Academias Recife cheias de novidade

14 julho 2016 | Postado por casinhadacys

Novas modalidades de exercícios, oficinas e eventos semanais integram agora a programação das Academias Recife. Projeto criado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, para que a população associe o usufruto dos espaços públicos à prática de exercícios físicos, à saúde e à qualidade de vida, as Academias Recife estão cheias de novidades. 
"O projeto que já mudou a vida de muita gente, ampliou e diversificou a oferta de atividades para conseguir atender e impactar ainda mais pessoas", diz o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões. "Mesmo quem não tem familiaridade ou afinidade com equipamentos de musculação, agora pode se beneficiar do projeto, escolhendo como praticar atividades físicas." 
Nas 13 Academias Recife disponíveis nos bairros da Lagoa do Araçá, Torre, Engenho do Meio, Santo Amaro, Santana, Jaqueira, Ibura, Macaxeira, Ipsep, Coque, Hipódromo, Segundo Jardim e Várzea, estão sendo oferecidas novas modalidades esportivas, além da musculação e do alongamento. Entre as novas práticas estão: vôlei, futebol, capoeira, funcional, combat e step, ginástica localizada e aeróbica, dança popular, além de recreação, atividades para 3ª Idade, dança de salão e até contação de histórias. Essas atividades são oferecidas sempre pela manhã e tarde em todas as Academias Recife. 
As Academias Recife localizadas nos parques da Jaqueira e Santana estão disponibilizando ainda a corrida como prática regular, todas as terças e quintas, às 19h. "Os grupos serão, aos poucos, disponibilizados em outras unidades. Pretendemos até lançar uma corrida com a marca do projeto até o fim do ano", avisa o secretário Camilo Simões. 
Outra novidade que será disponibilizada para os mais de 54 mil inscritos nas 13 Academias Recife é um aplicativo, para Android e IOS, com informações sobre o treino de cada aluno, rendimento e frequência. O aplicativo será gratuito, terá o nome do projeto e substituirá o cartão de acesso às aulas. 
As informações sobre frequência, distribuição dos alunos nas 13 unidades, resultados e engajamento nas aulas alimentarão ainda um sistema unificado de gestão das academias, para aumentar e qualificar as informações a que a administração municipal tem acesso para balizar futuras melhorias e mudanças no projeto. 
Para melhorar a saúde também do planeta, a Prefeitura do Recife começou, numa experiência piloto, a fazer uso somente de energia solar para abastecer a academia localizada dentro do Parque Santana. "Recife é uma cidade de clima muito quente, céu quase sempre azul, onde sol é matéria-prima abundante." 
Na Academia Recife do Ibura, unidade que conta com alguns assíduos alunos cegos, outro projeto piloto será implantado. "Adequaremos toda a estrutura para pessoas com necessidades especiais. Implantaremos piso tátil, rampas e respeitaremos a distância regulamentar entre os equipamentos para que usuários de cadeiras de rodas também possam se beneficiar do projeto", diz Camilo Simões, que dá um prazo de dois meses para a novidade ser executada. 
Não é de hoje que as Academias Recife estão apostando em novas práticas. No último dia 4 de abril, as 13 unidades inauguraram novos e maiores expedientes de funcionamento, abrindo de segunda a sexta, das 5h30 às 11h30 e das 14h às 21h, e nos sábados das 5h30 às 12h30. O horário anterior era das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h. 
As mudanças no horário foram resultado de um convênio firmado no ano passado entre a Prefeitura do Recife e o Ministério do Esporte. O convênio prevê o repasse de R$ 2,4 milhões, que serão utilizados para pagamento dos 88 funcionários de todas as unidades da Academia pelos próximos 20 meses. "Conseguimos essa verba junto ao ministério após uma longa negociação. Fomos pioneiros na demanda e motivamos a inclusão das academias ao ar livre do Recife no chamado Projeto Esporte e Lazer na Cidade, do Governo Federal", diz Camilo Simões. 
Para comemorar todas essas novidades e também divulgar o serviço, a Secretaria de Turismo e Lazer dá início ao Circuito Viva Academia Recife. O evento será semanal e vai passar por todas as academias em esquema de rodízio, sendo sempre aos sábados, das 5h30 às 12h30. Nesta primeira edição, dia 16 de julho, a Academia Recife do Segundo Jardim de Boa Viagem recebe o grupo Patusco, a partir das 10h. Com musculação das 5h30 às 9h30, a programação conta ainda com recreação, alongamento, treinamento funcional, aulão de dança e posto de informação de saúde. 
As próximas unidades que vão receber o Circuito Viva Academia Recife são as de Santo Amaro e do Hipódromo, ainda no mês de julho. Todas as academias serão contempladas até o fim do ano.  

HISTÓRICO
O projeto Academias Recife foi inaugurado em dezembro de 2013, com a inauguração da unidade da Lagoa do Araçá. No fim do ano, o projeto completa três anos de existência. 

Circuito Viva Academia Recife (16/07)
Local: Academia Recife do Segundo Jardim 
Musculação - 5h30 às 9h30
Alongamento - 9h30 às 12h30
Treinamento funcional - 9h30 às 10h30
Recreação - 9h30 às 12h30
Banda Patusco - 10h às 12h
Aulão de dança - 10h às 10h30
Posto de saúde - 9h30 às 12h30.


Imagem: Prefeitura do Recife.
0 Comentários | Compartilhe este post | Marcadores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Colocamos sempre imagens para ilustrar nossas postagens, algumas imagens (fotos) são nossas, outras são dos locais que usamos como inspiração para nossos textos, mas que são creditados e há imagens também postadas aqui no blog de fontes diversas da Internet. Portanto, se alguma das imagens publicadas for de sua autoria e deseja que seja retirada ou que seja mencionada a fonte da imagem, entre em contato através do email: casinhacys@gmail.com, para que seja resolvida a questão da retirada da imagem ou publicado o nome do autor da imagem.
BLOG CASINHA DA CYS | TECNOLOGIA BLOGGER | COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA