Jardim do Baobá, lendas urbanas e a história ferroviária da cidade são temas do Olha! Recife

15 setembro 2016 | Postado por Casinha da Cys

Jardim do Baobá, lendas urbanas e a história ferroviária da cidade são temas do Olha! Recife
Tem passeio de graça e para todos os gostos dentro do projeto de sensibilização turística realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. Serão dois passeios de ônibus no sábado (17), um deles mostrará os principais cenários da história ferroviária da capital e o outro será pelo circuito dos baobás, incluindo o Jardim do Baobá, às margens do Capibaribe, inaugurado no último domingo. No domingo (18), o passeio será a pé e dedicado às lendas urbanas que enchem de história cada ponto da cidade. Todos os passeios contam com acompanhamento de guias de turismo. 
O primeiro passeio de ônibus deste sábado tem saída marcada para as 9h, da Praça do Arsenal. Os participantes vão poder fazer uma retrospectiva da história ferroviária no Recife. Neste passeio, serão contemplados: a Estação do Brum; o antigo depósito de bondes da Ferro Carril; Ponte do Limoeiro; Rua do Brum; Rua do Bom Jesus; e Avenida Barbosa Lima. Os participantes ainda passarão pela antiga Ponte Giratória, seguindo até a antiga Estação das Cinco Pontas, Estação Central, Ponte da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho e Ponte Santa Isabel.  
À tarde, o Circuito dos Baobás levará os inscritos para contemplar esta espécie, nativa de terras africanas e também conhecida como a árvore da vida. Atualmente a cidade conta com 13 baobás tombados, reconhecidos como patrimônio da cidade. Os pontos visitados serão: a Praça da República; Faculdade de Direito; bairro da Encruzilhada, por trás do Mercado Público; Praça Farias Neves (mais conhecida como Praça do Horto de Dois Irmãos); Rua Marquês de Tamandaré, no Poço da Panela; bairro do Fundão, com um dos mais antigos baobás da cidade; Parque da Jaqueira; e o Jardim do Baobá, inaugurado na última semana pela Prefeitura do Recife. O ônibus sai às 13h, da Praça do Arsenal. 
O Recife é repleto de histórias curiosas. Algumas reais e outras criadas pelo imaginário coletivo que atravessaram gerações e são repassadas nas esquinas, mesas de bar, escolas, passeios turísticos, cultos religiosos e cantigas carnavalescas. Algumas dessas lendas serão contadas durante o passeio a pé do domingo. Com saída às 9h, da Praça do Arsenal, o grupo vai conhecer as histórias por trás de cenários como a Cruz do Patrão, onde acredita-se ter sido ponto de encontro para rituais de magia negra; Ponte Maurício de Nassau, cercada pela história do Boi Voador, uma das mais famosas do período holandês. Também será contada a lenda do Bom Jesus dos Passos; da Rua Nova; da Rua Malaquias; e muitas outras.
Inscrição  
Os passeios são gratuitos, mas é preciso se inscrever para participar. Os interessados devem acessar o sitewww.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (16), e realizar o cadastro. É solicitado que os participantes levem um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.
  
Programação 
Olha! Recife de Ônibus
Tema: Trilhos do Recife
Quando: Sábado (17), às 9h
Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife de Ônibus
Tema: Circuito dos Baobás
Quando: Sábado (17), às 13h
Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife a pé
Tema: Lendas do Recife
Quando: Domingo (18), às 9h
Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas



Imagem: PCR/Divulgação.

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA