Colesterol: vilão ou mocinho?

29 agosto 2016 | Postado por casinhadacys

Cuidados com o Colesterol
Ele, quase sempre, recebe a fama de vilão. Mas sabia que o colesterol é fundamental para o bom funcionamento do organismo? Porém, estamos falando do colesterol em níveis adequados. 
Colesterol é um tipo de lipídio (gordura) que desempenha funções importantes, como a produção de vitamina D e de hormônios necessários para o desenvolvimento e o funcionamento normal do organismo – como o estrógeno, a progesterona, a testosterona e o cortisol. No entanto, em excesso pode se depositar nas paredes das artérias e prejudicar a passagem do sangue até o coração. Com isso, aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, principal causa de óbitos registrados todos os anos no Brasil.
 
Há dois tipos de colesterol. Conhecido como “ruim”, o LDL é o que pode ser depositado nas artérias. Já o HDL – chamado de “colesterol bom” – é o que “retira” o excesso de colesterol das artérias, diminuindo a formação da placa de gordura (aterosclerose). 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 40% da população adulta do país tem colesterol elevado. Esse percentual representa 57 milhões de pessoas. Dentre os fatores que contribuem para o aumento do colesterol, estão tendências genéticas, doenças como hipotireoidismo e diabetes. No entanto, na maioria dos casos a grande responsável é a alimentação. “Pessoas que optam por uma dieta rica em gorduras saturadas – presentes em carnes, ovos, queijos e leite, por exemplo – são as mais propensas a apresentarem nível elevado do colesterol. Se a má alimentação for acompanhada do sedentarismo, esse risco torna-se ainda maior”, explica o cardiologista Carlos Melo,do Hospital Esperança Recife. 
A grande dificuldade em identificar o colesterol alto é a ausência de sintomas. Apenas com acompanhamento médico e exames de sangue específicos é possível avaliar se os níveis estão adequados. “Não há uma idade mínima para se iniciar os cuidados com a saúde. O acompanhamento regular é sempre a melhor opção. Lembrando que pessoas com histórico de morte por infarto na família, obesas e sedentárias devem iniciar esse acompanhamento o quanto antes”, orienta o cardiologista. 
Para viver melhor
Adote hábitos saudáveis, relacionados à alimentação e exercícios físicos. Isso é fundamental para controlar os níveis de gordura no sangue. 
Evite: carnes vermelhas, frituras, queijos amarelos, leite integral, manteiga e embutidos (salsicha, presunto, mortadela etc). 
Prefira: peixes, frutas, legumes, verduras, aveia, linhaça, azeite, leite desnatado, queijos brancos, oleaginosas (castanhas, nozes). 
Exercite-se: pelo menos três vezes por semana, regularmente, pratique atividade aeróbica de sua preferência (caminhada, corrida, natação, ciclismo etc).



Fonte: Texto informativo Brava Comunicação.
Imagens: Reprodução/Internet. 




0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA