Como os estudantes podem aproveitar o período de férias

20 julho 2016 | Postado por casinhadacys

Para alguns alunos as férias significam descanso, viagens, diversão, mas, para quem terminou o semestre com metas ainda não atingidas as férias podem ser um período importante para melhorar o desempenho escolar. Aí, surge a pergunta: o que fazer? Descansar e recuperar as energias ou estudar? Essa decisão depende de muitos fatores, que variam de pessoa para pessoa. Segundo a psicóloga Danielle Ferreira Fazio, especialista em educação do Colégio Motivo, o mais recomendável é o equilíbrio. Ela afirma que o ideal é descansar e tirar algumas horas para estudar. A psicóloga explica que o recesso é importante e justo para o estudante que teve êxito nos estudos: “Esses alunos devem aproveitar as férias”.  
Ao alunos que tiveram dificuldades em algumas disciplinas ela orienta sobre a importância de repor os estudos e recuperar o conteúdo das aulas que não foi bem assimilado. Para a psicóloga, nada melhor que “aproveitar as férias para recuperar algum conteúdo perdido, mas sempre dando intervalo entre uma disciplina e outra”. O descanso é fundamental para aumentar a energia e pôr as ideias no lugar. O papel da escola também é importante para que os alunos possam aproveitar o máximo de tempo com os estudos. Para apoiar e orientar os alunos, durante todo o ano letivo, a coordenação educacional junto com a psicóloga,  realizam um trabalho de orientação aos estudantes e também aos pais, onde são identificadas as dificuldades de cada um para que seja construído um desempenho satisfatório. Nas unidades do Colégio Motivo é desenvolvido o ‘Protagonismo’ do aluno, onde, num processo de auto avaliação, ele entende suas deficiências e percebe a importância dos estudos para a vida dele e passa a ser responsável pelas suas atividades. “O nosso aluno se compromete com seu desempenho. E juntos, escola e família, é dado o suporte necessário para identificar as fraquezas e criar um plano de ação de estudo”, afirma Danielle. Tudo esse trabalho é realizado com equilíbrio  e estratégias traçadas através do diálogo, despertando no aluno o desejo de estudar.

Organizando a rotina nas férias:
Se você fechou o semestre anterior com notas incríveis no boletim, o mês de julho é uma maravilha para recarregar as forças e encarar o próximo semestre mais leve. Mas é importante lembrar que o ano letivo ainda não acabou! O legal é escolher um livro para ler e não se afastar tanto da dinâmica de estudos. A seguir, uma série de dicas organizadas pela psicóloga para que as férias sejam aproveitadas ao máximo:

Quem não se saiu bem no semestre
Durante o período de férias é fundamental descansar, porém o período de descanso não deve ser muito longo, sob pena de dificultar a retomada do ritmo de estudo no retorno às aulas. Como conciliar então descanso e estudo durante o período de férias?

Uma semana inteira para não fazer nada
Isso mesmo! Fique uma semana inteira longe dos livros. Descanse muito, acorde tarde, veja filmes, saia com os amigos, viaje com a família ou fique esparramado no sofá. O importante é ficar longe dos livros! É fundamental descansar e recarregar as baterias.

Estude apenas um período do dia
Após a sua merecida semana de descanso, volte aos estudos, mas em um ritmo menos intenso. Escolha o período do dia que mais lhe agrada, manhã ou tarde, e estude, no mínimo 1 hora, por dia. Evite estudar no período noturno. Reserve a noite para ficar com a família ou brincar com os seus amigos. Nada de estudar aos finais de semana durante as férias, o sábado e o domingo deverão ser dedicados ao ócio e ao lazer.

Matéria em dia
Aproveite o período sem aulas para colocar a matéria em dia. Faça um levantamento das aulas e tarefas que você deixou para trás no primeiro semestre e monte um cronograma de estudos. Isso o ajudará a rever importantes conceitos e ainda diminuirá o seu grau de ansiedade, pois é angustiante lembrar que alguns conteúdos ficaram sem ser estudados.

Foque nas suas dificuldades
Reserve uma parte do seu dia de estudos para rever as matérias nas quais você tem maior dificuldade.


Texto: Ivany Vilarim.




0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA