado. Quando não há qualquer comprometimento neurológico ou do trato urinário, deve-se evitar iniciar o desfralde em momentos que coincidem com outras transformações importantes na vida da criança, como: nascimento de um/a irmão/ã, separação dos pais, mudança de casa ou de escola, entre outras.

Dicas para um desfralde mais tranquilo
  • Situações do desenvolvimento infantil devem ser tratadas com flexibilidade. Se achar que a criança está preparada para o desfralde, mas, no decorrer do processo, perceber que ela não está madura, não há problema em parar e recomeçar em outro momento.
  • Utilize um penico ou ‘troninho’ com apoio para os pés para que a criança faça o esforço para liberação da urina e das fezes com segurança. Adaptadores de assento para vaso sanitário só devem ser usados quando a criança já estiver treinada;
  • Pergunte à criança, a cada uma ou duas horas, se ela deseja fazer xixi ou cocô, levando-a ao penico para que ela crie o hábito;
  • Use sempre as mesmas palavras para xixi e cocô ao falar com a criança. Se em cada momento você utilizar um termo diferente, poderá confundi-la e até mesmo prejudicar o desfralde;
  • Nunca brigue ou castigue a criança se ela fizer xixi ou cocô no chão ou na roupa durante o processo de desfralde. Ao contrário, valorize suas pequenas conquistas, encorajando-a a vencer as dificuldades.




Fonte do Texto: O texto original  foi encontrado na página da IFF - Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira e tem como título: “Especialista dá dicas para tirar a fralda do seu filho”, autoria: Irene Kalil e Juliana Xavier. Você pode conferir acessando AQUI.

Fonte das imagens: Internet/Reprodução.

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA