Museus municipais participam da 10ª Primavera dos Museus

18 setembro 2016 | Postado por casinhadacys

Museus municipais participam da 10ª Primavera dos Museus
O Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas, o Murillo La Greca e o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM, participam da 10ª Primavera dos Museus, evento nacional e anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece de 19 a 25 de setembro. Na programação especial, no MCR tem exibição de documentários, visita teatralizada e oficinas. O MAMAM participa com encontros musicais, debates e oficina. No Murillo La Greca, tem o projeto Pintado Melado, oficinas e exibição de filmes. Os três museus sāo equipamentos culturais da Prefeitura do Recife.
Confira abaixo o que acontece nos três museus durante o evento:
A programação no Museu da Cidade do Recife/Forte das 5 Pontas, que será gratuita, começa na terça-feira (20), a partir das 10h, com exibição de vídeos, filmes educativos e representativos do período do desenvolvimento da produção da cultura do açúcar no Brasil. A projeção vai até às 12h. Haverá nova sessão no sábado (24), das 11h às 12h. A atividade é voltada para adultos e crianças a partir dos 7 anos. Na parte da tarde, das 14h às 16h, será realizada a ação educativa Adocicando, uma visita teatralizada a partir de personagens da cultura do açúcar, com reapresentação na sexta-feira (23), das 14h às 16h. 
Na quarta-feira (21), das 15h às 16h, tem a oficina Cartonera Cinco Pontas, atividade que visa incentivar a produção de livros manuais e sensibilizar a população sobre a reutilização de materiais recicláveis. Os interessados em participar da aula, com limite de 30 pessoas, podem fazer o pré-agendamento através do e-mail educativomcr@gmail.com. Na quinta (22), das 10h às 10h30, acontece a contação de história Doce Baú, uma narração de episódios da história pernambucana teatralizada a partir de elementos da cultura do açúcar. Tem reapresentação na sexta-feira (23), das 11h às 11h30. 
Na noite da quinta, às 19h, acontece a abertura da exposição Autos retratos, do arquiteto, urbanista e artista plástico Luiz Rangel. Nesse trabalho, ele faz uma crítica à sociedade refém dos veículos, com poucas interações interpessoais e espaço reduzido para pedestres e ciclistas, através pinturas que registram o cotidiano da cidade. De 23 a 25 de setembro, a exposição poder ser visitada das 9h às 17h. A exposição Doc(e) Recife, também estará em exibição durante o evento, com visitas guiadas no mesmo horário. Toda a programação no MCR durante  o evento é gratuita.
 No MAMAM, na quarta (21) das 14h às 17h, tem a oficina Fotografia: pensando a cidade e suas culturas, que no sábado (24) será finalizada com uma pequena exposição no Pátio do MAMAM. Na quinta, 22, das 14h30 às 16h30, acontece a oficina Stencil, destacando a concepção dos Ladrilhos Hidráulicos do início do século XX do Mamam.
No sábado, 24, o museu promove o Encontro. A partir da memória e cultura da Boa Vista, o Educativo do museu promove a ação que reúne música, poesia e bazar, das 15h às 18h. No último dia do evento, domingo (25), também das 15h às 18h, tem o Cineclube com Debate, com exibição de filmes onde o contexto cultural da cidade é visto através do Cinema Pernambucano. Toda a programação do MAMAM durante o evento é gratuita. 
No Murillo La Greca, durante o período de realização da 10ª Primavera dos Museus, o público poderá participar de duas oficinas. A primeira é a Oficina de Mobgrafia, que acontece nos dias 22 e 23, das 14h às 17h. Aqui, jovens e adultos terão a chance aprender a exercitar um olhar mais técnico sob as câmeras de seus celulares, tablets e outros dispositivos mobile. A segunda é uma oficina sobre Reciclagem que acontece no sábado (24). A programação conta ainda com exibição de filmes e o projeto Pintando Melado, na quinta (22), a partir das 19h. 
A atividade envolve uma volta no tempo da época da cana-de açúcar e seus derivados, além da presença que ela exerce até hoje na atuação dos trabalhos de Cerâmica de Lorane Barreto e da Culinária de Cecília Montenegro. Essa dupla resolveu compartilhar o mesmo fogão e mostrar como trazer para o cotidiano dos curiosos a facilidade e praticidade no uso do melaço. Um coringa para inúmeras situações, sejam elas gastronômicas, ou artísticas. Nessa união de prazeres, momentos de demonstração de como queimar, quem sabe até “tatuar” nas cerâmicas fios e desenhos com o próprio mel de engenho em um fogão, assim como, preparar um arroz de queijos com carne seca e fios de mel de engenho. 
A degustação será com taxa simbólica de R$10,00 onde além do prazer da prova, levará uma cerâmica da CanaBarro de Lorane Barreto, em um ambiente acolhedor de quintal, podendo também desfrutar de caipifrutas com o famoso melado.

10ª Primavera dos Museus

Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas 
TERÇA-FEIRA (20)
 - Das 10h às 12h – exibição de vídeos do período do desenvolvimento da produção da cultura do açúcar no Brasil.
- Das 14h às 16h - visita teatralizada “Adocicando”
- Das  9h às 17h – visitação Doc(e) Recife 
QUARTA-FEIRA (21)
- Das 15h às 16h - Oficina Cartonera Cinco Pontas
- Das  9h às 17h – visitação Doc(e) Recife 
QUINTA-FEIRA (22)
Das ­10h às 10h30 -  contação de história Doce Baú
19h – Abertura da exposição Autos retratos
- Das  9h às 17h – visitação Doc(e) Recife 
SEXTA-FEIRA (23)
- Das 14h às 16h - visita teatralizada “Adocicando”
-Das ­11h às 11h30 - contação de história Doce Baú
- Das  9h às 17h – visitação Doc(e) Recife 
SÁBADO (24)
-  Das 11h às 12h – exibição de vídeos do período do desenvolvimento da produção da cultura do açúcar no Brasil.
- Das 9h às 17h – visitação Doc(e) Recife
- Das 9h às 17h – visitação Autos Retratos 
DOMINGO (25)
Das  9h às 17h – visitação Doc(e) Recife
Das  9h às 17h – visitação Autos Retratos

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM 
QUARTA-FEIRA (21)
14h às 17h - Oficina Fotografia: pensando a cidade e suas culturas 
QUINTA-FEIRA (22)
14h30 às 16h30 - Oficina Stencil: destacando a concepção dos Ladrilhos Hidráulicos do início do século XX do Mamam 
SÁBADO (24)
15h às 18h – Encontro
Exposição da oficina Fotografia: pensando a cidade e suas culturas 
DOMINGO (25)
15h às 18h - Cineclube com Debate

Museu Murillo La Greca
QUINTA (22)
14h às 17h - Oficina de Mobgrafia
19h – Exibição de Filmes + Projeto Pintando Melado. 
SEXTA (23)
14h às 17h - Oficina de Mobgrafia 
SÁBADO (24)
14h às 17h - Oficina de Reciclagem








0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA