Fernando de Noronha ganha nova Unidade de Conservação de Resíduos Sólidos

17 julho 2016 | Postado por Casinha da Cys

O Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha recolhe cerca de 300 toneladas de lixo todos os meses, uma média de 10 toneladas por dia. Boa parte do material é proveniente de resíduos sólidos gerados pelos habitantes e turistas. Para tratar de maneira correta os materiais orgânicos e recicláveis, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel-PE), por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), entregou à ilha uma nova Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos, na última sexta-feira (15). O equipamento, que já funcionava na ilha, recebeu quatro novos galpões de separação, além de refeitório e alojamento para os trabalhadores. A reforma vai reduzir também os impactos negativos ao meio ambiente, uma vez que antes as atividades da unidade eram realizadas a céu aberto. 
A unidade de conservação conta com galpões de triagem, compostagem, estocagem de recipientes tipo big-bags e reciclagem, totalizando uma área de 800 m². Na nova unidade os resíduos orgânicos serão aproveitados e utilizados como adubo, e os recicláveis serão transferidos para o continente devidamente triturados ou prensados.
“A obra vai melhorar consideravelmente a estrutura da usina de tratamento da ilha. As melhorias trarão mais qualidade de vida para os trabalhadores e uma nova perspectiva para o meio ambiente, garantindo a preservação de praias como a Cacimba do Padre”, diz o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. 
Além dos serviços na unidade de conservação, toda parte elétrica da região foi reestruturada para garantir o funcionamento adequado das prensa e trituradores. A obra custou R$ 2.473.002,13, e teve recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Até o fim de julho, será licitada uma segunda parte da obra, que inclui a requalificação do acesso à unidade. As ruas do entorno serão pavimentadas para facilitar o trabalho de entrada e saída dos caminhões de coleta. 

0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA