Depressão infantil e na adolescência

25 setembro 2016 | Postado por casinhadacys

depressão em criança
A palavra depressão é usada com grande liberdade. Basta um pequeno problema, uma desfeita, um desencontro emocional, um prejuízo financeiro, para nos declararmos deprimidos. Embora seja empregada como sinônimo de tristeza, tem pouco a ver com esse sentimento.  Depressão é uma doença grave. Se não for tratada adequadamente, interfere no dia a dia das pessoas e compromete a qualidade de vida. Nos adultos, é mais fácil de ser diagnosticada. Eles se queixam e, mesmo que não o façam, suas atitudes revelam que não se sentem bem e a família percebe que algo de errado está acontecendo. Com as crianças, é diferente. Elas aceitam a depressão como fato natural, próprio de seu jeito de ser.
Embora estejam sofrendo, não sabem que aqueles sintomas são resultado de uma doença e que podem ser aliviados. Calam-se, retraem-se e os pais, de modo geral, custam a dar conta de que o filho precisa de ajuda. (Fonte: Dr. Drauzio Varella, confira o texto na íntegra aqui)

Livro sobre depressão infantil
Publicado em 2008 pela FIOCRUZ aborda a temática da depressão infantil por meio de uma pesquisa realizada com crianças. O livro conta também com questões relevantes sobre a compreensão, identificação e manejo dos casos e dados epidemiológicos. Na obra constam assuntos como prevenção e o atendimento a crianças com transtornos depressivos, transtornos depressivos em Crianças e o que pode levar à depressão.
O título do livro é “Depressão em Crianças – uma reflexão sobre crescer em meio à violência”. 
A obra pode ser encontrada para ownload gratuitamente acessando AQUI.









Na obra constam assuntos como prevenção e o atendimento a crianças com transtornos depressivos, transtornos depressivos em Crianças e o que pode levar à depressão.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA