Cuide da alimentação das crianças nas férias

15 julho 2016 | Postado por casinhadacys

alimentação das crianças nas férias
Frutas, verduras e legumes são itens essenciais para o cardápio das crianças no dia a dia. A questão é: como fazer com que os pequenos mantenham a alimentação saudável também no período de férias? Quanto a isso, os pais não precisam se desesperar. Basta seguir algumas dicas para organizar a alimentação dos filhos, mesmo fora da rotina escolar. 
Um primeiro passo é a criança tomar um bom café da manhã. Como o almoço durante as férias costuma ser mais tarde, ela estará com nutrientes suficientes no organismo para esperar até a refeição. Saiu para almoçar fora? Tenha em mente que o ideal é colocar todos os grupos alimentares no prato da criança. São eles: arroz ou macarrão, feijão, legumes, verdura e um tipo de carne – que pode ser ave, peixe ou carne vermelha. 
Para o lanchinho, mantenha frutas picadas e guardadas em potes ao alcance das crianças, conforme explica Ana Rafaela Martins, supervisora de Nutrição do Hospital Esperança Olinda. “Morangos, gomos de tangerina, uvas e kiwi agradam a criançada e são ricos em vitaminas antioxidantes”, afirma. Além disso, ela diz, não faça estoque de biscoitos e guloseimas em casa: “Quanto maior for à oferta, mais a criança comerá esse tipo de alimento. Prefira oferecer cookies e rosquinhas integrais que são encontrados em diversos sabores, desde aveia e mel até cacau e frutas vermelhas”. 
Cuide da alimentação das crianças nas férias
Os famosos salgadinhos podem ser substituídos por pipoca feita em casa. “A pipoca tem bastante fibra, importante para manter o bom funcionamento do intestino dos pequenos”, afirma a nutricionista. Sanduíches naturais, acompanhados de suco, são uma ótima pedida, além de fáceis de preparar. “Dê preferência aos pães integrais e recheie com alface, tomate, pasta de soja, queijo branco e frango desfiado. Para incentivar que os pequenos comam, vale cortar o sanduíche com cortadores de biscoito no formato de animais ou flores”, completa. 
“Envolva os pequenos na preparação dos lanches, e que tal aproveitar o tempo livre para marcar um piquenique? Inclua no cardápio sanduíches naturais, frutas secas, salada de frutas, sucos e chás gelados”, orienta a profissional. Por fim: “É importante o exemplo dos pais: não adianta falar para o filho comer frutas e salada se esses alimentos não fazem parte do hábito dos pais”, finaliza Ana Rafaela Martins, supervisora de Nutrição do Hospital Esperança Olinda. 
Outas dicas valiosas:
– Não proíba, mas sim imponha limites. Determine o dia em que as crianças podem escolher o cardápio. Neste dia, vale de tudo. Inclusive brigadeiros, pizzas, hambúrguer e até frituras.
– Estimule brincadeiras em grupo e ao ar livre para que as crianças mantenham uma atividade física e limite o tempo ao computador e equipamentos eletrônicos.





0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA