O papel da alimentação na recuperação dos pacientes

31 agosto 2016 | Postado por casinhadacys

Dia do Nutricionista - 31 de agosto
Planejar o cardápio de pacientes, funcionários e acompanhantes; supervisionar a qualidade, sabor e apresentação de cada alimento e participar da distribuição das refeições. Esta é a rotina de trabalho de um profissional da área de nutrição hospitalar, que é repleta de atividades indispensáveis para o bom funcionamento de hospitais, clínicas e ambulatórios. No dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista. Para destacar o seu papel dentro de um centro médico, convidamos a nutricionista Stella Bezerra, do Hospital Jayme da Fonte, para falar do dia a dia dentro do hospital.
Segundo Stella, é realizada uma visita diária aos pacientes para atualizar os diagnósticos nutricionais e, a partir daí,desenvolver uma alimentação balanceada para acelerar o restabelecimento do paciente. “É preciso que todos entendam que a alimentação oferecida pelo hospital faz parte do tratamento. Os cardápios são criados de acordo com as necessidades específicas de cada um”, detalha a nutricionista.
Outro ponto importante é selecionar os alimentos e adequá-los às restrições médicas. Esse tratamento, chamado de dietoterapia, utiliza os alimentos para auxiliar na recuperação dos doentes junto com os medicamentos. “A dieta acompanha a evolução do quadro clínico. Sempre interagirmos com os médicos e enfermeiros, pois uma alimentação adequada ajuda na eficácia dos tratamentos”, afirma Stella.
A nutricionista Stella Bezerra destaca que o desafio não é apenas ofertar ao organismo todos os nutrientes necessários para a recuperação. Cada enfermidade exige prescrição dietoterápica específica. Pacientes com diabetes e pressão alta, por exemplo, necessitam de uma dieta restrita. Além deste cuidado, nas datas comemorativas, como Páscoa, São João e Natal, a equipe de nutrição costuma preparar comidas típicas, substituindo ingredientes por outros mais saudáveis. “É um carinho que damos a alguns pacientes, que estão impossibilitados de aproveitar estes momentos com a família”.



Fonte: Texto Brava Comunicação.
Imagens: Reprodução/Internet. 


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA