Secretaria de Turismo do Estado lança edital do primeiro trecho do Eixo Cicloviário Estruturador de Pernambuco

20 agosto 2016 | Postado por casinhadacys

Em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio do programa Pedala PE, anunciou, nesta sexta-feira (19), no Centro de Convenções, uma novidade para a comunidade ciclística. Foi lançado o edital de licitação do primeiro trecho do Eixo Cicloviário Estruturador do Estado. Um percurso de 5,1 km que ligará o Marco Zero do Recife à Fábrica Tacaruna, em Olinda, beneficiando as pessoas que precisam se deslocar de uma cidade para a outra em cima da magrela.
O trecho um do Eixo Cicloviário Estruturador passará pela Avenida Rio Branco, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti, Avenida Dr. Jayme da Fonte e Avenida Governador Agamenon Magalhães. As obras do trecho inicial devem começar ainda no segundo semestre.
“Depois de implantada, a infraestrutura cicloviária do trecho um atenderá parte das demandas apontadas pelo Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC), criando um importante corredor cicloviário entre áreas bastante populosas da Zona Norte do Recife e o centro da cidade, garantindo, assim, mais segurança para os ciclistas”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.
Ao todo, o projeto atingirá os municípios do Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, totalizando 30,7 km de extensão. O destaque turístico ficará por conta dos Sítios Históricos do Recife, Olinda e Igarassu.  O projeto beneficiará, aproximadamente, 1,6 milhão de moradores de cinco municípios da Região Metropolitana do Recife.
As boas novas alusivas ao Dia do Ciclista foram concluídas com a divulgação do projeto LevaBike.  O secretário Felipe Carreras aproveitará o evento para anunciar que, em parceria coma com a Secretaria das Cidades (SECID), será lançado o primeiro ônibus com suporte para bicicletas de Pernambuco. O LevaBike transportará até seis bicicletas na parte interna traseira e funcionará aos domingos com meia passagem.
A linha Parque Capibaribe/TI, com saída do Terminal Integrado (TIP) e com destino a ao Bairro Parque Capibaribe, em São Lourenço da Mata, já começa a operar a partir deste domingo (21), facilitando o acesso dos ciclistas que vão aproveitar as atividades do Domingo na Arena, evento que ocorre todos os domingos, na Arena de Pernambuco. 
“A ideia é iniciar um transporte multimodal nos ônibus, dando mais opções de meios de deslocamentos aos usuários. Todas as ações com foco no bem estar dos ciclistas favorecem a inserção do modal no trânsito, trazendo ganhos para a população”, conclui Carreras.
O LevaBike será sinalizado com adesivos na frente, nas laterais e na parte traseira do ônibus. Dentro do ônibus o espaço destinado às bicicletas estará destacado por suportes instalados para fixar o modal de maneira segura e sem interferir na circulação dos demais passageiros. O embarque será pela porta traseira e as bicicletas serão colocadas nos suportes. O usuário caminhará por dentro do veículo para pagar a passagem e rodar a catraca.







0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA