Aumenta casos de caxumba em Pernambuco

04 agosto 2016 | Postado por Casinha da Cys

Nos últimos dias Pernambuco tem apresentado vários casos de caxumba. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, já foram confirmados 94 casos da doença apenas este ano. A médica Andrezza de Vasconcelos, infectologista do Hospital Jayme da Fonte, explica que a caxumba, também conhecida com parotidite ou papeira, é uma doença infecciosa, transmitida pelo ar (tosse, espirros) ou por contato direto com saliva, causada por um vírus da família paramyxoviridae. “O principal sinal da caxumba é a inflamação das glândulas salivares, principalmente as parótidas, o que deixa o pescoço bem inchado”, afirma a médica.
O período de incubação do vírus varia entre 14 e 25 dias. A caxumba geralmente se manifesta durante a infância, nos meses de inverno e começo da primavera. Porém os casos recentes têm acontecido em adultos, uma vez que a vacinação contra a caxumba faz parte do calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde. 
Os sintomas inicias são: 
- Inchaço doloroso nas laterais da face e do pescoço;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Dor ao engolir;
- Perda do apetite;
- Astenia.

Transmissão
Ocorre a partir de dois dias antes até nove dias depois do aparecimento dos sintomas. Geralmente o diagnóstico é feito por um clínico geral através da anamnese e exame físico, mas existem exames laboratoriais, como teste da saliva ou de sangue, que ajudam a identificar a doença. “A caxumba geralmente é benigna e seu tratamento é feito com analgésicos e antitérmicos para aliviar os sintomas, já que não existe medicamento para eliminar o vírus. Deve-se beber muito líquido e aplicar compressa morna nos locais inchados para alívio da dor e regressão do edema.”, explica a infectologista.  
As complicações da caxumba são raras, mas quando acontecem podem causar surdez; meningite viral; orquite - inflamação dos testículos; ooforite - inflamação dos ovários; e aborto. A prevenção é feita através da vacina tríplice viral, que protege contra a caxumba, o sarampo e a rubéola, a partir dos 12 meses de idade. “Adultos e adolescentes (principalmente mulheres que planejam engravidar), não imunizados na infância e que nunca foram infectados, devem receber a vacina. A eficácia da vacina é de 97%", conclui a médica.


0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA