Inscrições abertas para oficinas do XIV Festival Recifense de Literatura

18 agosto 2016 | Postado por Casinha da Cys


Inscrições abertas para oficinas do XIV Festival Recifense de Literatura

Como parte da programação do XIV Festival Recifense de Literatura, estão abertas as inscrições para as três oficinas de contação de história, que acontecem de 24 a 28 de agosto, nas bibliotecas de Casa Amarela, Afogados e no Compaz do Alto Santa Terezinha. As oficinas são destinadas aos educadores, mediadores de leitura, e interessados em se aperfeiçoar na prática da contação de história, e também às crianças.
O XIV Festival Recifense de Literatura é uma realização da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. 

Confira os detalhes de cada oficina:
“Floreando aquilo que me contaram”
Oficina: Contação de histórias “Floreando aquilo que me contaram”, com Fabiana Coelho – PE
24 a 26 (quarta a sexta), das 9h às 12h – Na Biblioteca Pública de Afogados.
Endereço: R. Jacira, 1 – Bairro: Afogados, Recife – PE
Público-alvo: Educadores, mediadores de leitura e demais interessados no universo da contação de histórias. 
Quantidade de participantes: No máximo 25 
A oficina “contação de histórias “Floreando aquilo que me contaram”, com Fabiana Coelho - PE, tem carga horária de 12 horas, distribuídas em três encontros, cada um com quatro horas de duração. 
Por meio de estratégias dinâmicas – com trabalhos em grupo, rodas de conversa e atividades práticas, a oficina é um mergulho no universo da contação de histórias e interessa, sobretudo, a educadores e mediadores que desejem utilizar esta ferramenta como estímulo à leitura e aprendizagem.
A oficina está dividida em três momentos. O primeiro é a preparação da história e do ambiente – quando serão abordados aspectos que vão da escolha da história e perfil do público ao estudo da história e preparação do ambiente. No segundo dia, serão trabalhadas as diversas estratégias de contação de histórias, desde a leitura dramatizada até o uso de elementos e estudo de ritmos, tempos, olhar, etc. Por fim, o terceiro momento está reservado à mediação de leitura, com exemplos do uso da contação de histórias e da literatura como instrumento pedagógico, na biblioteca, escola ou sala de aula; construção de projetos de mediação de leitura, etc.

Literatura de Cordel para Crianças
Oficina: Literatura de Cordel para Crianças com Mariane Bigio - PE.
24 a 26 (quarta a sexta), das 14h30 às 16h30 – Na Biblioteca Pública de Casa Amarela. Endereço: R. Maj. Afonso Leal – Casa Amarela, Recife – PE.
Público-Alvo: crianças de 6 a 12 anos.
A Oficina de Cordel para Crianças busca aproximar o público da arte do cordel, atuando também no despertar para a estética do poema em seu estado mais puro. Além de trabalhar na formação de leitores, a oficina busca a valorização da Literatura Popular e a divulgação da cultura nordestina. A oficina parte das origens da Literatura de Cordel, passando pela técnica da xilogravura, estrutura e tipos de estrofes, rima e ritmo, até a produção de textos feitos pelas próprias crianças.

“O empoderamento feminino através do cordel”
Oficina: “O empoderamento feminino através do cordel”, com Susana Morais (PE)
27 e 28 (sábado e domingo), das 10h às 12h – Na biblioteca Afrânio Godoy do Compaz, no Alto de Santa Terezinha.


O Festival segue até o dia  28 de agosto, no bairro do Recife, com mesas de diálogo, recitais e a tradicional Feira do Livro. A programação completa está disponível AQUI.
Atividades são para adultos e crianças e vão abordar o universo da contação de histórias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email:
Mais informações pelo telefone: (81) 3355.8033.


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA