Recife Antigo de Coração celebra o maracatu neste domingo

29 julho 2016 | Postado por casinhadacys

Recife Antigo de Coração
Neste domingo (31), o Recife Antigo de Coração toma conta do bairro histórico, tendo como tema um dois mais tradicionais ritmos nordestinos, celebração de matriz africana que restituiu, ainda que simbolicamente, a nobreza aos negros expatriados e escravizados no Brasil. Para celebrar o Dia Estadual do Maracatu, comemorado na próxima segunda, o projeto da Prefeitura do Recife, executado pela Secretaria de Turismo e Lazer, vai realizar cortejo, exposição de roupas e elementos cênicos, além de oficinas musicais, numa percussiva e colorida homenagem à manifestação que há séculos embala e enobrece a cultura nordestina. 
A partir das 14h, apresentam-se os maracatus  Leão da Campina,  Cruzeiro do Forte, Estrela Brilhante e Porto Rico. Às 18h, as nações se encontram numa grande celebração no palco do Marco Zero.  
A sustentabilidade também será um dos temas contemplados pela programação desta edição. Promovida pelo Serviço de Tecnologia Alternativa, uma feirinha irá ensinar técnicas de manejo sustentável de recursos hídricos, energéticos e de alimentos. A II Mostra de Ecotecnologias, que será realizada na Rio Branco, das 8h às 18h, pretende divulgar invenções criativas, de baixo custo e grande impacto ambiental.  
Das 10h às 16h, a história pede passagem na Avenida Rio Branco. Uma intervenção urbana chamada Recife Imersivo transportará os frequentadores do bairro ao século passado, por meio da realidade virtual. O passaporte para a viagem no tempo é um smartphone. A partir dele, o público poderá ver como era a principal avenida da cidade no século passado. A intervenção é da Avi Rec - Artes Visuais Imersivas, com produção do Studio Z7, Preta Design e Eduardo Firme. 
Além de viajar no tempo, o público poderá trocar boas ações por livros. A ação, 1010 Maneiras de Comprar um Livro sem Dinheiro, que tem como objetivo estimular a leitura e o consumo consciente, será realizada Avenida Rio Branco, das 14h às 18h, oferecendo livros em troca de boas práticas, como abraçar um desconhecido ou declamar uma poesia. 
A Rio Branco receberá ainda a Ação do Coração, da Organização de Auxílio Fraterno. Das 8h às 12h, serão oferecidas oficinas de confecção de corações de diferentes materiais para multiplicar o amor na cidade. 
Para os pequenos, vai ter cama elástica e piscina de bolas na Avenida Marquês de Olinda durante todo o dia. A criançada contará ainda com jogos de tabuleiro e o Projeto Escolinha de Bike, do Itaú e Compartibike, de estímulo ao cicloativismo infantil. O Clube do Riso vai descontrair a programação infantil das 16h e 18h.
Muitos shows vão animar o domingo no bairro histórico. A partir das 10h, o Show do Bem levará para o palco montado em frente ao Marco Zero Adriana B., Raízes do Rubem e Pecinho Amorim.
No Dançando na Rua, que acontece na Praça do Arsenal, das 15h às 18h, a bailarina Andréa Carvalho recebe casais e grupos de dança para bailar ao som da Orquestra Surreal.
Para quem quiser aproveitar o domingo para praticar exercícios ao ar livre, não faltarão oportunidades. Além da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, cujas três rotas desembocam no bairro, serão oferecidas modalidades esportivas as mais variadas. Na Marquês de Olinda, rugby, futebol, vôlei, parkour, badminton, handebol, basquete de rua erampas de skates vão convidar o público a suar a camisa. Na Avenida Alfredo Lisboa, será montada uma pista de patinação, para iniciantes e iniciados. E na Rua Dona Maria César, uma fita de slackline vai testar o equilíbrio dos frequentadores do bairro.





0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA